TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura das Demonstrações Contábeis

Por:   •  16/8/2020  •  Resenha  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica – Contabilidade

Rol 2 - Estrutura das demonstrações contábeis

Nome: Victoria Larocca Garcia

Sabemos que a contabilidade tem como objetivo gerenciar o patrimônio das entidades, para melhor gestão foram criados demonstrativos para expor essas informações, os quais são padronizados permitindo comparação entre empresas, uma vez que os critérios adotados são os mesmos. O Balanço Patrimonial é o demonstrativo de maior importância como demonstrado na Tabela 1 abaixo, o lado esquerdo refere-se  ao Ativo, que são determinados pelos bens e direitos, e o lado Direito ao e o Patrimônio Líquido, sendo que o Passivo é determinado pelas obrigações, e o Patrimônio Líquido que é proveniente de capital próprio. Por se tratar de um balanço sabe-se que os valores em ambos os lados devem ser equivalentes.

Tabela 1: Exemplo do Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial

 + Liquidez _

Aplicações

Origem

 +Exigibilidade_

Ativo

Passivo

Capital de Terceiro

Bens

Obrigações

Maquinas

Fornecedores

Veículos

Salários a Pagar

Estoque

Empréstimo em Banco

Dinheiro

Patrimônio Líquido

Capital Próprio

Direitos

Capital

Títulos a receber

Subscrito

Depósitos em Bancos

Integralizado

Tanto o ativo quanto o passivo são divididos em circulante e não circulante, em que o circulante se refere ao período de 12 meses e o não circulante em um período maior que 12 meses ou indeterminado. O ativo circulante pode ser chamado de capital de giro e o ativo não circulante subdivide em 4 subgrupos sendo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. O ativo é descrito em ordem de liquidez enquanto que o passivo em exigibilidade.

Em sequência foi explicado a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE que se trata da confrontação da receita com os custos e as despesas por meio do regime de competência. Ela é demonstrada de maneira dedutiva, que se inicia pelo faturamento bruto conforme demonstrado na figura 2.  Sabemos que momentos como o atual, de crise, é necessário fazer ajustes de contas e economias, como o DRE apresenta as contas em ordem de importância, quando um corte é necessário pode ser utilizado como uma ferramenta de análise observando os dados de baixo para cima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com