TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mídia e a Sociedade

Por:   •  20/4/2022  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

A ideia de sociedade em rede tem também implícita uma logicoa de coexistência e de não-substituição imediata. Ou seja, as sociedades em rede coexistem com as sociedades industriais, como estas coexistiram (e por vezez coexistiram) com elementos da sociedades de características majoritariamente agrarias.  (p.24)

No entanto, deve-se analisar que, sendo a internet um instrumento, se for apenas utilizada como mais um meio de fazer algo que já fazemos, então o seu uso será limitado e não necessariamente competitivo perante outras mídias. (p.26)

Industrias culturais??w

O sucesso do exercício da cidadania, na sociedade em rede, depende da interligação em rede entre as diversas mídias, mas também do domínio individual das habilidades necessárias, para interagir com as ferramentas de mediação, seja das que nos fornecem acesso á informação, seja das que nos permitem organizar, participar e influenciar os acontecimentos e as escolhas. (p.32)

O poder que a mídia confere por permitir aos cidadãos, nos seus diversos papéis, acessar o espaço simbólico produzido pelas tecnologias da mediaçãoe, consequentemente, poder usa-las na construção da sua autonomia individual e coletiva: o poder da mediação. (p.32)

As tecnologias de comunicação e informação, na sociedade em rede, não se substituem umas ás outras, pelo contrario, criam ligações entre si. (p.32)

A crescente ampliação das tecnologias da informação tendo como uma das suas expressões

mais evidentes a Internet, amplia a discussão em torno do tema, associando-o à novas

possibilidades de usos da informação e a emergência de espaços informacionais virtuais. (Jardim)

Onde a informação se encontra não é o mais importante e sim o acesso à informação; (jardim)

Segundo Jardim, os arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentações produzem novas demandas, de acordo com as tecnologias da informação e comunicação (TIC), reestruturando ou suspendendo fronteiras que demarcam espaços, item também relativo.

Direito a informação 🡪 começou na revolução francesa -> liberdades individuais -> questões debatidas em público (assuntos públicos) 🡪 soberania pela coletividade.

A informação adquire a relevância jurídica de que carecia porque suas qualidades e as condições nas quais deve dar-se sua circulação e posse repercutem diretamente na forma e alcance da participação da sociedade na tomada de decisões sobre assuntos que a afetam. (Jardim).

Arquivos na internet como folder institucional em formato digital.

A Internet é um recurso de enorme potencial para a ampliação de serviços aos usuários dos

arquivos. Entre vários usos a explorar, seria oportuno analisar modelos de disseminação de

informações on-line relativos a fundos arquivísticos geridos por arquivos públicos ou aqueles

dispersos em outros órgãos (Jardim).

Jardim 1999

JARDIM, José Maria.  o acesso á informação arquivistica no Brasil: problemas de acessibilidade  disseminação: In: MESA-REDONDA NACIONAL DE ARQUIVOS, anais... RJ: Arquivo Nacional, 1999. 21p. (caderno de textos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com