TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Coaching para as Organizações

Por:   •  16/11/2019  •  Monografia  •  13.361 Palavras (54 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 54

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE FMI

DIEGO BARBOSA EVANGELISTA

PAULO CÉSAR GOMES ALVES

PAULO LUIZ SOARES CAMPOS DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO COACHING PARA AS ORGANIZAÇÕES

IBIÚNA

2013

DIEGO BARBOSA EVANGELISTA

PAULO CÉSAR GOMES ALVES

PAULO LUIZ CAMPOS SOARES DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO COACHING PARA AS ORGANIZAÇÕES

Dissertação apresentada à Universidade Estácio de Ibiúna como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração. Sob a orientação do Professor: Nilton Souza Rodrigues

IBIÚNA

2013


DIEGO BARBOSA EVANGELISTA

PAULO CÉSAR GOMES ALVES

PAULO LUIZ SOARES CAMOS DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO COACHING PARA AS ORGANIZAÇÕES

Dissertação apresentada à Universidade Estácio de Ibiúna como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração. Sob a orientação do Professor: Nilton Souza Rodrigues

APROVADA EM

BANCA EXAMINADORA

PROF. José de Oliveira Bento

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE IBIUNA

PROF. Jair Francisco Martinho

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE IBIUNA

PROF. Marcelo Genova da Fonseca

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE IBIUNA

Dedicamos esse trabalho a todas as pessoas que contribuíram para esse tão almejado objetivo das nossas vidas. A nossa família pela compreensão, aos nossos amigos pela paciência e aos colegas de grupo de trabalho pela motivação e dedicação nos momentos mais difíceis.

Primeiramente queremos agradecer a Deus por ter nos dado o privilegio de estarmos concluindo o ensino superior.  Depois aos nossos pais e familiares que nos apoiaram nestes quatro anos de muita batalha e de alguns momentos difíceis, e sempre nos motivaram para que nós conseguíssemos chegar até o fim.

Queremos agradecer a toda equipe da Estácio que sempre procurou atender-nos com total dedicação e respeito. Queremos agradecer com todo o carinho todos os professores que passaram ao longo curso, em especial: ao Professor Luiz Henrique Fiuza, a Prof.ª Lourdes Chain, Sr. José Bento, Marcelo Fonseca, que sempre se dedicaram e procuraram proporcionar-nos o melhor para a nossa formação. Nós só temos a dizer a vocês do fundo do coração, muito obrigado por estes quatro anos, pois vocês agregaram muito em nossas vidas.

Além do nosso querido professor e orientador Nilton Rodrigues pessoa de mente brilhante e espírito nobre nossa eterna admiração e gratidão por aceitar a difícil tarefa de orientar em trabalho de conclusão de curso e contribuir decisivamente com a qualidade de nosso trabalho.

Sem esquecer os profissionais de Coaching que nos ajudaram e apoiaram ao longo desta pesquisa: Dejanir Zacareli, Mirian Zacareli e a Professora De Coaching Simone Soares.

Por fim queremos agradecer em especial aos nossos queridos amigos, Adriano Lima e Jhony Cleber por todos os momentos que passamos, algumas vezes nos divertindo bastante, em outros estudando muito. O muito obrigado a vocês. Além disso, queremos agradecer os colegas das outras turmas Oeverson Dias, Felipe Moraes, João Roberto Gomes e Talita Cristina da Silva que sempre estiveram conosco nos momentos mais memoráveis.

 


“O que existe atrás de nós e o que existe a nossa frente são problemas menores se comparados ao que existe dentro de nós”.

                                     Oliver W. Holmes

“Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros”.

Luciano de Crescenzo[pic 1]

“Sabedoria é a arte de subir ao mais alto de si mesmo”.

Gilberto Amado

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo, demonstrar que o processo de coaching nas organizações é de suma importância e traz melhoria para os negócios e a pessoa em si que recebe o processo. Coaching é uma relação de parceria que revela e libera o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.

Existem vários tipos de coaching, e neste trabalho serão abordados os mais utilizados no ambiente empresarial, os que mais se destacam no ambiente organizacional, o coaching ontológico, coaching integrado e o coaching executivo. Todos conceituados de acordo com os principais autores coaches. 

Como todo processo tem a sua base para que cheguem ao resultado alcançado, no processo de coaching há quatro pilares fundamentais para que ele seja feito de forma a alcançar os resultados, que são eles: a confiança, a abertura, a comunicação e o feedback.

O processo de coaching muitas vezes é confundido com outras modalidades, através deste trabalho vamos diferenciar cada uma delas analisando os pontos fortes e fracos de cada um deles.

E por fim será demonstrado através de estudos de caso que o processo de coaching tem sua importância no ambiente organizacional e que pode aumentar a produtividade e o faturamento da organização.

  

 Palavras chave: Coaching, Desempenho, Aprendizado. 

        


ABSTRACT

This work aims, demonstrates that the process of coaching in organizations is of paramount importance and brings improvements to the business itself and the person who receives the process. Coaching is a partnership that reveals and releases people's potential to maximize their performance. It helps them to learn rather than teaching them something.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87 Kb)   pdf (656.9 Kb)   docx (208 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com