TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

[pic 2]

RELATÓRIO 1

Disciplina: Estatística Aplicada.

Gabriela Oliveira

Jaqueline Carvalho

BELO HORIZONTE

OUTUBRO/2014

[pic 3]

Disciplina: Estatística Aplicada.

TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA CONTABILIDADE FINANCEIRA DO PROF. GILMAR, PARA OBTENÇAO DE NOTA REFERENTE AO 4° SEMESTRE DO CURSO DE ADMINISTRAÇAO.

POR:

GABRIELA OLIVEIRA, JAQUELINE CARVALHO

Série: 4º PERÍODO

NOTA: _________

ASSINATURA DO PROFESOR: _____________

BELO HORIZONTE

OUTUBRO/2014

Sumário

RESUMO - ESTATÍSTICA DESCRITIVA        

Variavies        

População e Amostra        

Histogramas de frequência _        

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA        

Média:        

Moda:        

Mediana:        

MEDIDAS DE DISPERSÃO        

Dispersão:        

Variância:        

Desvio padrão:        

Coeficiente de Variação:        

DESAFIO LÂMPADA “A”        

DESAFIO LÂMPADA “B”        

POSIÇÃO E MEDIDAS DE DISPERSÃO..............................................................................11
   
  Desafio................................................................................................................................12
PROBABILIDADE..................................................................................................................15
     Desafio................................................................................................................................16 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO............................................................................................17

REFERÊRNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

RESUMO - ESTATÍSTICA DESCRITIVA

É constituída pelo conjunto de métodos destinados a organização, apresentação e descrição de dados representativos do comportamento de uma variável, onde se utilizam tabelas, gráficos e medidas.

 VARIÁVEIS

As variáveis são características que podem ser observadas ou medidas em cada elemento da amostra ou população. Seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos. As entidades que podem ser observadas são de naturezas variadas: pessoas, animais, religiões, plantas, entre outras.

POPULAÇÃO E AMOSTRAS

Os dados que se pretendem coletar podem constituir todos os valores da característica no conjunto de elementos objetos de estudos ou serem apenas valores da característica de uma parte dos elementos objetos.

Em estatística a população é a coleção de todos os resultados, elementos que são de interesse, diferente da amostra que é um subconjunto da população. As amostras são de grande importância na análise estatística, visto que, pode fornecer informações importantes sobre aquela população. As grandezas respeitantes à população são designadas por parâmetros. Na amostra, a grandeza correspondente a um parâmetro é chamada de estatística.

HISTOGRAMAS DE FREQUÊNCIA

        É uma apresentação gráfica na qual um conjunto de dados é agrupado em classes uniformes, representado por retângulos cujas bases horizontais são as classes e seu intervalo e altera vertical representa a frequência de valores desta classe estão presentes no conjunto de dados.

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

O conjunto de dados que descreve o comportamento de uma variável pode ser estudado e representado na forma de distribuição de frequências, uma das tabelas mais importantes para a Estatística Descritiva. Em estatística existem três medidas principais que refletem a tendência central de uma distribuição de frequências. São elas: Média, Moda e Mediana.

Média: Somatória de todos os resultados dividida pelo número total de casos. Exemplo: 40+56+38+38+63+59+52+49+46 = 441/9 = 49

Moda: Consiste na repetição dos números com frequência.
Exemplo: Vendas de pizza sabor a é 38 porque 38 ocorrem diversas vezes.

Mediana: Metade dos números está acima e metade abaixo do elemento a caminho dos dados.  Exemplo:

1) 63
2) 59
3) 56
4) 52
5) 49
6) 46
7) 40
8) 38
9) 38

Se o n° de observações for ímpar, a mediana será o valor central da distribuição; se o n° for par, a mediana será a média dos dois valores centrais.

MEDIDAS DE DISPERSÃO

Vimos algumas medidas de localização do centro de uma distribuição de dados. Veremos agora como medir a variabilidade presente num conjunto de dados através das seguintes medidas:

Dispersão: Indica o grau de afastamento de um conjunto de números em relação a sua média. Medir a dispersão consiste em verificar a diferença entre o maior e o menor valor, que é chamada amplitude. Exemplo: Pizza calabresa = 63-38=25.

Quanto maior for a amplitude total, maior será a dispersão dos valores da variável em torno da média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (466.1 Kb)   docx (360.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com