TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística é o Fluxo de Informações e de Produtos

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11
  1. INTRODUÇÃO

Logística é o fluxo de informações e de produtos, que começa a partir do cliente quando ele determina uma necessidade ou uma demanda. Essa informação vai ser processada e vai gerar as necessidades de suprimentos para que a cadeia comece a operar. A partir dessa informação que o primeiro processo inicia de fluxo de produto.

Na Logística tradicionalmente realizada, parte-se de um fabricante e define-se o caminho até o consumidor final. De forma simplificada, a Logística Reversa trata do caminho inverso, no qual o produto tem como ponto de partida os inúmeros consumidores, com destino ao fabricante.

Logística reversa é uma subárea da logística que faz o planejamento, a operação e o controle dos fluxos e informações referentes ao retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo produtivo ou de negócios, por meios dos canais reversos de distribuição, agregando valores nas esferas econômicos, imagem corporativa, ambiental entre outros.

Desta forma pode-se verificar a primeira característica do processo: o desafio de reunir produtos disseminados entre milhares de clientes para retornarem a um mesmo fabricante. As empresas cada vez mais investem em campanhas sociais e buscam comprometer-se com o meio ambiente e com a saúde. Assim as empresas estão sendo obrigadas a repensar suas estratégias comerciais e seus produtos, pois sua imagem é diretamente afetada caso seu produto cause danos à sociedade.

Logística reversa seria a reversão desse produto para algum ponto dessa cadeia produtiva para que possa reutilizar (aproveitar) os componentes, transformar esse produto em novo produto.

A logística reversa também pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

A logística reversa estuda meios para inserir produtos descartados novamente ao ciclo dos negócios, agregando-lhes valores.  

Existem algumas vantagens da logística reversa para a sociedade e o meio ambiente, são elas:

  • Possibilitar o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.);
  • Permitir economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;
  • Criar um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);
  • As indústrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.

Cada setor possui sua tarefa (responsabilidade) no processo de logística reversa. A do consumidor é devolver os produtos que não são mais usados em postos específicos de coleta; dos comerciantes é criar locais específicos para a coleta; das indústrias é retirar estes produtos através de um sistema de logística para recicla-los ou reutilizá-los e a do governo é criar campanhas de educação, incentivo e conscientização dos consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

As corporações estão se especializando nos processos reversos e transformando isso em um diferencial competitivo, no que tange a produtos retornáveis, reciclagem e a destinação final de material.

  1. LOGÍSTICA VERDE

Já a Logística Verde tem um conceito um pouco diferente da Logística Reversa. Enquanto a Logística Reversa trata dos resíduos após terem sido gerados, a Logística Verde tem como objetivo principal atender aos princípios de sustentabilidade ambiental como o da produção limpa, onde a responsabilidade é de quem produz, logo deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam. A produção limpa prevê que sejam gerados menos resíduos ao final do processo produtivo, ou seja, há um planejamento anterior à produção para que haja menos refugos e rejeitos e, além disso, procura implementar a utilização de materiais nos processos produtivos que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e mais fácil de se reciclar e se decompor no meio ambiente. Ambas necessitam, mais do que processos gerenciais, um processo de conscientização do consumidor. 

Podemos observar na figura abaixo que apesar de não estarem totalmente ligadas, a logística reversa e a logística verde se interseccionam em alguns aspectos, como: na reciclagem, na remanufatura e na reutilização de materiais.

[pic 1]

Figura 1 – logística reversa x logística verde[1]

A logística verde estuda meios para planejar e diminuir impactos ambientais da logística comum. O objetivo de um bom planejamento logístico é promover a armazenagem, circulação e distribuição adequadas de produtos. A avaliação do bom rendimento dos processos logísticos está normalmente associada a um único parâmetro: o custo. No passado, esse custo foi definido em termos puramente monetários, na medida em que a preocupação com o meio ambiente cresce, as empresas devem ter mais em conta os custos externos associados à logística, principalmente, com as mudanças climáticas, a poluição do ar e os acidentes.

Esta é uma forma de logística desenvolvida para ser ambientalmente amigável, além de ser algo social e economicamente funcional. Portanto, a preocupação com o meio ambiente está diretamente ligada ao planejamento estratégico das empresas responsáveis, onde produtos, processos e serviços são revistos e planejados com esse objetivo. Fornecer, transportar, armazenar e distribuir produtos de uma forma que cause o menor impacto possível ao meio ambiente é a base deste principio da logística verde.

  1. SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (63.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com