TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de TI

Por:   •  6/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão estratégica de TI

Módulo: 1

Aluno: André Tadeu TODESCATO

Turma: 0821_1-1

Tarefa: Análise de pilares da gestão Estratégica de TI

Startup escolhida:

Dr Consulta

Sistemas de Informação – SIs

Modelos de negócio

Processos de negócio

Experiência do cliente

Governança de TI

Estratégias genéricas

Os sistemas de informação da Dr Consulta, utilizando-se de alta tecnologia e cultura de armazenamento de dados, busca diminuir os custos automatizando diversos processos, como a abertura de novos slots de consulta pelos próprios médicos e o agendamento realizado pelo próprio cliente, eliminando ligações e custos de call centers.

A “Dr Consulta” busca através da tecnologia e eficiência nos processos a diferenciação pelo custo total, trazendo consultas médicas a preços acessíveis.

A empresa utiliza-se da tecnologia para estabelecer processos eficientes e eficazes, otimizando ao máximo os recursos de TI, processos esse que estão totalmente alinhados com a estratégia de negócios da empresa, diferenciada pelos baixos custos finais aos pacientes.

A experiência do cliente é focada no autosserviço, permitindo ao cliente realizar o agendamento de consultas médicas, exames laboratoriais, realizar o pagamento e receber de forma autônoma todas as informações necessárias para a efetivação do serviço.

A utilização de frameworks nos projetos de TI, como PMBOK e PRINCE2 garantem a otimização e a qualidade dos projetos, mantendo o foco estratégico da empresa que são os baixos custos.

Modelo das 5 forças competitivas

Os modelos de atendimentos médicos de baixo custo ofertado pela Dr Consulta, analisado pelo prisma das cinco forças de Porter, demonstra uma forte ameaça de novos entrantes. Por essa razão, a garantia na qualidade dos serviços de TI ofertados pela empresa são essenciais para manter o diferencial competitivo, no caso o preço.

Cadeia de valor

A Dr consulta possui um dos maiores banco de dados de saúde do Brasil, permitindo desenvolver ferramentas SIs integradas, customizadas e encadeando dessa maneira novos negócios, como a integração com farmacêuticas, marketing regionalizado de acordo com as demandas de cada unidade, preleção de doenças e acompanhamento de longo prazo dos pacientes.

Sob o prisma da cadeia de Valor, A Dr Consulta consegue integrar outros produtos, alinhados aos atendimentos médicos, como exames laboratoriais e de imagem, alinhada com a estratégia principal da empresa, que é oferecer saúde de forma acessível.

Os processos são mapeados e estruturados a fim de viabilizar a integração de todos os negócios ofertados pela empresa, utilizando se de apenas uma estrutura de BackOffice e administrativa compartilhada.

A experiência do cliente é um dos diferenciais importantes na cadeia de valor, visto que com o advento da Internet, a barreira de entrada de novos entrantes é praticamente nula. Permitir que o cliente de forma fluída faça a contratação e o pagamento de diversos serviços, ajuda na retenção e na percepção de agilidade e simplicidade do uso do site.

Sob o prisma da Governança, a Dr Consulta pode utilizar-se dos frameworks ValIT, garantindo a geração de Valor para a cadeia produtiva. Além disso, por estar tratando dados confidenciais importantes, o framework Risk IT ajuda a garantir as melhores práticas de governança no tratamento desses dados.

Business model canvas

Todo o esforço da Dr Consulta está dedicado a desenvolvimento, manutenção dos Sistemas de Informação, App e business Inteligence, para desenvolver novas ferramentas e possibilitar novos negócios.

A Dr Consulta oferece atendimento médico e correlatos (exames de imagem, laboratoriais e atendimentos odontológicos)

As atividades chave da Dr Consulta (atendimentos médicos e suporte a saúde) são suportadas pelo time de desenvolvimento e manutenção dos sistemas de Informação.

A experiência do cliente é baseada em tecnologia, trazendo uma navegação agradável e simples no site e no App. A agilidade nos processos permite dar uma experiência de qualidade a um baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com