TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Confraria Liderança

Por:   •  29/2/2016  •  Artigo  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

A liderança é necessária em todo tipo de organização para que os resultados desejados sejam alcançados, onde cada líder tem o seu estilo de liderar, com objetivo de dirigir, conduzir e influênciar uma equipe. O artigo tem como objetivo apresentar um breve conceito sobre os estilos de liderança, que atualmente são adotados pelos líderes nas organizações e descrever qual melhor estilo de liderança se encaixa em determinadas situações com foco nos resultados. Ás várias informações coletadas têm como objetivo esclarecer e disponibilizar ferramentas de avaliação que podem auxiliar na escolha de um modelo a ser implantado na organização. Esse tema é de extrema importância, pois está relacionado diretamente ao processo de crescimento da empresa, onde o líder tem o papel de realizar todos os planos pré-definidos, de forma que possa explorar da melhor forma possível todas as habilidades e possibilidades de sua equipe e assim atingir o crescimento e lucro esperado.

PALAVRAS-CHAVE- Liderança; objetivos; resultados.

Abstract

Leadership is needed in every kind of organization so that the desired results are achieved, where each leader has his style of leadership, with the aim of directing, leading and influencing a team.The article aims to present a brief concept about leadership styles, which are currently adopted by leaders in organizations and describe leadership style which best fits in certain situations with a focus on results. Ace various information collected are intended to clarify and provide assessment tools that can assist in the choice of a model to be implemented in the organization. This theme is of utmost importance as it is directly related to the company's growth process, where the leader's role is to perform all pre-defined plans so you can explore the best possible way all abilities and possibilities for your team and so achieve the expected growth and profit.

KEY-WORDS: Leadership; objectives; results.

INTRODUÇÃO

Com a globalização e a inserção da humanidade na era da tecnologia e informação, a competição e a concorrência entre as empresas elevaram-se em níveis jamais imaginados, e tende a avançar cada vez mais, por isso os líderes das organizações precisam saber adotar um estilo de liderança que agregue valor à empresa.

Quando se falava em liderança no passado, tínhamos em mente um padrão autoritário, que instituía regras e ações. Porém, atualmente, a palavra liderança está associada ao sucesso, ao poder de influenciar as pessoas para o alcance de objetivos.

Se antes atuava como comandante dominador, hoje se adota o papel de educador, sua arma não é mais o controle, o poder da hierarquia, mas o encorajamento, o desenvolvimento e a motivação da equipe. Os perfis de liderados foram alterados e a exigência de um melhor tratamento se tornou obrigatório.

Pela força não se atinge mais o resultado, pelo contrário, a reação dos liderados se torna negativa. Porém, se o líder souber a melhor forma de agir, ele terá total apoio de sua equipe, eles estarão buscando o mesmo objetivo e isso levará á todos ao resultado final esperado.

A busca hoje por padrões de excelência de qualidade, a redução de custos e alta competitividade exige cada vez mais dos profissinais que ocupam os cargos de liderança, pois são eles que exercem a forte influência nos resultados do negócio.

O fato é que em cada situação requer um estilo de liderança diferente, a liderança situacional utiliza o que há de melhor nas lideranças autocrática, liberal, paternalista e democrática, sempre adotando o estilo que melhor se adapte ao contexto e tragam o melhor resultado possível.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Conceitos de liderança

As funções de um líder dentro de uma instituição passaram por diversos momentos. Até aos anos 60 do século passado sua função era exercer controles mecânicos, ele era responsável por controlar seus funcionários dentro da empresa. Porém, este modelo sofreu algumas alterações, principalmente pelo aumento da concorrência, que fez com que as instituições buscassem funcionários aplicados e líderes que os estimulassem a alcançar suas metas, mantendo um bom resultado para a empresa (PONTES, 2008).

Hersey e Blanchhard (1986) descrevem a liderança como uma técnica de influenciação das atividades de uma pessoa e/ou equipe para a consecução de um objetivo numa situação.

Para Hunter (2006), liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las para trabalharem entusiasticamente a serviço de um objetivo, fazendo com que se empenhem ao máximo nessa missão.

Vergara (2003) cita que entre os fatores que facilitam esta atividade estão à existência de um bom processo de comunicação e a postura correta e coerente por parte do líder.

O líder atual enfrenta vários desafios, e deve buscar conhecer seus colaboradores e mobilizá-los para que façam mudanças e estejam em constante melhoramento para encarar os novos desafios. Uma liderança despreparada cria conflitos, desestimula a equipe, instiga jogos de poder e pode levar a empresa à beira de um precipício (PONTES, 2008).

  1. LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

A liderança autocrática é um estilo autoritário onde o líder impõe suas ideias e não aceita a opinião da equipe, seu principal objetivo é comandar.

Esse estilo de líder geralmente não se importa com o que os liderados pensam, além de não aceitar inovações, não confia em ninguém, ele é quem determina qual tarefa cada um deve executar e todos devem a ele obediência. Ele não valoriza a sua equipe, só valoriza a si mesmo.

O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação da equipe, determina as providências e técnicas para a execução da tarefa (o que fazer, como, quando etc.) O líder é dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada subordinado. Ele aponta as críticas diretamente à pessoa sem qualquer cuidado na utilização das palavras para não ofender.

Este estilo de liderança não é bem visto pelos liderados, pois os mesmos trabalham sem motivação, onde não podem expor suas ideias e opiniões, também não conseguem espaço para criações havendo ausência de iniciativa por parte dos liderados, bem como pela inexistência de qualquer amizade de grupo, visto que os objetivos do líder são os resultados e lucro, os liderados também se tornam muito dependentes desse líder, quando ficam sozinhos não conseguem tomar suas próprias decisões. 

Porém, o estilo autocrático traz como benefício, resultados de trabalho mais rápidos, maior número de produção. Em situações de emergência ou de perigo exigem decisões e ações rápidas, onde o mandar fazer pode ser mais eficaz do que discutir as soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com