TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE

Por:   •  10/4/2021  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Como a Ciência Política pode lhe auxiliar na compreensão da realidade na qual você vive?

 Na maioria das vezes quando penso em ciência política, me vem à mente um tempo moderno, em nossa atualidade, com nossas políticas e governos, nunca iria pensar nos tempos do renascimento ou na Grécia antiga. Esses dois tempos citados anteriormente foram de grande importância para esse assunto que estamos estudamos, sem a influência dessas épocas, a ciência política não teria tanta força e visibilidade como tem hoje em dia. Passando por algumas mudanças durante todos esses anos, a ciência política não mudou totalmente sua forma em nenhum dos tempos, continuando sempre representando um mesmo termo: a teoria e a prática da política em um só estudo.

Com o estudo da ciência política entendemos e descobrimos inúmeros conceitos de nossa sociedade e do nosso cotidiano, auxiliando na administração, como por exemplo, sistemas políticos, organizações de política, processos e comportamentos da sociedade, economia do Estado, as formas de governo, bem como as divisões dos poderes, entre outros aspectos.

Sem o estudo desta matéria, ficaríamos totalmente perdidos no momento de entender como funciona a organização do estado e seus poderes, além disso, esse estudo abrange inúmeras áreas como sociologia, direito e economia, trazendo assim uma visão ampla de conhecimento e discussões sobre nossas vidas e cotidiano. Nos estudos dessa ciência, adquirimos noções tanto em documentos históricos e escrituras oficiais, como também, em artigos recentes, pesquisas, e anotações não oficiais. Os cientistas políticos não são restritos apenas aos estudos da sociedade como um todo, podendo assim, focar em empresas privadas, igrejas, sindicatos, entre outras organizações que utilizam a política para delimitar suas decisões e informações enquanto ao poder exercido. Os mesmos não tem o costume de olhar para o passado para analisar suas decisões, ou tentar resolver problemas antigos, mas sim, focam na política do presente buscando esclarecê-la, sugerindo novas propostas para as futuras políticas de uma organização.

Penso que a ciência política, querendo ou não, visa totalmente o bem da sociedade, pois para seu êxito em um Estado, por exemplo, a população deve aderir suas ideias e formas de divisão do poder. Sem ela, conflitos e desorganizações seriam rotineiras em qualquer instituição que detenha poder, gerando um caos. É essencial para o povo, independentemente do território que se encontra, entender como funciona a organização de sua nação, assim tendo noções de poderes, política, governos, regras de convívio, entre outras normas para o bom funcionamento das instituições sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com