TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede de comunição

Por:   •  6/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

As redes de comunicação estão sujeitas a perturbações na transferência de dados causadas pela ação de ruídos presentes no canal. Esses erros comprometem as mensagens que são recebidas por um sistema receptor.

Esses erros são ocasionados por vários fatores encontrará mais informação nesse link abaixo; http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_ruido_em_redes_de_computadores.php

Desta forma, visando atingir uma maior confiabilidade do sistema, utiliza-se o bloco codificador do canal, cuja a principal função é a aplicação de códigos de controle de erros, que são métodos que buscam superar os efeitos de ruídos e interferências, presentes de forma degenerativa no canal de transmissão. Estes códigos se originaram de técnicas baseadas na introdução de redundância a mensagem a ser enviada, de forma que o receptor através de processamentos lógicos consiga identificar e aplicar uma medida de tratamento, caso o sinal recebido estiver sido corrompido 

As técnicas empregadas para o controle de erros podem ser classificadas em dois grupos principais: detecção e correção. Nas técnicas de correção de erros, é adicionado a mensagem original uma quantidade suficiente de redundância, para que no receptor, o decodificador seja capaz de identificar se a mensagem recebida foi corrompida a ponto de conter erros, e possa corrigir estes erros e recuperar a mensagem original. Já os códigos baseados em técnicas de detecção de erros, o codificador do canal adiciona redundância apenas para que o receptor deduza se houve o erro, mas sem identificar qual, e em seguida, caso o sistema possua algum mecanismo ARQ (Automatic-Repeat Request), solicite automaticamente uma retransmissão.

Soma de Verificação

 

Uma das técnicas de bastante destaque utilizada em comunicação de dados, também pertencentes a classe de detecção de erro, é o método de soma de verificação, mais conhecido como Checksum. Conforme Kurose e Ross (2006), é o método de codificação utilizado em protocolo UDP (User Datagram Protocol – Protocolo de Datagrama de Usuário), sendo mais especificamente aplicado na camada de transporte.

A soma de verificação também se trata um método simples, em que a soma dos inteiros de k bits e usar o total resultante como bits de detecção de erros. A soma de verificação da internet é baseada nessa técnica, os bytes de dados são tratados como inteiros de 16 bits e somados. O receptor verifica a soma de verificação calculando os complementos 1 da soma dos dados recebidos e averiguando se o resultado contém somente bits 1. Se qualquer um dos bits for 0, isso indicara um erro.

De maneira resumida, a codificação baseada em Checksum, consiste primeiramente em somar uma determinada quantidade de palavras de código que se pretende transmitir, sendo que em seguida são enviadas as palavras de código em questão juntamente com o resultado dessa soma. Após os dados serem encaminhados ao sistema receptor, é realizado o mesmo cálculo em cima dos pacotes recebidos, sendo em seguida o resultado comparado com a soma de verificação recebida. Se caso algum dado tenha sido adulterado, incluindo os da soma de verificação, os resultados não combinarão, permitindo que o sistema identifique que ocorreu um erro e que a mensagem está corrompida 

Exemplo:

[pic 1]

Note que não ouve erro na transmissão de dados só ocorre bits 1.Isso por que a soma das palavras juntas com a soma do o seu próprio complemento de 1 resultara uma sequência de bits 1 que é condição que garante que não ouve erro na transmissão de dados.

 Verificação de redundância cíclica. 

Os códigos CRC também são denominados de códigos polinomiais, uma vez que é possível considerar um sequencial de bits, como um polinômio de coeficientes 0 e 1. Neste contexto, de acordo com Kurose e Ross (2006), as operações matematicamente lógicas, empregadas neste método, são baseadas na aritmética polinomial.

Para detectar mudança acidental em cadeias de dados. Mensagens de dados entrando nesses sistemas recebem um pequeno anexo com um valor de verificação baseado no resto de divisão polinomial do seu conteúdo. No ato da recuperação do dado o cálculo é refeito e comparado com o valor gerado anteriormente. Se os valores não se mostrarem semelhantes podem ser aplicadas ações para correção de dados, evitando assim a corrupção dedados. CRC pode ser usada para correção de erros a partir de alguns métodos.

           O nome CRC vem da redundância do valor de verificação atrelado ao dado (A mensagem recebe um aumento em seu tamanho sem adicionar uma informação) e o algoritmo de validação é construído com laços de repetição cíclicos.

Explicação como método funciona:

Considere uma parcela de d bits de dados, D, que o emissor enviara para o receptor.

O emissor e o receptor devem primeiro combinar um padrão bits conhecidos como um gerador, que denominaremos de G onde r é o grau de G.

Vamos exigir que o bit mais significativo (o da extremidade da esquerda) de G seja 1 onde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (665.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com