TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGICA DO CAPITALISMO

Por:   •  9/9/2018  •  Dissertação  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANGELA BANDEIRA

CLÁUDIA PROENÇA

JÉSSICA PAIM

NATHÁLIA FRANCISCO

MANOELLA LOFF

VANESSA BRESOLIN

A LÓGICA DO CAPITALISMO

GRAVATAI / 2018 – 1

1 – INTRODUÇÃO

        O capitalismo é um sistema econômico e social que tem por objetivo o ganho de lucro e o acúmulo de riquezas, utilizando-se dos meios de produção. É o principal sistema adotado no mundo desde o feudalismo.

        A lógica do capitalismo baseia-se no aumento de rendimentos. Nesse processo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem nas empresas e os pagam os salários aos trabalhadores.

2 – CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO

Este sistema é caracterizado, principalmente: - Propriedade privada dos meios de produção; - Pelo trabalho assalariado; - Por uma relativa liberdade dos agentes econômicos; - Pela existência da livre-iniciativa empresarial; - Sociedade dividida em duas classes sociais: burguesia e proletariado.

3 – A ORIGEM DO CAPITALISMO

A origem do capitalismo se deu durante a Idade Média com o surgimento da classe burguesa. Essa nova classe, foi aparecendo em meados do século XII, com os mercadores que negociavam mercadorias de artesãos e as revendiam com uma pequena margem de lucro. Com o tempo perceberam que podiam ganhar muito mais lucro, e assim, foi criando-se um sistema onde os mercadores contratavam os artesãos para criar as manufaturas e desta forma foi surgindo o trabalho assalariado.

Algumas transformações sociais na Europa acabaram por fortalecer a sociedade burguesa, dimensionado seu poder político em comparação com a nobreza e o clero. Essas foram: - A Reforma Protestante de 1517, na Alemanha;

-A Revolução Puritana de 1640, na Inglaterra;

- A Revolução Gloriosa de 1688, na Inglaterra;

- A Revolução Francesa, 1789, na França.

        Todas essas revoluções garantiram à burguesia certa dominação social e política, que possibilitou, mais a diante a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, a consolidação do capitalismo. Com o uso das máquinas a produção acelerou e os lucros foram ampliados deixando a classe burguesa ainda mais forte.

4 – FASES E DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO

        O capitalismo está dividido em três fases:

- O capitalismo comercial ou mercantil: século XV a XVIII, com objetivo principal acúmulo de capital, exploração de terras com intenção de enriquecimento.

- O capitalismo industrial: século XVIII, com o sistema de produção em grandes escalas, trabalhos realizados por máquinas.

- O capitalismo financeiro ou monopolista: iniciou após Segunda Guerra Mundial, economia capitalista onde o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos.

Até o início do século XX, a interferência do governo nos assuntos econômicos era mínima, o chamado liberalismo econômico. Já nos anos 30 o Estado passou a participar de forma mais efetiva na condução dos assuntos econômicos. Essa participação intencionava estimular a demanda agregada, realizando gastos, criando empregos e gerando renda.

O capitalismo é hoje o principal sistema econômico em atividade e o que lhe diferencia dos outros modos de produção é a acumulação de capital.

Com o processo de produção nasce a mais-valia, que nos dizeres de Santos (2000, citado no site www.portaldaeducação.com.br), “constitui-se na forma peculiar de existência do trabalho excedente no modo de produção capitalista”. E acrescenta ainda, “que a exploração não é nada anormal, trata-se do funcionamento regular do modo de produção capitalista”. Ou seja, mais-valia seria, à grosso modo, o tanto de lucro que o empresário tem em cima da mão-de-obra do seu funcionário que apenas recebe o salário para executa-lo, o excedente fica para o patrão que irá investir e prosperar cada vez mais. Desta forma, a mais-valia constitui-se a verdadeira essência do capitalismo, sem ela, ele não existe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com