TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria Contábil

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

CONTROLADORIA CONTÁBIL

Instituto de Gestão e Direito - UNIUBE - Universidade de Uberaba

Uberlândia – MG

RESUMO - A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, que tem como objetivo auxiliar os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional.

Palavras-chave: controladoria,contabilidade,controller.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. SURGIMENTO DA CONTROLADORIA CONTÁBIL

3. AS ATIVIDADES DA CONTROLADORIA.

3.1. FUNÇÕES TÍPICAS DA CONTROLADORIA.

4. CONTROLADORIA CONTÁBIL x EMPRESA

4.1. AS FUNÇÕES DO CONTROLLER

5. CONCLUSÃO

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

A controladoria ou contabilidade gerencial atualmente é um instrumento administrativo de extrema importância, utilizado para a tomada de decisões nas modernas organizações. Com o surgimento desse seguimento, desenvolvimento das civilizações e a ascensão industrial, a controladoria obteve maior importância devido ao aparecimento das grandes empresas comerciais, resultando também a globalização nos anos 90. Partindo desse ocorrido, através da economia atual no mundo e de suas devidas exigências, as empresas têm como obrigação se manter sempre atualizadas, aptas a qualquer tipo de mudanças.

A controladoria tem como função dentro das organizações gerarem informações confiáveis, supervisionar os setores da contabilidade, finanças, administração informática e recursos humanos, auxiliando todas as tomadas de decisões nas organizações, e têm também como objetivo monitorar constantemente as mudanças tecnológicas do mercado, sistema de gestão, apontando os caminhos adequados a serem seguidos pelas empresas.

Após a revolução industrial no século XVIII e a disseminação desse movimento a nível mundial no século XIX, os ramos da administração e da contabilidade começaram a ganhar mais importância.

Dentre diversos ramos da administração, a controladoria ou contabilidade gerencial têm ganhado grande destaque no meio empresarial nas últimas décadas devido a sua essencial função nas tomadas de decisões dentro do meio administrativo. Após as duas revoluções industriais e desenvolvimento tecnológico a contabilidade e a administração têm evoluído de tal forma que por sua vez pôde desenvolver nos seu meio a contabilidade gerencial.

Esse segmento é exercido desde a antiguidade com as transações remotas, com demandas de produtos de troca. Era conhecido também como controles gerenciais simples, tendo como função suprir as informações certas às organizações, e sofreu grande evolução a partir da revolução industrial.

2. SURGIMENTO DA CONTROLADORIA CONTÁBIL

A controladoria surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, com o crescimento empresarial e mais tarde com fusões dessas empresas, formando grandes organizações e consequentemente aumentando a complexidade de suas atividades. No Brasil foi incorporada a prática empresarial com a instalação das multinacionais americanas no país, como a General Motors.

A controladoria tem como característica básica a função de garantir informações que se concentra o grande trabalho, tendo como pilar vários campos de conhecimento como economia, contabilidade, custos, sistemas de informação, finanças, meio ambiente, entre outras e da Controladoria fornecer aos administradores das empresas a informação que eles precisam para atingir seus objetivos e tomarem as decisões de modo eficaz e eficiente.

Esta visão assume a sequência desde o início como análise, informação e decisão.

3. AS ATIVIDADES DA CONTROLADORIA

A primeira atividade a ser desenvolvida pela controladoria refere-se à estipulação de parâmetros ou padrões de controle, que são definidos como as referências em relação às quais o desempenho da organização será comparado.

Os parâmetros de controle dividem-se em:

• Quanto à forma:

1. Unitários;

2. Intervalares.

• Quanto à origem:

1. Internos;

2. Externos.

Uma vez definidos os padrões de controle, a Controladoria necessita elaborar a projeção agregada dos resultados de todos os setores da organização. Para isso, ela deverá desenvolver um sistema de planejamento e controle orçamentário que possibilite a elaboração de projeções e simulações, considerando diferentes cenários, dos resultados operacionais, econômicos e financeiros da organização. Assim, os resultados projetados devem refletir a interação e os objetivos conflitantes existentes entre todos os subsistemas que compõem a organização.

Projetados os resultados, a controladoria passará a elaborar a análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle previamente estabelecidos. Esta comparação objetiva apurar a existência de diferenças, denominadas desvios, entre os resultados e os padrões de controle.

Após apurada a existência de desvios, a controladoria deverá elaborar a análise da relevância, que visa apurar se os desvios são relevantes em termos de comprometimento dos objetivos organizacionais. Para isso, a controladoria faz uso dos padrões de controle do tipo intervalo, classificando os desvios em desvios de baixa relevância (situação amarela) e desvios de alta relevância (situação vermelha). Caso seja apurado um desvio de baixa ou alta relevância, a controladoria deverá elaborar alternativas para uma possível solução do desvio ou problema, as quais serão repassadas aos gestores responsáveis pelos diversos setores organizacionais responsáveis pela ocorrência do desvio.

A partir do momento em que as informações são repassadas aos gestores, a responsabilidade pela tomada de decisão ou escolha de qual alternativa utilizar será exclusiva deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com