TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

GLOBALIZAÇÃO

Danilo Antonio Lucio

Gestão Empresarial 1° Semestre/2016

RESUMO: A globalização vista não somente por um ângulo desenhado pela mídia, mas com algum conteúdo histórico e suas influências.

1 INTRODUÇÃO

Podemos considerar que um primeiro conceito de globalização ocorreu de forma que seu principal objetivo era dominar territórios, através do colonialismo. Havia um extenso interesse em captar cada vez mais territórios para fortalecer os países colonizadores.

Essa mesma globalização tem raízes a partir da Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX, mas seu conteúdo ficou despercebido ao longo dos anos, tendo assim a segunda globalização se deu início no final do século 20, marcada pela fragmentação dos territórios.

2 O CONCEITO

O termo globalização surgiu após a Guerra Fria, aparecendo entre os intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão que o planeta está ficando cada vez menor.

3 O AVANÇO

Numa época marcada pelos avanços tecnológicos e por grandes revoluções e por ganância de querer ampliar os horizontes empresariais fundados no maçante e obrigatório aumento da capacidade de compra da população, um dos fortes pilares do capitalismo.

Temos a internet como sendo um dos maiores avanços de todos os tempos, pois foi capaz de unir povos que estão à milhares de quilômetros de distância por meio de todas as informações, como também distanciar as relações humanas de quem está as vezes na sala ao lado.

4 OS OPORTUNISTAS

Os Estados Unidos (EUA) enxergou excelentes oportunidades para o fortalecimento de sua economia através do processo de globalização por todos os cantos, principalmente os países em desenvolvimento. Acreditou-se que Consenso de Washington formulado em 1989 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (BM) e Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, resumindo em 10 regras que deveriam ser aplicadas as economias de países em desenvolvimento para ajustar suas dificuldades econômicas. Seus autores usaram as bandeiras da globalização, crescimento do poder de compra, abertura comercial e investimento estrangeiro sem restrições como atrativo. Quem aceitou tal absurdo desde os conceitos do Consenso até os tempos atuais, acabou acatando sem maiores análises, as indicações dos maiores interessados, fazendo assim privatizações de estatais, aumentando juros e tributos entre outros.

Os países que seguiram os mandamentos, como Bolívia e Argentina, passaram pelos piores dias de suas economias e estão até hoje esperando os grandes lucros que o Consenso almejava.  Já aqueles que seguiram seu caminho deixando as 10 regras de lado, e criaram sua própria política de crescimento e recuperação para se adequarem a globalização, como a China, só cresceram.

Chegou até a se iniciar a privatização de recursos hídricos o que levou mais de 500 mil boliviano as ruas para La Guerra Del Agua, derrubando o contrato assinado entre governo e uma filial de um grupo norte-americano. Novamente a bandeira da globalização ficou manchada por interesses de grupos da elite mundial sobre a Bolívia, pressionada pelo Banco Mundial a privatizar o seu serviço de abastecimento de agua ou não seriam mais renovados um empréstimo de 25 milhões de dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com