TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de negócios internacionais – ABC 14

Ensaio: Gestão de negócios internacionais – ABC 14. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Ensaio  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA INTERNACIONAL

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS – ABC 14

Prof. Robson Ribeiro Gonçalves

Aluno: Murilo Frare Migliorini

1º Caso

Entre os anos de 1973 e 1974, a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo conseguiu elevar os preços do produto abruptamente em mais de 50%. Outros choques como esse se repetiram nos anos seguintes: 14% em 1979, 33% em 1980 e 34% em 1981. Os impactos sobre o comércio exterior e sobre a inflação pelo mundo à fora foram grandes.

Porém, com o passar do tempo, esses preços não se sustentaram. Entre 1982 e 1985, os preços do petróleo caíram continuamente, cerca de 10% a cada ano.

Considerando o conceito de elasticidade-preço se seus determinantes, pede-se:

a) Explique por que motivos a reação da demanda por um produto como o petróleo se mostrou menos sensível aos preços no curto prazo do que no longo prazo no período citado acima.

R: Durante o curto prazo não havia a produtos substitutos e por isso os preços em curto prazo mantiveram-se elevados sabendo que a demanda não diminuiria, diferente a longo prazo onde poderiam ser criados substitutos ao petróle.

b) De que forma o surgimento dos bio-combustíveis deverá afetar essa sensibilidade nos próximos anos?

R: Com o surgimento de bio-combustíveis a demanda passou a ser mais sensível em relação ao preço.

2º Caso

Segundo dados da FAO, os preços dos alimentos em todo o mundo elevaram-se em 118% entre 200 e 2008 e novamente a partir de 2010. Em boa medida, isso foi decorrência da alta demanda, especialmente nos países da Ásia, onde tem havido os maiores aumentos na renda da população.

Mas esse aumento de demanda não tem sido uniforme...Em países como China e Índia, o consumo de carne está se elevando mais rapidamente do que o consumo de cereais. Em países como Brasil, México e Grécia, a participação dos gastos com cereais no consumo total das famílias está caindo, especialmente no caso das famílias que estão obtendo ganho de renda.

O aspecto contraditório é que, como são necessários 8 kg de grãos para produzir 1 kg de carne, a demanda por carne acaba gerando escassez de cereais...

a) Considerando explicitamente o conceito de elasticidade-renda, explique por que motivos o consumo mundial de carne está subindo tão rápido, especialmente na Ásia?

R: Na medida em que há aumento de renda, aumenta o consumo de produtos top, ou mais sofisticados, neste caso o aumento de renda leva a população a trocar alimentos rico em carboidratos, como macarrão e passa a comprara mais alimentos ricos em proteínas, no caso a carne.

b) Em sua opinião, os preços internacionais de ambos os produtos podem voltar a cair nos próximos anos?

R:Sim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com