TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negócios Internacionais

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.526 Palavras (19 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 4

1 Informações da empresa 4

1.1 Nome, localização, porte e segmento 4

1.2 Visão 5

1.3 Valores 5

2 Produtos 6

2.1 Origem e composição do produto Ucuuba 6

3 Oportunidades de exportação 7

3.1 Canal de vendas 7

4 Pesquisa de mercado 9

4.1 Análise do mercado 9

4.1.1 Geografia e demografia 9

4.1.2 Economia 9

4.1.3 Mercado de HPPC 10

4.1.4 Produção interna e importações 10

4.1.5 Hábitos de compras 11

4.1.6 Líderes do mercado 12

5 Cliente potencial 15

5.1 Descrição do cliente potencial 15

5.2 Aesop 15

6 Distribuição 16

6.1 Formas de distribuição 16

7 Estratégias promocionais 17

7.1 Definição de estratégias 17

8 Preço de comercialização e forma de pagamento 18

8.1 Preço de venda 18

8.1.2 Cálculo do preço de venda 19

8.2 Formas de pagamento 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

Buscando compreender as técnicas e estratégias utilizadas pelas empresas na busca da competitividade, produtividade e qualidade desejadas no processo de exportação e importação, foi proposta a elaboração de um Plano de Internacionalização de um produto escolhido aleatoriamente.

Para tal eleição, é necessário, inicialmente, avaliar as características potenciais de comercialização no exterior da marca e do produto: avaliação do perfil internacional, padrão de qualidade e possíveis modificações a serem feitas.

Após escolhido o produto, é de extrema necessidade o estudo do mercado onde este será inserido, realizar um levantamento das oportunidades de exportação levando em conta os canais de venda necessários, o tamanho do mercado, usos e costumes dos consumidores e suas expectativas, produção interna e importações, tendência de demanda entre outras características relevantes demonstradas neste trabalho.

Ainda neste Plano de Internacionalização é proposta a busca por um cliente potencial, o qual será responsável pela comercialização do produto no mercado em questão, assim como a maneira que será feita a transação baseada na convenção dos termos de comércio internacional adotado pela câmara de comércio internacional, sendo possível a determinação do preço de comercialização do produto e a forma de pagamento utilizada.

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

1 INFORMÇÕES DA EMPRESA

1.1 Nome, localização, porte e segmento

A Natura, empresa selecionada para ser objeto de estudo dessa ATPS, é uma das indústrias líderes do mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias, higiene pessoal e venda direta, além de estar presente em sete países da América Latina e na França.

Atualmente, ela ocupa o primeiro lugar no Brasil na categoria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A sede da empresa está situada em Cajamar, no estado de São Paulo, e, como dito anteriormente, com forte presença nos mercados da América Latina, com operações na Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e Bolívia, além de uma significante atuação na França.

Sua estrutura física conta com oito centros de distribuição no país e seis nas operações internacionais, conhecidas como OI’s, que movimentam cerca de 62,3 mil pedidos por dia.

A Natura possui todas as qualificações que uma empresa necessita para inserção no mercado internacional, ou seja, é uma empresa com políticas de qualidade, meio ambiente, segurança do produto e saúde no trabalho baseadas no estabelecimento de estratégias e direcionamento, tanto para os colaboradores quanto para os vendedores e clientes da marca. Com um forte senso de sustentabilidade, sociedade e inovação, a empresa cresce a cada ano.

Segundo os dados financeiros retirados do Relatório Anual 2014:

“Em 2014, a receita liquida da Natura no Brasil chegou a R$ 6 bilhões, crescimento de 1,9% em comparação com o ano anterior. Nas Operações Internacionais, com eficiência e lucratividade manteve as estratégias de crescimento, alavancadas em 2010. As OI’s representaram, naquele ano, 19,2% da receita consolidada (16,1% em 2013). Esses dados incluem a marca australiana Aesop e a operação na França. A produção local na América Latina superou 16 milhões de unidades (10,3 milhões e, 2013)”.

(SEABRA, Antonio Luiz da Cunha; LEAL, Guilherme Peirão; PASSOS, Pedro Barreiros. Relatório de Administração Natura).

Em relação à sustentabilidade, a empresa é umas das pioneiras no Brasil em reduções significativas de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, busca novos paradigmas na relação com as comunidades agroextrativistas e na justa remuneração de seus serviços e da biodiversidade. A empresa ainda promove ações para o desenvolvimento da região amazônica, entre outras iniciativas sustentáveis, sempre visando um impacto positivo.

1.2 Visão

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo”.

(Sobre a Natura: Essência)

A atuação da empresa em apoios e patrocínios tem como objetivo a discussão de temas fundamentais para a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com