TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  18/5/2017  •  Ensaio  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 9

Globalização e Internacionalização de Empresas.

Referencias:

- Internacionalização de Empresas – Marcos Antuca

- SOBEET – Sociedade sem fins lucrativos (procurar o blog e matérias)

- FDC (Fundação do Cabral) -  Ranking de Multinacionais Brasileiras 2015

- Ler matéria “ Serra tenta atrais EU e países deixados por TRUMP”

Na globalização é possível usar um produto que não foi fabricado no seu próprio pais.

Linha do Tempo

  • Século XV: Feudo, era mais fechado e autossuficiente, o contrário da globalização que é contra a autossuficiência/ independência.
  • Grandes navegações: quem construiu foi Portugal, mas o dinheiro veio de outros lugares, ou seja, as cidades italianas que os financiaram.

Os portugueses usaram o pau-brasil para pagar as dívidas que tinham com a Itália, porém, não era viável por conta do peso, logo, encontraram a cana-de-açúcar a levaram para a Europa para processa-la e vende-la (Bélgica, Alemanha e França)

Os portugueses ficaram ricos inicialmente, queriam compro melhor melhores para os modos de vida (roupas caras, acessórios, etc). Adquirindo os itens com os ingleses que verdadeiramente ficaram ricos.

  • Revolução Industrial (1770): Surgiu do dinheiro das grandes navegações. A Inglaterra gerou a globalização total, criaram a libra esterlina, primeira moeda Globalização – Adam Smith

Moedas aceitas em todas as instituições financeiras do mundo permitem “entesouramento”. Ex: libra, dólar, yin, euro, dólar, australiano.

A Moeda diz muito do seu pais de Origem.

  • Primeira Guerra Mundial: disputa de poder – 1917 – os EUA passaram a Inglaterra, tornaram-se líderes mundiais.
  • Segunda Guerra Mundial: Alemanha e União Soviética não concordam com os EUA.

Primeiro foi a Alemanha, porem foi derrotada pela URSS que em 1989 caiu o muro de Berlim.

Tratado de Roma (1957) surgiu o UE.

DNA da UE: Benelux (Bélgica)         Luxemburgo[pic 1]

Bélgica criou a indústria do aço e aumento a globalização.

Tratado de Maastricht: cidade holandesa. Tratado onde surgiu o euro para aumentar o poder de compra entre os países; ficaram livres da inflação alta e o custo do cambio, porém, incluíram Portugal (alta inflação) e Alemanha (baixa inflação)

Portugal não foi merecido por não ser a cara dele (cultura, tradicional com moeda moderna)

  • Ano 2000: O euro passou a circular (euro moeda)

Países Moderno: Alemanha e Holanda.

Outros: França, Bélgica e Áustria.

  • Primeira crise do euro: crise do PIIGS – Portugal (se ferrou), Itália (escapou), Irlanda (deu um jeito), Grécia (se ferrou) e Espanha (conseguiu escapar)

Os países tradicionais que mais se endividaram, a Grécia por exemplo ficou com a ajuda alemã, mas continua endividada.

  • Ano 2014: entrou na Romênia na UE (pais pobre). Com isso, a Inglaterra recebeu muitos estrangeiros pobres e quis sair da UE.
  • Ano 2016: Brexit – saída da Inglaterra da UE.

17/03/2017

Texto: Trump e Serra

Chanceler: ministro das relações exteriores e em alguns países é o primeiro ministro (Alemanha) – quando o pais tem uma relação muito grande com o mundo, isso acontece.

Serra – não é mais ministro, entrou Aloysio Neves Ferreira

Secretário de Estado EUA: é a pessoa que faz guerra, segundo cargo mais importante depois do presidente – responsáveis pelo militarismo – eles não visitam o Brasil pois aqui não tem Guerra. La só tem secretário não ministro.

Venezuelanos: Estão pedindo muito visto para o Brasil

Itamaraty: ministério das relações exteriores.

Venezuela: pais onde a econômica mais deu errado, não deveria, pois tem petróleo, criaram uma empresa chamada PDVSA- maior do mundo (estatal)

RXXON Mobil: é maior do mundo (particular) – melhor que a PDVSA, conhecida como ESSO no Brasil. Os EUA têm petróleo, mas consome. Venezuela não, ela só sabe exportar, não sabe ganhar dinheiro com isso, não trabalha nessa frente. Não se pode ___ o que não se consome, aí o pais não cresce – Heckscher Ohlin (reckcherolin) escola Sueca de negócios – o pais tem que criar multinacionais (só tem que exportar o excedente da produção) – SÓ SE EXPORTA O QUE VOCÊ CONHECE.

Não exportar só petróleo puro, transformar em plástico (química fina). O Brasil tem muito minério de ferro mas importa da Coreia porque ele tem e não conhece/ não consome.

A Venezuela sofre com a doença holandesa (importa tudo que precisa) foi uma das primeiras a ter linha de celular porque importava.

Ela quebrou porque o preço do petróleo abaixou (muita oferta)

Equador e Venezuela está na OPEP (cartel ou oligopólio) – decidem mercado. Eles mandaram diminuir a produção para aumentar o preço, mas a Venezuela começou a aumentar a produção.

Tudo começou na Rússia (lá tem muito gás natural para calefação – muito frio). A Rússia vende para os outros países o gás natural – e pegou parte da Ucrânia, os EUA pegou as dores da Ucrânia, e vendeu muito petróleo e isso quebrou a Rússia (depende muito do petróleo). Gás natural depende do petróleo – é o mesmo mercado.

No Brasil hoje sobra petróleo, mas ele sofre por conta do preço, tirar petróleo vale mais que vender – pré–sal (custa mais alto). O petróleo nunca mais volta a subir, a Noruega já proibiu de carros com petróleo circularem a partir de 2025.

Fitossanitárias (não tarifaria) – maneira de impedir a entrada de microrganismos.

Protecionismo – sem aumentar tributo.

Barreiras Tarifarias – imposto de importação (é mais difícil por causa da OMC)

Barreiras Não Tarifarias – não tem imposto. Você proibi a entrada dizendo que não atende as regras sanitárias – é uma desculpa para estreitar a concorrência no pais.

Muro do México – é para barrar a entrada de pobre. Ele já existe, só que só o TRUMP teve coragem de falar isso, pois o pessoal da classe média americana não quer que roube o trabalho deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com