TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SISTÊMICA PARA AS ORGANIZAÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS

Por:   •  24/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

   NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

          UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUI

                                                                

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SISTÊMICA PARA AS ORGANIZAÇÕES

A abordagem sistêmica se trata da visão da empresa como geral, ou seja, como ela compreende os funcionamentos dos processos que vão desde a aquisição do produto, assim como a transformação dele, a sua entrega, seja de serviçosinformações para o consumidor final. Essa nova abordagem é de suma importância, pois permite que as empresas não fiquem fechadas, e que possam enxergar uma visão maior dos processos, para que assim consigam cumprir o seu papel na tomada de decisões, e estabelecem uma boa relação com todos os envolvidos, desde o fornecedor até o cliente. A grande importância da abordagem sistêmica para as organizações pode ser frisada com os seguintes tópicos:

Possibilitando o amplo conhecimento: a possibilidade que ela dá a todos que fazem parte da organização de conhecê-la com profundidade, torna-a verdadeiramente importante para todos os tipos de negócios. Aqueles que desenvolvem este olhar sistêmico acabam conhecendo cada departamento, seu processos, bem como tudo o que envolve a organização, para que assim, munidos destas informações essenciais, tenham a oportunidade de melhorar o seu desempenho e contribuir cada vez mais em suas atividades diárias. 

Possibilita grande influência para a tomada de decisões: Os profissionais que dominam essa visão sistêmica possuem maior desenvoltura para com ela, assim, possibilita tomarem decisões de forma mais estratégica e assertiva. Dessa forma, ao contarem com a visão sistêmica, que lhes permite ter um olhar atento sobre tudo o que envolve a empresa, eles conseguem tomar decisões importantes de forma mais consciente e racional, levando em consideração as informações mais relevantes relacionadas aos negócios.

Corrigindo falhas e evitando imprevistos: Quando os colaboradores de uma empresa passam a olhar de forma sistemática ao seu redor no ambiente de trabalho, eles passam a observar e identificar melhor os erros e falhas que acontecem nos processos organizacionais e, assim, têm a oportunidade de corrigir cada um deles, para que, dessa maneira, estes não prejudiquem o bom andamento dos negócios.

Desenvolvimento da análise crítica: Através da visão sistêmica,  os principais responsáveis pela empresa conseguem observar, de forma crítica, seus pontos de melhoria e, através disso, desenvolvem e implementam estratégias eficazes, capazes de transformar os processos que estavam prejudicando em algo que passe a verdadeiramente contribuir para a evolução organizacional. 

CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS

As organizações de sistemas abertos se adaptam facilmente as modificações que ocorrem no mercado. Isto permite afirmar que influência seus processos, produtos e sua estrutura como um todo, tornando as decisões mais fáceis de acordo com a necessidade.

As organizações como sistemas abertos são formadas por meio da interação e da troca da organização com o ambiente. Dessa forma, para certificar sua sobrevivência, sempre que ocorre uma alteração no lado de fora da organização, ela busca modificar e reajustar seus produtos, técnicas e estruturas para atender a essas demandas e cenários.

Uma das razões para a variação das demandas é a globalização, a relação se tornou mais imponderável em razão da quantidade de novos cenários com os quais as empresas se relacionam. O que torna inevitável considerar o ambiente externo na gestão interna.

Em outras palavras, as organizações como sistemas abertos agem mutualmente, numa dinâmica de causa e efeito com o ambiente externo. Elas recebem inputs (energias, matéria-prima, insumos, mão de obra), esses inputs são processados, transformados e retornados para o ambiente externo (outputs). Podemos citar as principais características desse modelo, chamado de organizações como sistemas abertos, são elas:

Importação: também conhecido como input ou entrada, trata do sistema que capta o fluxo de entrada de materiais e recursos do ambiente externo. A relação com esse fluxo é de interdependência, todos os recursos que entram movimentam a organização, num fluxo constante que gera energia, matéria ou informação.

Transformação: nesta etapa os recursos ou insumos que vieram do ambiente são processados e transformados em produtos ou serviços do sistema. Cada tipo de entrada de recursos é encaminhado ao subsistema específico ou especializado em sua gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (341.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com