TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Clinica La Ravardiere Limitada

Por:   •  13/9/2021  •  Monografia  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 3

A Clinica La Ravardiere Limitada que tem como razão social Clinica La Ravardiere Limitada foi fundada em 08/01/1976 ,é uma unidade de saúde cadastrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde como Hospital Especializado que presta atendimentos de saúde na localidade do bairro da cidade São Luís - MA. Assim, tem como objetivo promover o bem-estar social e mental, através do acolhimento pessoal e familiar, aplicando recursos médicos, psicológicos e terapêuticos, garantindo a qualidade de vida e a reinserção social.

A referida instituição servir como campo de estágio para as alunas do 8° período de serviço social do IESF, para que possamos por em prática todo aprendizado teórico. Além disso, objetiva também a prestação de atendimento para as pessoas da região, partir de práticas éticas e princípios tecnológico/científicos na área da saúde mental, utilizando para esse atendimento seus alunos e colaboradores. Também na instituição, realiza-se ações de psicoterapia individual, grupo e família, bem como intervenções psicossociais.

Dessa forma, a La Ravardiere – LTDA, destina-se ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial dos pacientes com transtornos mentais. É um serviço de saúde aberto ao público.

As equipes da Clínica La Ravardiere – LTDA, têm o paciente como foco de tratamento. A abordagem multidisciplinar possibilita, a partir das intervenções terapêuticas, um maior autoconhecimento, elevação de autoestima, estímulo à percepção do meio afetivo que o cerca e do seu relacionamento com este meio. Assim, compreendemos o motivo do tratamento e consolidamos o vínculo entre equipes e pacientes como o principal instrumento de reabilitação social e familiar.

Sendo assim, é importante ressaltar que a equipe que faz parte da Clínica, elabora normas de funcionamento para a instituição, sendo essas indispensáveis para dar início aos atendimentos.

A estrutura organizacional da Clínica é composta por 1 (uma) coordenadora, 2 (duas) assistente social, psicóloga técnica, psiquiatra, enfemeiros, terapeuta ocupacional, médicos, recepcionistas, estagiários, supervisores, segurança, auxiliar de serviços gerais.

A estrutura física da clínica é composta por 01 (uma) recepção, 01 (uma) sala de serviço social, 01 (uma) sala de psicologia, 01 (uma) sala dos médicos, 01 (uma) sala de enfermaria, 01 (uma) sala de atendimento, 01 (uma) sala da TO feminina e masculina, e também tem as alas (os quartos) dividido em cores, tem azul( masculina) e a rosa (feminina).

A dinâmica da instituição consiste em acolher o paciente e oferece atendimento médico, enfermagem, assistente social, possui grupos de oficinas terapêuticas, palestras, e atendimento com orientações psicossocial.

Contudo, no estagio foi possível perceber que o assistente social, tem um papel fundamental dentro na clinica, pois contribui na identificação das causas dos problemas que afetam a vida dos pacientes, no diagnóstico das necessidades e na luta pela validação dos direitos, do acesso à saúde dentro de uma visão universal e igualitária.

Assim, Devido à capacidade crítica do Assistente Social este profissional tem um papel extremamente relevante no processo de construção do Movimento de Reforma Psiquiátrica. Posto que o Assistente Social tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com