TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Petrobras esta sempre em crescimento com diversas atividades em vários setores

Por:   •  10/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Anhanguera de Matão

Nome

 Fernando De Almeida Lopes

RA

 8086871153

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Anhanguera de Matão

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com o site da empresa “a Petrobras se caracteriza como uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia” (PETROBRAS). A Petrobras esta sempre em crescimento com diversas atividades em vários setores, atualmente se encontra presente em 18 países contribuindo para a matriz energética brasileira, atuando nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica e biocombustível.

O perfil da Petrobras sempre foi marcado por buscar características de superação e inovação, além de ter uma visão de responsabilidade socioambiental, o cuidado com a produção de energia sem prejudicar o meio ambiente encontra-se presente no código de ética e conduta da empresa. Projetos com as comunidades dos países em que a Petrobras atua também faz parte das características da empresa, investindo assim em responsabilidade social.

A profissão e ética são duas coisas que precisam estar em conexão, garantindo um ambiente de trabalho saudável, entre tanto se o perfil do trabalhador não for compatível com o da empresa às dificuldades de estabelecimento de visões e metas serão maiores, pois as crenças e valores do trabalhador são destoantes.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Petrobras destaca em seus sites e como missão da empresa diversos valores se mostrando contra a corrupção, prestando contas à sociedade com relatórios de sustentabilidade e transparência, além de detalhar seus objetivos e visões em relação ao meio ambiente e sociedade, sempre em parceria com a comunidade e governantes, entre tanto algumas notícias e acontecimentos evidenciam o contrário dessas informações e conduta presentes na Petrobras caracterizando o fato de trabalhadores que possuem o perfil destoante da empresa poder atrapalhar e até prejudicar a imagem que a empresa busca alcançar. A tabela 1 segue como base os princípios éticos de crenças e valores detalhados no site da Petrobras em relação ao perfil de um profissional destoante.

Tabela 1. Crenças e valores da empresa Petrobras em relação às crenças e valores de um profissional destoante.

Crenças e valores da empresa Petrobras

Crenças e valores do profissional destoante das crenças e valores da empresa

Combate à corrupção;

Honestidade;

Contra qualquer tipo de preconceito;

Desenvolvimento sustentável;

Respeito;

Mudar e inovar;

Ética e transparência;

Diversidade humana e cultural;

Orgulho de ser Petrobras.

Corrupto;

Desonesto;

Preconceituoso;

Não respeita o meio ambiente;

Respeito não é importante;

Acomodado;

Pessoa antiética;

Não respeita as diversidades;

Não tem orgulho da empresa que trabalha.

O conjunto de crenças e valores do profissional é importante para o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem e se esses não forem alinhados ao que a empresa espera, acaba formando um profissional que não define a empresa, afetando o compromisso com a sociedade, meio ambiente, boa conduta e honestidade, o funcionário ao ser corrupto e desonesto acaba agindo de acordo com o que acredita por não se alinhar aos valores da empresa prejudicando a imagem e conduta de transparência que a empresa construiu. Conforme Luz (2007), constantemente tende-se a pensar que o problema das organizações está ligado a falta de treinamento e na falta de qualidade de seleção, porém as pessoas não são as únicas culpadas dos erros cometidos pela organização, pois quando analisado profundamente pode-se observar que o verdadeiro erro está na falta de gerenciamento do clima organizacional. De acordo com esse mesmo autor o estudo do clima organizacional pode ser a solução de inúmeros problemas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (345.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com