TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVALÊNCIA DAS LESÕES EM PRATICANTES DE MUAY THAY DA EQUIPE JD TEAM

Por:   •  16/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.967 Palavras (24 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIUNA

INSTITUTO EDUCACIONAL DE JAGUARY

PREVALÊNCIA DAS LESÕES EM PRATICANTES DE MUAY THAY DA EQUIPE JD TEAM NO MUNICÍPIO DE      FORTALEZA - CE

FORTALEZA - CE

2020

CLÁUDIO MONTEIRO AMARANTES

BRENNO PEDROSA LINHARES

LETÍCIA SOUZA DA SILVA

PREVALÊNCIA DAS LESÕES EM PRATICANTES DE MUAY THAY DA EQUIPE JD TEAM NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE 

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Jaguariúna para obtenção do grau de bacharel.

Orientador: John k. Santiago

________________________________

                                                                              Assinatura do Orientador

FORTALEZA - CE

2020

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

4

2

PROBLEMATIZAÇÃO

6

3

JUSTIFICATIVA

7

4

OBJETIVO

8

4.1 OBJETIVO GERAL

8

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

8

5

REFERENCIAL TEÓRICO

9

6

METODOLOGIA

16

6.1 TIPO DE ESTUDO

16

6.2 CENÁRIO E PERÍODO DA PESQUISA

16

6.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA

17

6.4 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

17

6.5 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

17

      6.5.1 APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO

17

      6.5.2 APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO VIRTUAL

18

6.6 ASPECTOS ÉTICOS

18

6.7 INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

18

7

CRONOGRAMA

20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

22

ANEXO A – TERMO DE ANUÊNCIA

28

ANEXO B – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

29

APÊNDICE - QUESTIONÁRIO

30

1 INTRODUÇÃO

O treinamento é visto como algo que leva ao aperfeiçoamento de determinada prática, assim o treinamento esportivo é definido como o processo ativo complexo regular planificado e orientado para a melhoria do aproveitamento e desempenho esportivo, ou seja, um treinamento que envolve as características dos atletas, que seja previamente estabelecido e que as ações e as orientações levem a um caminho direto para que o objetivo seja atingido. (COHEN, 2003).

Ao praticar um esporte ou atividade física, o indivíduo precisa movimentar o seu corpo, colocá-lo em trabalho. No alto rendimento, o praticante está sempre em busca da excelência esportiva. Trabalha constantemente otimizando o corpo, potencializando-o, conforme marcam Brandão e Agresta (2008): o esporte de alto rendimento constitui um processo constante de otimização das capacidades. “A teoria é que quanto mais treinamento houver, melhor; você tem que começar a treinar cedo e deve fazê-lo o ano inteiro se quiser competir em alto nível” (WEINBERG & GOULD, 2008, p. 508). O que define o esporte de alto rendimento ou de alto nível, é a dedicação intensa do atleta para a obtenção dos resultados esperados, ou seja, as vitórias pessoais ou coletivas (MCPHERSON, CURTIS E LOY, 1989). No entanto, ao desafiar o limite de seu corpo em prol do rendimento, o atleta se aproxima da possibilidade de sofrer lesões (Rubio, 2013). Segundo Samulski (2002), o aumento da intensidade da prática esportiva ou de atividades físicas ocasiona um aumento no número de lesões, que trazem consequências negativas para a saúde do atleta, prejudicando seu treinamento e desempenho. O atleta vive e convive não só com a lesão, inevitável em maior ou menor grau, mas com a dor.

Barreto (2017) menciona que as lesões esportivas podem ser decorrentes de traumas diretos ou indiretos e ocorrem principalmente nos esportes que priorizam o contato físico.

Devido às características das ações motoras no MT, e pelo fato de constituir um esporte de contato, observa-se que seus praticantes podem estar constantemente sujeitos a lesões decorrentes dos golpes, como também dos choques corporais contra o adversário. Nesse sentido, Gantus e Assumpção (2002) afirmam que toda atividade física envolve um risco de ocorrência de lesão e assim, a prática esportiva eleva o risco de lesões mesmo em atletas jovens; sendo lesão qualquer dano provocado por um traumatismo físico sofrido pelos tecidos que compõe o organismo Cohen e Abdalla (2003).

Estudos a respeito do MT ainda são escassos nas bases de dados científicos, dificultando encontrar dados referentes às lesões nessa modalidade. Como instrutor e praticante de MT, o pesquisador julgou pertinente investigar a incidência e a caracterização das lesões nessa modalidade, pois notou-se, ainda que empiricamente, a grande quantidade de acometimentos lesivos nos praticantes em todos os níveis de treino, levando a afastamentos do esporte, paralisação dos treinos e até procedimentos cirúrgicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (171.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com