TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivção

Por:   •  9/7/2016  •  Ensaio  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO PARA RECUPERAÇÃO – Produção e Logística

Alunas -  Alexandra Maria Gomes Nepomuceno

Luciana Matos Melo

Roselena Barreto Cavalcante

Curso. Gestão Empresarial -  Turma 17

Profº Dr.  Fernando  Ribeiro de Melo Nunes

ESTUDO DE CASO:  “A ADMINISTRAÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA GILLETTE”

Questão 01: Discuta a estratégia de inovação da Gillette. É coerente? Quais as vantagens e desvantagens do pioneirismo? Como a Gillette administra isso?

A empresa Gillette é conhecida como uma empresa forte no mercado de aparelhos de barbear por ser pioneira a utilizar mídia eletrônica. Com o mercado bem definido fez com que os executivos da empresa despertassem o desejo de obter mais lucros, buscando sempre enxergar o futuro e demonstrando inovação. Seu foco era o pioneirismo, inovação e marketing, sempre dando importância à qualidade e inovação dos seus produtos e serviços. Devido ao desenvolvimento rápido a Gillette se consolidava como líder no mercado e para se manter superior aos seus concorrentes ela tornava-se inovadora e essa sua atitude é coerente, pois o mercado estava a seu favor e ela tinha que aproveitar o momento para obter mais crescimento.

*Vantagens do pioneirismo:

- Usufruir uma reputação, rapidamente foi conhecido como líder de mercado, o que elevou a estabelecer lealdade com seus clientes;

- Ela ocupou uma posição no mercado, o que obrigava os concorrentes a estarem sempre atrás dela;

- A Gillette desfrutou dos lucros iniciais elevados derivados de sua posição no mercado.

*Desvantagens do pioneirismo:

- Inovação de um produto requer altos investimentos em pesquisas tecnológicas e pessoas capacitadas, pois ainda não existia;

- Acostumar os clientes com o novo produto lançado, o que aumenta os custos com o marketing;

- Incerteza do sucesso.

A Gillette administrou bem o pioneirismo, podemos perceber que o sucesso ocorreu a partir de muitos gastos com investimentos e se manter como líder no mercado. Acredita-se que todo sucesso pode ter sido por conta da boa administração dos donos.

Questão 02: Normalmente as empresas investem em tecnologia do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com o Mach3? O que isso mostra?

O que aconteceu é que constantemente a empresa Gillette estava inovando seus produtos, inovavam e lançavam em poucos anos, logo investia para melhorar e fazer crescer aquele produto. Quando foi criado o Mach3, eles investiram muito, tanto no produto e processos, quanto em marketing. Isso mostra que eles possuíam tecnologia bastante eficiente e muita coragem e atitude para investir milhões em produtos que não sabiam se daria certo, mas, contudo, indicava que o sucesso estava garantido.

Questão 03: O Sensor é uma inovação radical? O que isso mostra?

O Sensor não é uma inovação radical pelo fato dele ser apenas uma melhoria dos outros aparelhos de barbear da Gillette criada nos anos anteriores, já o Mach3 é considerada uma inovação radical por que esse produto foi criado e não melhorado, ele foi considerado a revolução das lâminas. Eles diziam que era preciso um produto realmente diferente e a ideia de um aparelho com três laminas foi à escolhida. Com isso eles precisavam incluir uma terceira lamina sem aumentar o custo da fabricação, foi preciso fazer com os processos fossem mais automatizados para o custo de um aparelho com laminas mais caras poder ser competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com