TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista Gerenciamento de Motores P2 Fatec Santo André

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

Fatec Santo André – Faculdade de Tecnologia

Unidades de Gerenciamento de Motores

Prof. Edson

Lista de Exercícios de Apoio para P2

1) Desenhe o circuito do TPS da sua ECU e explique como ele funciona e a função dos componentes associados.

2) Qual o conceito da Bomba de Aceleração no seu projeto. Como ele deveria funcionar?

Ler a derivada do TPS e buscar numa tabela o valor do tempo de injeção.

3) Explique como funciona um Carburador.

O sistema constitui de uma bomba acionada pelo eixo de comando do motor ou pelo eixo do distribuidor. Esta bomba suga o combustível, que é delimitada por um regulador de pressão, até o carburador, podendo haver um filtro na linha da bomba.

Quando o condutor pisa no acelerador, há a variação de ar sendo admitida no motor, e o carburador fará o papel de dosar a quantidade de combustível. Este processo ocorre devido a uma bóia, que regula a abertura da agulha injetora de combustível, e também faz com que o nível de combustível na cuba seja constante.

A medição de ar ocorre através de um "funil" que utiliza o princípio de venturi.

O estreitamento do funil faz com que o ar passe em maior velocidade, criando uma depressão. Esta depressão pode ser regulada através de um difusor secundário, em que a pressão gerada em relação a bóia da cuba determinara a alimentacão de combustível, em que pode ser regulada por dosadores.

4) Faça relação do funcionamento do Carburador com a sua ECU.

A relação entre os dois sistemas é a de dosar a quantidade de combustível conforme o ar admitido, sendo o mais próximo da mistura estequiométrica e rica em regimes de aceleração.

5) Qual a função das tabelas dentro de uma ECU?

A função da tabela é facilitar os cálculos da ECU, a fim de tornar o processamento mais rápido.

7) Por que ECC IV tem 60 pinos, apesar dos sinais utilizados no GOL serem em menor número?

O conector possui 60 pinos para futuras implementações de novas funções na ECU.

8) Quais foram os objetivos e resultados do trabalho do Milhor e Câmara? Qual ou quais as semelhança com o seu projeto?

Millor: construir um sistema de desenvolvimento para pesquisas relacionadas ao gerenciamento de motores e propôs possibilidades alternativas de controle eletrônico da injeção de combustível.

Descreve o sistema de gerenciamento eletrônico de motores, suas características e componentes e apresenta as soluções empregadas pela indústria para monitorar a combustão em motores, descrevendo as tecnologias empregadas, características e desafios encontrados.

O trabalho apresenta também os dados levantados em experimentos realizados em um motor instrumentado, demonstrando as características do sistema de monitoramento mais usado, através do uso de sensores de oxigênio.

Câmara: avalia as emissões de gases dos motores de combustão interna e descreve o sistema de gerenciamento eletrônico de motores, suas características e componentes e apresenta as soluções empregadas pela indústria para monitorar a combustão em motores, descrevendo as tecnologias empregadas, características e desafios encontrados.

O trabalho apresenta também os dados levantados em experimentos realizados em um motor instrumentado, demonstrando as características do sistema de monitoramento mais usado, através do uso de sensores de oxigênio.

A semelhança está em realizar o controle dos motores de combustão interna.

9) O que foi desenvolvido no trabalho do Pujatti?

O trabalho do Pujatti teve como objetivo criar uma ECU para controle de injeção e ignição programável, e verificar as estratégias de funcionamento do motor.

10) Quais as principais grandezas físicas são lidas numa ECU de automóvel? Que tipo de sensor é utilizado? Desenhe o circuito do condicionador necessário para cada sinal. Consulte o Milhor e o Pujatti.

Sensor de pressão (MAP): mede a variação de pressão no coletor de admissão, podendo ser capacitivo ou straingauge.

Sensor de massa de ar - mede a massa de ar através de um filamento que esfria ou esquenta de acordo com o fluxo de ar, em que a corrente aumentará ou diminuirá para manter a temperatura, sendo a corrente o medidor de fluxo de ar que está passando.

Sensor de posição da borboleta (TPS) - tem como função determinar a posição angular de abertura da válvula borboleta, em que a sua posição determina o estado do motor, como na tabela abaixo:

O TPS é formado por um potenciômetro de dupla pista, em que uma é utilizada na marcha lenta, por ser mais precisa, e a outra no regime de carga ou aceleração por possuir uma maior faixa de variação.

Sensor de temperatura - tem como função informar a temperatura do ar admitido e a temperatura do sistema de arrefecimento. É formado por um NTC ou PTC, que são resistores que variam a resistência conforme a temperatura.

Sensor de rotação do motor, PMS e de fase - O sensor de rotação e de PMS possui a função de determinar a rotação do motor e a posição da árvore de manivelas, enquanto que o sensor de fase, juntamente com o de rotação e de PMS, determina o cilindro que está ocorrendo a ignição.

Todos estes sensores são baseados na relutância magnética (indutivo) ou no efeito hall.

Knock Sensor - consiste num transdutor piezoelétrico é responsável por enviar um sinal elétrico á ECU e informar a ocorrência da detonação. Ela é montada de tal forma que é possível determinar qual cilindro está detonando.

Quando ocorre a detonação, a frequência da combustão se iguala ao do transdutor, o que gera um sinal de tensão. A figura abaixo representa a combustão sem o fenômeno da detonação e outra com o fenômeno. A curva A representa a pressão no interior dos cilindros, B o sinal de pressão filtrado e C o sinal de saída do sensor.

11) Segundo Milhor, que tipo de sensor está representado abaixo? Qual a sua função e como ele funciona?

Sensor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (577.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com