TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Distancia de gestão operacional

Por:   •  8/7/2018  •  Artigo  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Especialização Gestão em Administração Pública

Disciplina: Gestão Operacional

Prof. Coordenador: Pauli Garcia

Prof. Tutor: Elza Maria Gonçalves

Polo de vinculação: Bom Jesus do Itabapoana

Aluna: Náthani Siqueira Lima

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA (AD) 1

1- Em que consiste cada etapa do ciclo PEAC?

        O “Ciclo PEAC” é um modelo explicativo das etapas de gestão, que são quatro, a saber: Planejamento, Execução, Avaliação e Controle. Na etapa de Planejamento, como o próprio nome diz, é uma etapa de construção de orientações diretivas, quando se definem quais são os objetivos, as metas e todo o caminho que deve ser percorrido, ou seja, o método, técnicas e ferramentas na etapa de Execução. Esta, a Execução, consiste, portanto, uma fase preparatória, de capacitação dos atores envolvidos na gestão, para que sejam capazes de dar corpo às ações planejadas, bem como uma segunda etapa, de onde serão executadas as atividades planejadas.

        A terceira etapa é a Avaliação, onde serão comparados os resultados obtidos com o que foi planejado, identificando possível falhas e suas causas, bem como dando orientações para corrigi-las. Por último, tem-se o Controle, caracterizada pela tomada de decisões, vale dizer que as falhas encontradas na Avaliação devem ser corrigidas, até mesmo se for necessário, modificar o planejamento.

2- Em Administração Pública, como Gestão Operacional pode ser definida?

        É um modelo de aplicação de competências voltadas para a interdisciplinaridade, com o objetivo de ter o controle das ações operacionais relacionadas à efetiva gestão na prestação de serviços públicos pela Administração Pública.

3- Quais são os três ciclos de gestão PEAC da Administração Pública?

        Os três ciclos de gestão PEAC são: A gestão estratégica, que tem relação com as políticas públicas; a gestão tática, que dá ênfase nos planos diretores e plurianuais; e a gestão operacional, que diz respeito à prestação de serviços públicos para os usuários e beneficiários.

4- As principais características de cada um dos ciclos de gestão são examinadas por meio de variáveis que permitem uma percepção comparada entre os ciclos. Descreva os pontos críticos dos ciclos de políticas públicas e de planos e programas em função da variável Importância Relativa das Etapas.

        No ciclo de gestão de políticas públicas, os gestores, em geral, voltam maior atenção às etapas de formulação e implementação das políticas públicas. Pelo fato de o ciclo ser muito longo, é necessário ter cuidado para o cumprimento de suas etapas, já que o ciclo pode ter início em um governo e terminar em outro, podendo ser suprimidas as fases de avaliação e controle, o que impediria a retroalimentação do ciclo e o surgimento de novas demandas (inputs) a partir daí. É necessário pontuar que a avaliação deve ser feita, sempre que possível, de forma interna para evitar dispêndio de muitos recursos.

        Já em relação ao ciclo de planos e programas, diferente do que ocorre com o de políticas públicas, a atenção dos gestores é dada às quatro etapas. Há que se destacar ainda, que neste ciclo, há grande e constante controle interno e externo, por meio das instituições da sociedade civil e também pelos Tribunais de Contas, procuradorias, dentre outros.

5- Quais impactos que os pontos críticos descritos na questão 4 causam na Gestão Operacional?

        Em relação ao ciclo de gestão de políticas públicas, a não observância às quatro etapas dá ensejo a políticas públicas descontinuadas, de governo e não de Estado, como era o ideal. Assim sendo, muitas vezes, ao não se considerar a etapa de avaliação e controle, não são gerados, a partir de seus resultados, inputs que retroalimentam o ciclo, fazendo surgir novas demandas da complexidade social que se vive.

        Quanto ao ciclo dos planos e programas, os impactos são diretos, uma vez que envolvem a gestão dos ativos e passivos públicos. Assim, um erro em sua execução, ou ainda uma baixa observância ao ciclo, pode gerar prejuízo ao erário e até mesmo dar ensejo a atos ilícitos, criando uma crise institucional, como por exemplo, a que vem ceifando a institucionalidade pública brasileira desde o impeachment da Presidenta Dilma Roussef.

6- Porque no ciclo de gestão de políticas públicas as etapas de avaliação e controle são de difícil execução?

        Pois, em geral, as agendas de governo dão mais atenção às políticas de governo do que às políticas de Estado, de forma que, na substituição da pauta política por troca de mandato, por exemplo, há um hábito de descontinuidade das políticas construídas pelo governo anterior, de forma que, como o ciclo da gestão de políticas públicas é relativamente longo, não se procede com as suas etapas finais.

7- Porque o ciclo de gestão de planos e programas é o que exerce impacto mais direto na Gestão Operacional?

        Pois é o que lida, diretamente, com o orçamento público, de forma que sua má execução pode levar a prejuízos ao erário, ou até mesmo, fazer surgir brechas que darão ensejo à práticas ilícitas, como de corrupção, por exemplo. Assim, por estar intimamente vinculado ao controle financeiro de despesas e ao orçamento público, em geral, este ciclo tem um alto nível de prescrição.

8- Descreva as características do ciclo de Gestão de Ações com base nas variáveis: relativa das etapas do ciclo, modelo de gestão, indicativos de institucionalização, processos decisórios e sistemas de informação.

        

        No que diz respeito ao ciclo de Gestão de Ações, pode-se dizer que, em razão de geralmente estarem disponíveis poucos recursos para destinar a todas as quatro etapas, não raro dedica-se mais suprimentos para a Execução, preterindo as demais, de planejamento e avaliação e controle, o que pode gerar significativos impactos operacionais, apesar de não poderem deixar de serem executadas.

        Especificamente a etapa de controle tem grade importância nesse ciclo, e pode ser subdividido em: controle interno, feito pela própria Administração; e controle externo, como dos Tribunais de Contas, por exemplo; por fim, há o controle social da Administração Pública, feito pela sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (279.6 Kb)   docx (168 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com