TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Racionalização Administrativa Para a Potencialização Operacional das Organizações Militares do Exército Brasileiro

Por:   •  11/10/2021  •  Ensaio  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

( Continuação do Fichamento Cruzado…………………………………….../)

MINISTÉRIO DA DEFESA[pic 1]

EXÉRCITO BRASILEIRO

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS

CURSO DE ADJUNTO DE COMANDO

[pic 2]

[pic 3]

FICHAMENTO CRUZADO

NOME COMPLETO: Fábio André Finatto                              GRAD: S Ten

GRUPO DE TRABALHO:  12            TURMA:   09                DATA: 01/10/21

TEMA DO ENSAIO:  A racionalização administrativa  possibilitando a ampliação da capacidade operacional das Organizações Militares do Exército Brasileiro.[pic 4]

REFERÊNCIAS: EB20-MF-10.101: Diretriz do Comandante do Exercito 2019. 1. Ed. Brasilia, 2019,  Portaria n° 295-EME, de 17 de dezembro de 2014.

FICHAMENTO: [pic 5]

        Este estudo visa analisar as possibilidade de reestruturação dos encargos administrativos nas organizações militares do Exército Brasileiro buscando  contribuir para o pleno emprego dos efetivos em suas atividades finalísticas. Para cumprir o objetivo desta pesquisa, estudou-se os princípios da administração pública, a forma de administração em ambientes militares, a proposta de racionalização administrativa do Exército Brasileiro e sua interação com o ganho de capacidade operacional na medida que as organizações se estruturam e gerenciam suas atividades fins e meio.

Nesse sentido, a administração das OM do Exército Brasileiro (EB) é um encargo que impacta diretamente na manutenção de sua capacidade operativa e seu poder de combate.

        No contexto da racionalização e implantação de estruturas administrativas comuns a várias unidades, definidas pela Portaria n° 295-EME, de 17 de dezembro de 2014, e consubstanciada no Plano Estratégico do Exército 2020-2023, a estruturação em bases regionais tem-se se mostrado uma opção quanto a execução de atividades administrativas comuns e quanto a desonerar Organizações Militares Operacionais (OM Op) de tais encargos.

A Adm Militar, já existente, necessita passar por um processo de reformulação ou modificação, em virtude de não estar realizando o seu objetivo, eficiente e economicamente. Este processo visa investigar as causas e analisar os fatos e as circunstâncias da inoperância ou da ineficiência; que pode ser traduzida simplesmente em um atraso evolutivo, e elaborar as normas, os meios e os métodos para corrigir as falhas e eliminar os defeitos.

A eficiência de uma organização está diretamente relacionada a sua capacidade administrativa de produzir resultados maiores com o mínimo de recursos. Este objetivo e um fator norteador da concepção estratégica do EB e do processo de transformação em andamento, buscando o eficiente emprego de técnicas e práticas administrativas para melhorar sua capacidade operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com