TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Clinicas

Monografias: Analises Clinicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.873 Visualizações

Página 1 de 3

Analises clínicas são estudos de uma material biológico retirado do paciente do qual se quer diagnosticar alguma doença. São diversos os materiais biológicos que podem ser escolhidos para realizar análise clínica. Ele vai depender do exame pedido: pode ser urina para uranálise, sangue para hemograma e assim por diante. Cada um dos exames pedidos tem sua função e por isso o material biológico é tão importante: ele dá informações precisas de setores que estão sob suspeita de ser a causa do problema de saúde.

Esses exames são feitos por profissionais treinados para isso. Apesar de uma área que necessita de conhecimento bastante próprio dessa modalidade de pesquisa, existem profissionais de diferentes áreas que usam dessa técnica para trabalhar com diagnósticos mais seguros. Em alguns casos, a análise clínica pode ser a forma mais rápida de se obter respostas. Existem biomédicos, farmacêuticos e até veterinários que são habilitados a fazer análises clínicas, com as devidas proporções. O veterinário faz de material biológico de animais; bioquímicos têm especialidades em alguns exames e outros bioquímicos em outros. Assim, dependendo do exame pedido, existem locais diferentes para sua realização. Os mais comuns são laboratórios de análises clínicas, que são estabelecimentos especializados nesse tipo de trabalho e estão presentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e na maioria dos estados do Brasil. Algumas das empresas mais procuradas para fazer esse serviço são a Cimerman e Biolife.

Sendo um mercado amplo para essa área, houve a necessidade de formar mais profissionais aptos à realização desse trabalho. Isso deu início aos cursos de especialização em análises clínicas. O curso é dado em algumas instituições de ensino e tem matérias como biologia e hematologia na grade de estudo. No curso, são ensinadas as diferentes vertentes de exames que podem ser pedidas pelos médicos, dependendo dos sintomas apresentados pelos pacientes. O hemograma, também chamado de exame de sangue é um dos mais pedidos pelos médicos, por carregar uma grande quantidade de informações. Isso se deve ao fato do sangue circular por todo o corpo, logo, o sangue tem em si informações de toda extensão corporal.

Quem se forma nessa área tem a importante missão de ajudar a diagnosticar problemas de saúde. Sem essa técnica, seriam necessárias varias operações apenas para descobrir a razão de algumas complicações físicas. Logo, as doenças teriam mais tempo para agir e fazer mais vítimas fatais. Sob esse ângulo, é possível ver quão importante é o aprendizado sobre análises clínicas.

Os materiais mais comumente pedidos para análises clínica são fezes, urina, sangue e expectoração. A maioria, fora o sangue, pode ser colhido em casa e fica aos cuidados do paciente até a data de entrega para quem for analisar o material. Já em ambiente hospitalar é possível o acolhimento de outros materiais para análise, como pus, líquido sinovial, pleural e outros. Já entre os exames mais pedidos, estão o hemograma, bioquímica do sangue, hemostasia, imunologia e os exames parasitológicos, os quais precisam do recolhimento de, entre outras substâncias, as fezes.

A área de atuação do curso de análises clínicas inclui hospitais, postos de saúde, laboratórios biomédicos, laboratórios de diagnóstico médico, de controle de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com