TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOENÇA OCUPACIONAL SILICOSE QUESTÕES

Por:   •  13/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO I: A DOENÇA OCUPACIONAL SILICOSE QUESTÕES:

  1. O que ocasiona a doença crônica denominada silicose?

R: A silicose é causada pela aspiração de pequenas partículas de pedra que se infiltram nos pulmões, comprometendo o aparelho respiratório, devido a falta de equipamentos de proteção adequados no trabalho.

  1. Quanto tempo em média começam a aparecer os sintomas da silicose? Qual o impacto disso para o agravamento da doença?

R:  A doença só se manifesta depois de dez a 15 anos de exposição, os primeiros doentes começaram a aparecer somente na última década, uma das consequências da silicose é a perda da disposição para fazer atividades físicas mais simples.  A doença é lenta, porém progressiva, e abre caminho para outros males, como a tuberculose.

  1. Quais os principais sintomas da doença silicose?

R: “Observamos excesso de sintomas respiratórios, como tosse, catarro, falta de ar e chiado, além de bronquite crônica e doenças pulmonares crônicas”, também cansaço e dor nas pernas.

  1. Qual tipo de equipamento de segurança deveria ser utilizado pelos trabalhadores a fim de reduzir o risco de desenvolver a doença?

R: Equipamentos de proteção individual como mascara respiratória roupa apropriada, luvas de proteção, botinas com bico de aço, capacete com carneira, cintos de segurança, óculos e protetores auriculares.

  1. Quais os impactos para a saúde dos moradores das comunidades em torno das pedreiras?

R:  Problemas respiratórios de saúde decorrentes da extrema poeira e pó de pedra que vem das pedreiras, “Tenho dois netos com bronquite e problemas relacionados à alergia com poeira de calcário. Ficam cansados. Respiram fundo mas o ar não vem. Quatro pessoas da família fazem tratamento médico por isso”, relata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com