TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  8/5/2016  •  Dissertação  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

O que é Globalização?

Podemos dizer que a globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica cultural, social e política que estabelece uma integração entre os países e as pessoas de todo o mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. A globalização se tornou possível com o barateamento dos meios de transporte e de comunicação dos países do mundo no final do século XX e inicio do século XXI. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

O conceito de Aldeia Global se adéqua perfeitamente neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, encurtando as distancias, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Suas principais características são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais – não mais em ideológicos -, a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal.

Muitos dizem que a globalização iniciou-se nos séculos XV e XVI com as grandes navegações e descobertas da época. Baseado neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros lugares do mundo criando relações comerciais e culturais. Entretanto, a globalização efetivou-se no final do século XX, ganhando força após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética e impulsionada pelo Neoliberalismo .

Diante de mercados saturados, as multinacionais viram a necessidade de procurar novos mercados consumidores, focando nos países que tinham saído do socialismo. Essa atitude despertou a concorrência, obrigando as empresas locais a criarem alternativas para não perderem mercado. A saída para esse impasse foi à utilização de recursos tecnológicos visando baratear os preços, e estabelecer contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Com isso, a internet, as redes de computadores e os meios de comunicação via satélite ganharam força.

Entendendo a Globalização

A globalização pode ser percebida e exemplificada da seguinte forma;

Uma empresa norte-americana que comercializa sucos prontos para beber pode importar o suco concentrado produzido no Brasil, ter essa matéria prima transformada na China, por exemplo, e ser comercializado nos EUA, Canadá ou em qualquer lugar do mundo.

Isso acontece, pois uma característica da globalização é baratear custos para conseguir concorrer com os mercados locais. A ideia é expandir o mercado das empresas e isso se torna possível a partir do momento em que há essa possibilidade de comprar, produzir e consequentemente vender mais barato, criando um diferencial competitivo.

A globalização da economia é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer, por vezes, nesse movimento de expansão. Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a extensão do comércio de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais.

Pontos Positivos

Um dos principais pontos positivos da globalização está ligado aos aspectos econômicos, isto é uma economia globalizada possibilita a redução de custos de produção, viabilizando a busca por melhores preços para se produzir. Essa busca, por sua vez, impulsiona a geração de empregos em países emergentes, pois normalmente são eles os escolhidos pelas empresas para abrir filiais, visando mão de obra barata e qualificada.

A globalização possibilita a rápida difusão da ciência e tecnologia. É possível conhecer novas técnicas, novos recursos, trocar experiências com pessoas de qualquer lugar do mundo de forma rápida e eficiente, viabilizando o avanço em diversas áreas, como Medicina, Genética, Física, Química, etc.

Ainda seguindo a linha de integração com novos mercados, os aspectos culturais também são relevantes e podem determinar o sucesso, ou não, de uma organização. Com o impulso da internet, conhecer as outras culturas, fazer o intercambio cultural é necessário. É preciso saber onde, como, quando produzir, entretanto é preciso também conhecer as crenças, a cultura –econômica e política- do país, e com a globalização isso é mais factível.

Pontos Negativos

O principal ponto negativo da globalização é a possível contaminação de vários países em caso se crise econômica. Um exemplo verídico desse caso é a crise econômica de 2008 que aconteceu nos EUA. Um pais que possui relações comercias com o mundo inteiro e rapidamente afetou países dos quatro cantos do mundo gerando desemprego, falta de credito nos mercados, quedas nas bolsas de valores, falências de empresa. O mesmo aconteceu em 2011 com a crise Europeia.

A constante busca por redução de custos faz com que as empresas busquem países que ofereçam a melhor condição de custo x benefício, ou seja, países com mão de obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria prima barata são costumam atrair empresas que deixam países onde o custo de produção é alto. Esse fato acaba causando desemprego, normalmente em países desenvolvidos. Um exemplo desse fator é o que está acontecendo na Europa desde o inicio do século XX.

A facilidade de especulações financeiras é um ponto negativo da globalização. Como os mercados dos países estão interligados, bilhões de dólares podem entrar e sair do país em questão de minutos. Isso acaba prejudicando muito a economia dos países que não conseguem controlar este fluxo de capitais.

Globalização Econômica

Temos alguns exemplos de países que apostaram na globalização econômica e atualmente estão colhendo os frutos desses investimentos.

Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul) são exemplos de países que souberam usufruir do benefício da globalização. Nas décadas de 1980 e 1990, investiram pesado no desenvolvimento tecnológico e educacional e hoje conseguem baratear os custos de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com