TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Matemática e Contábil do Lucro Empresarial

Por:   •  11/5/2015  •  Dissertação  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Quando falamos em finanças logo vem em mente corretor de se obter, ou seja, através do planejamento financeiro, ele estabelece as diretrizes e metas a serem alcançadas em um determinado período, de forma a possibilitar não apenas uma analise mais consistente quanto às decisões de financiamento e investimento de capital, mas a visualização de situações adversas e a oportunidade de adoção de medidas corretivas, tão logo sejam necessárias. Dessa forma, podemos admitir a sua importância como ferramenta imprescindível ao desenvolvimento da organização, principalmente no tocante a tomada de decisão gerencial.

Todas as operações devem possuir um controle. Este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que “toda administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os objetivos simultâneos da administração financeira: liquidez e rentabilidade” são através deles que são identificados os pontos fortes e fracos existentes na empresa.

O fluxo de caixa é o instrumento que permite o administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. É útil tanto quando a empresa esta crescendo e aumentando suas atividades quando no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas. É fundamental que o administrador financeiro saiba gerir corretamente os recursos alocados na massa patrimonial ativa da empresa e independente do porte: micro, pequena, média ou grande. É sobre este recurso do planejamento financeiro, sob a ótica do mercado financeiro, tributário e de políticas econômicas que a empresa GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A, Analisaram a possibilidade de iniciar a fabricação do novo produto Beta

2 PRODUÇÃO TEXTUAL

O panorama do mundo moderno apresenta uma economia dinâmica, com constantes mutações e nesse cenário as informações obtidas através da contabilidade tradicional não fornecem bases suficientes para as tomadas de decisões relativas a todas as áreas da organização, por demonstrarem dados referentes ao que já aconteceu.

Portanto, o controle financeiro se torna uma das maiores dificuldades da gerencia empresarial. Porém a área financeira é estratégica em qualquer organização. Felizmente uma ferramenta que facilita este trabalho é o fluxo de caixa, que possibilita a visualização e compreensão das movimentações financeiras. Sua grande utilidade é possibilitar a identificação de sobras e falhas no caixa, permitindo a empresa planejar melhor suas futuras ações e acompanhar seu desempenho. De qualquer forma um fluxo de caixa bem organizado é uma eu ferramenta de grande importância para lidar com situações que assombram os empreendimentos.

Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contanto que as informações sejam reais e representem a situação da empresa no momento em que são levantadas. O fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado. Com esta estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que ira receber e o que ira pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, em como a buscar de recursos quando existir déficit no caixa da empresa. O principal objetivo é dar visão das atividades desenvolvidas bem com operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, que representam o grau de liquidez da empresa.

O fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível no momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos.

Ao analisar, se o saldo for negativo significa que a empresa tem gastos a mais, neste caso, o gestor terá que rever os gastos para conseguir aumentar a entrada de dinheiro. Por outro lado, um saldo for positivo indica que a empresa esta conseguindo pagar as suas obrigações e ter disponibilidade financeira. É recurso fundamental para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa. É um método de avaliação usado para estimar a atratividade de uma oportunidade de investimento. Essa analise usa projeções de fluxo de caixa livre futuros e as desconta (na maioria das vezes utilizando o custo médio ponderado de capital), para chegar a um valor atual, que é usado para avaliar o potencial de investimento.

A partir do momento que as informações sejam corretas ou mais próximas da realidade, é mais fácil a elaboração e a implantação do fluxo financeiro. Assim, de modo que, com as informações em mãos, o administrador financeiro deve colocá-las no fluxo de caixa de forma a evidenciar a atividade principal da empresa e relatar aos administradores a situação, para que sejam tomadas as medidas mais corretas possíveis para a situação, em particular. Essa tarefa exige do administrador financeiro um bom conhecimento e que saiba analisar a atividade empresarial, buscando soluções para problemas, na busca da maximização da riqueza da empresa.

O custo de oportunidade é um conceito econômico que permite fazer referencia ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis. Também é o custo de um investimento não levado a cabo (calculado, por exemplo, com base na rentabilidade esperadas dos fundos investidos).

Para que um investimento tenha logica financeira, o seu rendimento deve ser no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Casos contrariam, seria mais aquilo que se iria perder por descarte do aquilo que se ganharia pelo investimento concretizado.

O custo de oportunidade também pode ser estimado a partir da rentabilidade que teria um investimento e tendo em conta o risco aceite. Este tipo de cálculos permite contrastar o risco do diversos investimentos possível. A macroeconomia considera que o custo de oportunidade pode ser estabelecido a partir dos fatores externos do investimento.

Exemplos de custo de oportunidade um homem esta disposto a investir as suas poupanças. Um banco oferece-lhe uma taxa de juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com