TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE AVALIATIVA INTEGRADORA DOS CONCEITOS

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA INTEGRADORA DOS CONCEITOS

Essa atividade engloba o entendimento dos diferentes conceitos apresentados nas Unidades 1, 2, 3 e 4.

Apresente um exemplo de artefato tecnológico (preferencialmente em sua área de atuação profissional) que seja utilizado atualmente pela sociedade ou que esteja prestes a ser lançado. Com base nesse artefato, preencha a coluna de resposta do formulário, seguindo as orientações de preenchimento fornecidas para cada um dos itens. ]

Esteja atenta(o) para escolher um artefato tecnológico que permita a produção de conteúdos relevantes para cada um dos itens apresentados no formulário. Cite as referências usadas para a sua resposta (livros, artigos, sites, etc).

Observação: nenhum dos artefatos tecnológicos já apresentados dentro dos recursos da disciplina poderá ser considerado em sua resposta.


Matrícula: 20111100274
Nome: Caio Tomás Barradas

Item a ser preenchido

Orientação de preenchimento

Resposta

ARTEFATO TECNOLÓGICO

Apresente características do funcionamento da tecnologia escolhida, sua aplicação e a quem atende.

Robô Spot Boston Dynamics, se trata de um robô quadrupede destinado aos mais diversos segmentos, sua função é reduzir a necessidade de trabalho humano além de executar tarefas consideradas perigosas aos mesmos, vem sido utilizado na construção civil, plantas industriais, serviços de resgate e até mesmo para fins militares.

https://www.bostondynamics.com/spot

INFORMACIO-NALIZAÇÃO

De que modo essa tecnologia é informacionalizada? Faça relações entre o conceito de informacionalização e o artefato apresentado.

Com a utilização dessa ferramenta é possível transportar insumos e materiais ou mesmo fazer a segurança de uma fábrica e manter registros organizados de todas as ações incluindo ocorrências enquanto  patrulha o perímetro ou mesmo o log do que foi transportado e sua localização de forma que todos os funcionários tenham acesso a tais informações.

COMPETITIVIDADE E LIDERANÇA

Essa tecnologia pode gerar maior competitividade e liderança? Para empresas? Para nações? Para profissionais?

Para uma empresa a adoção de tal equipamento pode trazer redução de custos na folha de pagamento e consequentemente uma maior competitividade no mercado. Em relação ao país tal tecnologia traz um grande impacto no âmbito militar, já existem modelos do robô em uso pelo exército americano de forma a minimizar o risco para os soldados.

MOTIVAÇÃO E IMPACTOS NA SOCIEDADE

Quais demandas da sociedade podem ter motivado a criação desse artefato tecnológico? Como a sociedade pode ter participado da moldagem desse artefato? E quais impactos essa tecnologia gera para a sociedade? Cite eventuais mudanças relacionadas à cultura, comportamento, relações sociais, consequências econômicas e políticas da aplicação da tecnologia apresentada.

A necessidade de replicar a mão de obra humana de forma a reduzir custos ou não expor trabalhadores a riscos foi a principal motivação da evolução dessa tecnologia, ao longo dos anos temos uma forte influência da sociedade tanto de forma cultural com diversas obras tratando do tema assim como uma tendência de automatização que contribui para as pesquisas no campo, com a evolução da ferramenta teremos mudanças básicas e profundas em nossas vidas, a integração de tal tecnologia em nossas vidas traz maior comodidade e bem estar ao passo que facilita ações diárias, como exemplo temos o Roomba que realiza a limpeza da passa para a pessoa.

TRABALHO E EMPREGO

Essa tecnologia pode gerar desemprego? Quem seriam os mais atingidos? Por quê? E ela pode gerar novos empregos? Em que setores? Como profissionais da área poderiam se preparar para se posicionar de maneira melhor no mercado de trabalho?

Ao passo que tal tecnologia diminui a oferta de empregos que demandam trabalho braçal ela abre espaço para novas oportunidades como operadores e programadores, com a crescente utilização de equipamentos visando a automação das funções temos a redução da oferta de trabalhos de baixo nível de especialização e a abertura de postos que necessitam de maior qualificação, para garantir a relevância no mercado de trabalho os profissionais devem procurar conhecimentos de codificação, operação e manutenção especializada de tais equipamentos.

QUESTÕES ÉTICAS

Quais os dilemas e questões éticas que estão relacionados com a aplicação desse artefato tecnológico?

Os profissionais devem entender que tal ação faz parte de uma tendência devido a 3ª revolução industrial, assim ao mesmo tempo que ela é uma ameaça para profissionais pouco capacitados ela também é inevitável, a questão é ter as condições para que essas pessoas possam ter a oportunidade de adquirir conhecimento e manter a sua relevância dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com