TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição das definições de globalização

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O efeito ocasionado com a interligação de países de todo mundo a fim de fortalecer sua economia, a globalização abriu portas e realizou a expansão de muitas organizações que através de parcerias econômicas que na maioria das vezes trouxe benefícios para ambas às partes, transformaram o quadro econômico mundial.

Descrição das definições de globalização

A globalização é um processo social e econômico que ocasiona uma integração entre as nações do mundo inteiro. Através desta integração ocorre um processo de troca de ideias, transações financeiras, integrações culturais entre outros, entre países e organizações a fim de atingir objetivos em comum. Com a ajuda da tecnologia, criação de redes, que facilitam a comunicação deixou a globalização mais fácil de acontecer devido à praticidade de se comunicar com todo mundo em tempo real.

O processo de globalização segundo alguns historiadores começou nos séculos XV e XVI, com o começo de grandes expedições marítimas europeias com a descoberta de novos continentes e processos mercantis, com a venda e compra de produtos e conhecimento de novas culturas. Mas a globalização efetivou-se após a queda do socialismo no leste europeu no século XX, com a ascensão do neoliberalismo em 1970 a globalização ganhou o impulso que necessitava.

A saturação dos mercados internos de muitos países levaram grandes empresas a buscarem novos consumidores fora de seu país. A necessidade de combater a concorrência fez com que as organizações fizessem uso de novas tecnologias a fim de diminuir o custo de produção e repassar essa redução de valor para os clientes e estabelecer um contato imediata com o novo mercado.

A busca pela redução de custos de produção é mais forte característica da globalização, um exemplo é a produção de varias peças do mesmo produto em diversos países a fim de reduzir custos, os critérios utilizados para escolha destes países é a mão-de-obra, matéria-prima, energia mais baratas e incentivo fiscal maior.

Definição de outsourcing

A aquisição continua de serviços e produtos de terceiros por meio de processos de transações repetitivas e a melhor maneira de definir Outsourcing, proporciona parcerias de médio e longo prazo entre fornecedores e clientes, dando assim uma segurança clara da continuidade da relação profissional de ambas as partes. De acordo com (Fariñas e Martín-marcos, 2010; Rosés, 2009). Já Araújo (2001), e Brown e Wilson (2005), Outsourcing se caracteriza na pratica de transferências de responsabilidades ao que diz respeito a execução de determinada tarefa ou serviço para outra organização terceirizada, passando a ser um atividade permanente e proporcionando às empresas que optação por este sistema, manterem seu foco em sua atividade principal(core business). Mesmo com os elevados números de praticas pelo processo Outsourcing, não se pode afirmar que exista uma definição clara do seu conceito, tendo em vista que de uma maneira ou outras as organizações em algum momento necessitam adquirir bens imprescindíveis na produção de seus bens e serviços. Muitas empresas fazem uso desta ferramenta em seu processo de produção, como exemplo citados a baixo:

• Nissan

• Petrobrás

• Fiat

Estudo de caso

Em 21 de janeiro 1939 foi descoberto o primeiro posso de petróleo, em Lobato na Bahia, derrubando a tese de que no Brasil não havia petróleo, iniciou-se um movimento em massa de todos os brasileiros orgulhosos de seu país “o petróleo é nosso”. O debate gerado sobre a produção de energia do país passou a ser essencial na definição do modelo de desenvolvimento econômico do país.

A noticia de existência de petróleo no país chamou a atenção de investidores de todo mundo interessados em explorar as riquezas naturais do país. Foi então que em 3 de outubro de 1953 que o então Presidente Getúlio Vargas anunciou a criação da empresa brasileira que seria responsável pela exploração de petróleo no pais, nascia a Petrobras.

O início da caminha da jovem empresa não foi fácil, logo que criada vou alvo de retaliações por parte da oposição do governo da época. Tendo em vista a necessidade de ampliação, teve-se inicio o processo de ampliação do parque de refino visando a importação de derivados de petróleo e a redução de custos.

A primeira atitude tomada para a inserção da Petrobrás no mundo global ocorreu em 1972, com a criação da Petrobras Internacional S.A- Braspetro, empresa subsidiárias para atuação no exterior.

Os primeiros empreendimentos foram realizados a base de contratos de risco com empresas estatais na Colômbia, Iraque e Madagascar, em parceria com a Chevron, mas devido aos resultados poucos relevantes os investimentos foram se redirecionando para o Brasil.

Após investimentos em áreas no Brasil, ao final da década de 70 a Braspetro passou a direcionar seus investimentos em contratos de menor risco, passando a atuar na Guatemala, Zaire, China Angola e Índia. Nos países exportadores a fim de ampliar e desenvolver novos mercados para os produtos produzidos no Brasil a Baspetro fazia uso da forte presença da Petrobrás no mercado exterior.

O fim do monopólio estatal na exploração de petróleo ocorrido na década de 90 abalou os pilares da Petrobrás. Neste período a Petrobras também perdeu inúmeras subsidiárias inclusive as que atuavam no mercado externo. No entanto, mesmo com este quadro tumultuado a empresa manteve sua reputação perante o mercado exterior com o uso e desenvolvimento da melhor tecnologia para exploração de petróleo em aguas profundas se tornando pioneira nesta atividade.

Em 1999 com o novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com