TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fatec Introdução

Por:   •  24/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

Este estudo caracteriza-se como um projeto integrador do curso de Gestão Empresarial EAD, da Faculdade de Tecnologia de Mauá e integrará as disciplinas do 1º semestre. Para integração entre teoria e prática, este projeto tem como tema a análise do Trabalho Home Office nos novos modelos das Organizações diante do atual cenário da Economia, no primeiro semestre de 2021.

O trabalho Home Office e sua definição segundo pesquisa realizada no site Dicionário Financeiro, é uma forma de trabalho remoto, ou seja, de qualquer lugar onde você possa ter acesso ao sinal de internet pelo qual esteja disponível, para que durante determinadas horas o trabalhador possa prestar seus serviços a certa Organização diante de alguma forma contratual desde um autônomo até mesmo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ao percorrer desta temática será demonstrado seus pontos fortes e fracos de acordo, com pesquisas realizadas na Empresa Prometeon situada na cidade de Santo André, na Etec ............. e no Banco Itaú na área de Engenharia e Arquitetura de Software. Para demonstrar que nem todos perfis profissionais se enquadram neste formato de trabalho, tanto pela postura como pela natureza da função o que acarreta nas vantagens e desvantagens.

Diante desse cenário, questiona-se: quais são os problemas relacionados a está forma de trabalho em relação as diversas Organizações? De que modo esses problemas podem ser sanados ou minimizados, para que seja mais eficiente em determinados setores diante da atual economia?

Essa pesquisa tem o objetivo geral analisar o trabalho Home Office nos novos modelos das Organizações diante do atual cenário e propor melhorias, caso sejam necessárias. Já os objetivos específicos são os de descrever, identificar os pontos de maior deficiência e promover estudos que levem as melhorias.

Este trabalho se justifica devido à importância do trabalho atual, relacionado a Economia perante a Pandemia que o mundo está vivenciando no atual momento.

Como hipótese de estudo, acredita-se que existem falha no processo do trabalho Home Office, pois, tudo depende da área de trabalho.

Esta é uma pesquisa descritiva que “expõe as características de determinada população ou fenômeno, estabelece correlações entre variáveis e define sua natureza” (FERNANDES, L.; GOMES, J; 2003, p.7). Os métodos de pesquisa utilizados são o levantamento bibliográfico, a fim de conhecer as teorias relativas ao tema, a pesquisa de campo, para a coleta de informações, in loco.

2. RESUMO

           Esta pesquisa será composta por este capítulo introdutório, pelo desenvolvimento e junção das seis disciplinas ao percorrer deste semestre, além da conclusão final.

                No início serão abordados os fundamentos do Trabalho Home Office entre suas funções dentro de uma Organização Institucional, seus fundamentos e desmembrar sua comunicação entre Empresa-funcionário-cliente, sua aplicação na área de Informática e os elementos necessários para seu desenvolvimento, para a área de Contabilidade da empresa seus custos deste tipo de trabalho foram sustentável e econômico diante da crise atual, será abordado os índices Lógicos e Matemáticos diante do tema, o quanto a Globalização faz parte de todo o processo do trabalho Home Office diante da nova Economia perante a Pandemia, suas variáveis controláveis, incontroláveis, as vantagens e desvantagens.

                Será utilizado a importância da ABNT nos trabalhos acadêmico-científicos e, por fim, a Conclusão onde serão apresentadas, novas propostas de melhorias.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Conceito

Como se falar em trabalho sem um conceito, para definirmos a temática a seguir durante o percorrer deste desenvolvimento sobre o trabalho Home Office diante do atual cenário da Economia.

Conceito de trabalho segundo Karl Marx, é geralmente uma atividade humana com algum objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência, ou seja, uma atividade onde coloca-se a força para produzir o seu sustento.  Ainda segundo Marx (2013), explica a situação como a força produtiva humana é sempre uma força física, tem por objetivo alimentar e consertar a máquina, manipular seus comandos tendo como impulsionamento funções intelectuais. Enfim o trabalho é atividade desenvolvida pelo homem para produzir riquezas, ou seja, é aplicação de forças e faculdades humanas.

Já segundo (LOJKINE, 2002, p.54), está relação entre homem e produtividade onde o homem utiliza sua inteligência ele modifica a natureza, então torna-se o seu valor diferente do animal que atua somente com seus instintos.

Conforme foram surgindo novas revoluções e o ser humano tornando ainda mais desenvolvido e com a ajuda das tecnologias que foram surgindo novas ideias, que procuram maximizar a produção e a redução de custos nas Organizações. Como Taylor e Fayol explica, subdividindo tarefas para padronizá-las ao máximo, desta forma criou-se uma hierarquia empresarial, como a função de pensar (alta gerência), a de executar as tarefas (operários), neste período surgia a linha de montagem onde cada operário executava uma única tarefa. A principal linha de montagem conhecida como Palácio de Cristal na história da fábrica criada por FORD, H. redação da revista Exame (2013), reduziu o tempo de montagem de um modelo T de 12,5 horas a apenas 93 minutos.

Com isso, no decorrer dos tempos foram surgindo os avanços tecnológicos. Entra a Globalização surgindo o convívio com novas culturas, novas aprendizagens e novas economias mundiais em constantes evolução. Mudanças naturais e recursos para o trabalho estão cada vez mais complexos, de acordo com as necessidades que estas evoluções necessitam. Para isso, o homem deve estar preparado para a chamada empregabilidade, assim hoje o conceito de estar em um único setor de trabalho por uma vida, tornou-se uma ideia do passado, o futuro requer profissionais cada vez mais preparados e flexíveis.

3.2 A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA

        Sem a tecnologia não haveria o trabalho Home Office, há alguns anos atrás a tecnologia se inovava a cada trimestre surgia um novo produto lançado no mercado onde os anteriores iriam ficando obsoleto, após a virada do ano 2000 isso foi se avançando cada vez mais torna-se o que viria em breve a Revolução Industrial 4.0, onde quem não tem intimidade com aparelhos tecnológicos tornaram indivíduos do passado junto com equipamentos obsoletos, o uso de papeis e máquinas que já não serve mais. Os robôs, as máquinas, os smartphones, drones, hologramas, chips de rastreamentos e compartilhamentos de dados em nuvem todos os nichos de mercado praticamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com