TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negócios Internacionais

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

NOME

Lais Pereira de Oliveira

RA

9977019049

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Gestão de Negócios Internacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da  tutora Giovana Cristina da Costa.

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Responda:

  1. O que foi o GATT?

Como sabemos o GATT corresponde ao Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, criada depois da Segunda Guerra Mundial com o objetivo de regular a economia global, onde os países mais ricos promoveram a intensificação do comércio, com  o objetivo de aumentar as relações econômicas entre eles.  A primeira versão  desse acordo foi criado em 1947, contribuindo assim para o crescimento mundial, segundo os economistas, graças às continuas reduções tarifarias. Porem nas décadas de 70 e 80 , ocorreu uma crise onde a Europa e os Estados Unidos foram obrigados a fixar elevadas taxas de juros.

Considerado o percursor da OMC, o GATT foi atualizado em 1994, com seus 75 países membros e a Comunidade Europeia que fundaram e deram origem à essa organização.

  1. Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC (Organização Mundial do Comércio) surgiu atraves do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) em 1º de janeiro de 1995, após uma serie de negociações frustradas, foi criada, substituindo o GATT. É uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre Estados, possui 153 membros, em 23 de Julho de 2008 Cabo Verde se tornou o mais novo membro, seus membros negociam e assinam acordos que depois são aprovados  internamente por cada Estado-membro e a partir daí passam a regular o comércio internacional.

Tem como função gerenciar os acordos do sistema multilateral de comércio, bens e direitos de propriedade intelectual comercial, firmar acordos internacionais, verificar as politicas comerciais nacionais, além de servir de fórum para a resolução das diferenças comerciais e para as negociações sobre novas questões.

A OMC é regida por cinco princípios: o da “não discriminação”; o da “previsibilidade”; o da “concorrência leal”; o da “proibição de restrições quantitativas”; e o do  “tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com