TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Exploratória dos preços de Gasolina/Etanol

Por:   •  11/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

Análise Exploratória dos preços de Gasolina/Etanol de 2019 e 2020 no Centro-Oeste durante a quarentena

Mateus R. A. de Aquino 

Resumo:

Esta pesquisa tem o objetivo em apresentar conceitos de uma análise exploratória dos preços de combustíveis, com embasamento estatístico e com isso criar perspectivas mostrando clareza aonde será mostrado o possível impacto que a pandemia possa ter causado sobre o mercado de combustíveis no Centro-Oeste, abrangendo desde outubro-2019 a julho-2020.

Palavras-chave: Série histórica. Combustível. Análise exploratória. Gasolina. Álcool.  

Summary:

    This research aims to present concepts of an exploratory analysis of fuel prices, based on statistics and, thus, create perspectives that show clarity where the possible impact that the pandemic may have caused on the fuel market in the Midwest will be demonstrated, covering from October-2019 to July-2020.

Keywords: Historical series. Fuel. Exploratory analysis. Gasoline. Alcohol.

I. INTRODUÇÃO 

O combustível é caracterizado por ser qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produz calor, gases ou chamas. Várias substâncias podem ser utilizadas na fabricação de combustível, sendo os mais conhecidos de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural). A importância deste é indispensável nos dias atuais, e com isso a variação do valor dos mais utilizados se torna interessante, em tempos de uma pandemia, aonde a variação se torna estável e tendenciosa.

 Para avaliar e analisar concisamente, é necessária uma determinada estratégia aplicada na avaliação dos preços médios com parâmetros confiáveis, definindo regiões para uma modelagem estatística apurada.

II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Estatística, como uma ciência exata, uma análise baseada em todos seus conceitos, todos sendo inconstantes e variáveis, implica-se a ideia de ser fundamental um método, generalizado, chamado de método estatístico. Aonde este registraria variações, definiria uma ordem e descrição passo a passo, evitando manipulações tendenciosas, não delimitações de classes e uma análise carente de informações e não confiável.

Nesta pesquisa, será realizado as cinco fases deste método: coleta de dados, crítica de dados, apuração dos dados, exposição ou apresentação dos dados e análise dos resultados [1].

Nesta pesquisa estudaremos uma outra estratégia muito relevante, que é o Gráfico de Controle de , com isso, é possível criar um limite de controle com três desvios-padrão de afastamento com a linha média (criada de acordo com o valor médio de cada combustível dentro de um período de tempo). Aonde se torna o processo de controle mais eficaz e visualizável, podendo observar várias observações, e as que passarem desses limites serão considerados “fora de controle” [2]. [pic 1]

III. OBJETIVOS 

Neste artigo realizaremos uma análise exploratória inicial, cumprindo as metas estabelecidas do método estatístico, observando algumas correlações entre as variáveis do banco de dados, como: quantidade de observações por cidade, a precificação e classificação dos combustíveis trabalhados(Gasolina/Etanol), como influência das bandeiras e a variação trimestral antes, durante o pico e depois dele na quarentena. Buscando identificar se a pandemia afetou como a precificação dos combustíveis no Centro-Oeste.

IV. METODOLOGIA 

Além de utilizar os fundamentos citados na Fundamentação Teórica, será empregado algumas fórmulas para a realização da análise com conceitos estatísticos. Com isso será necessário, conhecermos três parâmetros: (Média), S²(Variância) e (Desvio Padrão Amostral). Segue as imagens das fórmulas de cada uma:[pic 2][pic 3]

[pic 4]

Figura 1 - Fórmula da Média Amostral

[pic 5]                                [pic 6]

Figura 2 - Fórmula da Variância                                Figura 3 – Fórmula do Desvio Padrão Amostral

Com o conhecimento dos parâmetros amostrais dados, será aplicado os limites de controle dos Gráficos de Controle de , como pode ser visualizado na Figura 4.[pic 7]

[pic 8]

Figura 4 - Fórmulas dos Gráficos de Controle da Média

Definindo, LM (Limite Médio) é o próprio , o parâmetro populacional de . LSC é o Limite Superior Central, aonde a fórmula é a média mais três vezes o desvio padrão amostral, visto na Figura 3. Já LIC (Limite Inferior Central), é a mesma fórmula que LSC, porém diminuindo. Com estes passos, teremos três limitações para um controle ideal para os valores. Veja o exemplo da Figura a seguir.[pic 9][pic 10]

[pic 11]

Figura 5 - Gráfico de Controle Mato Grosso Gasolina

V. ESPECIFICAÇÃO DA AMOSTRA 

Os dados foram coletados por meio do Portal Brasileiro de Dados Abertos [3], e é composto da Série histórica de preços de combustíveis, ou seja, valores diários de revenda de combustíveis de todo o país, classificados por planilhas separados por mês. Com isto foram gerados a unificação das tabelas/planilhas desde outubro de 2019 a julho de 2020. Com a concatenação de todos os bancos de dados, obteve uma dimensão de 477.623 observações e 11 colunas.

Por fim, foi realizado um processamento/limpeza dos dados, eliminando colunas não utilizáveis, renomeando cada coluna para facilitar a identificação, a remoção de valores nulos e a seleção de todos os estados do Centro-Oeste, o escopo de nossa pesquisa. Com toda essa preparação [6], a dimensão do banco de dados foi para 44.977 observações e 7 colunas. 

VI. ANÁLISE EXPLORATÓRIA

A visualização no âmbito estatístico é essencial para tornar algo tão abstrato em algo mais palpável e possível notar nuances ao olho nu. Com este propósito, podemos visualizar uma pequena parte do nosso banco de dados, para observar como é estruturado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (737.3 Kb)   docx (981.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com