TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Delimitação do Tema

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.837 Palavras (36 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 36

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a competitividade no mercado financeiro está cada vez mais acirrada, com isso, as empresas precisam adotar práticas para diferenciar-se umas das outras e alcançar seus objetivos. Muito além do que apenas ter preços baixos, uma empresa do setor financeiro se realçará no mercado se apresentar algo diferente, que apresente valor e que satisfaça os clientes com uma experiência diferente do mercado.

        As organizações visando alcançar seus propósitos utilizam-se de treinamentos para capacitar seus colaboradores, de forma que fiquem aptos a exercerem suas atividades de maneira mais eficaz, elevando a qualidade no atendimento, gerando satisfação para os clientes e por consequência, alcançando os resultados almejados.

O tema deste trabalho foi o treinamento, que segundo CHIAVENATO (2009, p.288), “Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos”.

Segundo Lacombe (2011) as empresas que não treinam e não desenvolvem seus colaboradores, podem encontrar dificuldades competitivas por falta de pessoal preparado para seus cargos.  A equipe precisa conhecer o negócio para falar dele com propriedade. O funcionário precisa saber, como faz, o que faz e quando faz para que não haja desperdício de tempo, aumento de custo e retrabalho. 

         A delimitação do tema para este trabalho foi o treinamento para os novos colaboradores do setor comercial na UNICRED, uma instituição cooperativa de crédito segmentada para profissionais da área da saúde de Porto Alegre.

Percebe-se que na UNICRED Porto Alegre, atualmente não existe um padrão de treinamentos para os novos colaboradores. Por vezes, isso gera desconforto para esses principiantes, no que se diz respeito a iniciar um atendimento sem segurança em si mesmo, sem ter agilidade e eficiência na resolução da solicitação vinda por parte do associado e, ao ofertar algum produto disponível pela empresa que não se tem total conhecimento.

Atualmente nas organizações faz-se necessário a estimulação dos profissionais para um completo conhecimento, direcionando-os para um diferencial estratégico, competitivo e de sucesso. Aumenta-se a necessidade de gerar informações e que elas sejam úteis e significativas para que gerem o aprendizado individual e organizacional, gerando assim melhores resultados (CHIAVENATO, 2009).

Nesse sentido, as empresas precisam enxergar os treinamentos como um investimento, uma vez que o funcionário que não possui treinamento, possivelmente ira utilizar-se da pratica de tentativa e erro até o alcance do resultado esperado, gerando possíveis prejuízos a organização ou má impressão aos clientes. Quando a empresa investe em treinamento, ela está investindo nela mesmo.

 Diante do exposto, tem-se a seguinte questão de pesquisa:

Qual a importância da UNICRED possuir um treinamento de forma padronizada para novos colaboradores do atendimento da cooperativa?

Serão apresentados a seguir os objetivos deste trabalho, primeiramente o objetivo geral e logo a seguir os objetivos específicos.

O objetivo geral do trabalho buscou analisar a importância de ser realizado um treinamento de forma padronizada para novos colaboradores da UNICRED Porto Alegre.

Os objetivos específicos desta pesquisa são:

  1. Descrever como ocorrem os treinamentos na empresa para os colaboradores entrantes no setor comercial da UNICRED.
  2. Investigar com os colaboradores do setor comercial, quais foram os treinamentos que eles receberam ao ingressar na cooperativa.
  3. Sugerir melhorias no formato de treinamento praticado atualmente pela empresa.

Devido a mudanças que vem acontecendo nas empresas, principalmente no mercado financeiro, o número de colaboradores reduziu consideravelmente nas organizações. Em função desse cenário, as pessoas passaram a assumir mais responsabilidades e tarefas, pois o número de afazeres continua o mesmo e a mão de obra diminuiu. Cada vez mais o indivíduo é parte fundamental dentro da organização neste processo de mudança. Passou o tempo em que se investia somente em tecnologia e equipamentos, o investimento nas pessoas vem sendo uma maneira da empresa se manter competitiva no mercado, tornado os funcionários mais ágeis e capazes de atingir os objetos estipulados.

O que impulsionou a realização deste trabalho foi alinhar conhecimentos desde a entrada do colaborador na empresa, identificando a importância de uma forma padrão de treinamentos para todos novos funcionários do atendimento ao público no setor comercial.

Segundo Roesch (2007), de maneira geral, é possível justificar a pesquisa de acordo com sua importância, oportunidade e viabilidade.

A importância desta pesquisa está em possibilitar que a empresa desperte um sentimento de segurança nos colaboradores ao ingressar na organização, para que estes se sintam mais confiantes em relação as suas atividades e tenham um melhor desempenho. Diante da competitividade do mercado atual, é oportuno que a instituição reveja seus processos de treinamentos, visando utilizá-los como uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. E foi viável pois, a diretoria da organização autorizou que a pesquisadora desenvolvesse o assunto, a pesquisadora teve acesso a Gestão de pessoas para informações e a pesquisa apresentou baixo custo para seu desenvolvimento.

Para facilitar a leitura e o entendimento deste trabalho separou-se o mesmo em capítulos:

No primeiro capítulo, é descrito a parte introdutória do trabalho, onde foram apresentados a contextualização do assunto, a delimitação do tema e a sua justificativa, o problema de pesquisa, o objetivo geral e os objetivos específicos.

O segundo capítulo aborda o referencial teórico, que trata da fundamentação teórica do tema do trabalho, oferecendo definições e conceitos pertinentes ao assunto.

Já no terceiro capitulo, é apresentada a metodologia e os tipos de pesquisa utilizados para alcançar os objetivos propostos no trabalho.

Posteriormente, o quarto capitulo, expõe o desenvolvimento do trabalho, composto pela apresentação e análise dos dados coletados.  

O quinto e último capítulo, trata-se da conclusão do trabalho, tal conclusão que responde os objetivos do mesmo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da padronização no formato do treinamento para os novos colaboradores da UNICRED. Deste modo, para melhor entendimento do tema, serão abordados teoricamente assuntos relevantes, tais como: conceito de gestão de pessoas, treinamentos, padronização e cooperativismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)   pdf (832 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com