TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Regressão Linear Multivariada

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO[pic 1]

 

EAC0547

Métodos Quantitativos 02

Profª: Dra. Tatiana Albanez

LISTA 02

Diego Silva Martins

                                                                                                               Nº USP 9252151

                                           

                                              São Paulo

                                           2019

a) Estime o modelo de regressão pelo método Enter do SPSS e analise todos os resultados obtidos: R2, teste F, teste t, sinais dos coeficientes;

O R² encontrado é  de 62,1%, esse percentual diz respeito ao quanto da variação de Y dependente é explicada pelas variáveis X´s independentes.

O teste F para o conjunto das variáveis apresentou sig < 0,05 o que significa que o modelo a princípio pode explicar a variável dependente Y, ou seja, existe pelo menos um beta diferente de zero.

O teste T revela que as variáveis Endividamento, Rentabilidade e ADR’s não tem significância estatística para explicação da variável dependente Y uma vez que apresentam sig. > 0,05; a constante também apresenta sig. Superior o que pode comprometer sua presença no modelo...

Todas as variáveis com exceção da emissão de ADR’s têm sinal positivo, o que indica que quanto maior essas variáveis, maior o nível de Evidenciação Ambiental, enquanto que a emissão de ADRs tem comportamento contrário.

b) Como visto, nem todas as variáveis foram significativas estatisticamente para explicar o nível de Evidenciação Ambiental das empresas brasileiras. Portanto, faz-se necessário analisar os pressupostos da técnica, visando identificar possíveis problemas quanto a amostra utilizada. Nesse sentido, analise o pressuposto de ausência de multicolinearidade entre as variáveis explicativas por meio da correlação entre as variáveis e pelas estatísticas TOL e VIF. Interprete os resultados obtidos e responda se há problemas graves de multicolinearidade;

As variáveis quantitativas Rentabilidade e Endividamento apresentam correlação linear de (– 0,798), sendo acima de 0,7 em módulo é considerado correlação forte, nesse caso negativa. Esse resultado indica problemas de multicolinearidade.

No entanto, as estatísticas TOL e VIF não apresentam problemas ou graves probemas de multicolinearidade, uma vez que os valores apresentados não estão acima de 05 e 10 respectivamente.

Model

Collinearity Statistics

Tolerance

VIF

1

(Constant)

Fator_TAM

,681

1,469

AUD

,744

1,344

RES

,673

1,486

ADR

,561

1,782

RENT

,319

3,136

END

,342

2,927

c) Obtenha a estatística d de Durbin Watson e responda: devemos analisar o pressuposto de ausência de autocorrelação serial dos erros para esta amostra? Justifique sua resposta;

O teste da estatística de ‘d’ de Durbin Watson não se aplica nesse caso uma vez que se trata de dados ‘cross section’ e não uma série de dados com ordenação temporal.

f) O que poderia ser feito para melhorar os resultados deste modelo de regressão caso haja o interesse de que todos os atributos representados pelas variáveis explicativas permaneçam no modelo para explicar Y?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (327.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com