TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação Econômica Brasileira E Seus Reflexos Nas Organizações Privadas

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.225 Palavras (17 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

                                                        Semestre[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

3 CONCLUSÕES.......................................................................................................16

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................17


  1. INTRODUÇÃO

                            O presente trabalho tem como finalidade propiciar a vocês uma análise da situação econômica e social do país e seus reflexos sobre as organizações privadas a partir da articulação dos conhecimentos ligados às diferentes disciplinas do semestre.

 Os temas abordados neste artigo têm como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, Macroeconomia e Microeconomia, Ética, Política E Sociedade E Métodos Quantitativos Seminário II, com o intuito de identificar os seus conceitos básicos de uma forma clara e objetiva.  

Mas do que isso estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador.

A execução deste trabalho tem como meta estudar os conhecimentos adquiridos durante o primeiro e segundo semestre do curso de Administração e aprimorar o entendimento sistêmico e interdisciplinar.

 Os dados apresentados no trabalho foram obtidos através de pesquisa bibliográficas nas mais diversas fontes conforme orienta o portfólio.

Vivemos recentemente uma das épocas mais conturbadas da história do Brasil.

Problemas na economia que se refletiram na política (ou vice versa) transformaram rapidamente um cenário de crescimento, inclusão social e bonança em um cenário de recessão, desconfiança e descrença geral.

Agora que o impeachment chegou ao fim e presidente da camara dos deputados foi cassado por um placar avassalador, muitos poderiam imaginar que a tranquilidade voltaria a reinar, mas não foi isso que aconteceu.

O mercado já esperava o impeachent ou, como se fala, já estava precificado.

 Portanto agora é que deve começar a prova de fogo para a retomada do crescimento do país.

Na parte econômica, os problemas estão bem diagnosticados e sendo tratados com seriedade, com isso as empresas privadas sofrem os impactos da refração da economia sendo afetada em todas os seus departamentos.

O que poderia ser feito em função de desta atual situação do país?


  1. DESENVOLVIMENTO

Quando se trata de uma crise econômica conjuntural, quando temos uma desaceleração, as empresas não demitem imediatamente, elas aguardam uma retomada. Nos últimos anos, o Brasil teve uma trajetória de crescimento sustentado.                            Com a crise de 2008, houve um período de recessão e a resposta veio relativamente rápido, o impacto no mercado de trabalho foi pequeno, considerando o cenário mundial.

Em 2010, já havia uma perspectiva muito positiva. "Isso é uma crise conjuntural, que é absorvida e continuamos numa trajetória de crescimento."

Nos últimos anos, apesar da desaceleração, o desemprego continuava caindo e o rendimento médio aumentando, porque havia ainda um conjunto de circunstâncias positivas.

 Vejamos abaixo no gráfico cujo foi acessado em 04/10/2016 no endereço abaixo descrito, o comportamento dos empregos formais do Brasil.

[pic 14]

A necessidade de ajustar as contas públicas agora, entretanto, gera efeitos recessivos, com forte impacto na expectativa empresarial, na maioria dos ramos de atividade econômica, em relação ao que é esperado para os próximos anos.

Apesar de ainda ser difícil de mensurar o peso disso, devido também a questões sazonais e ao impacto, como no caso da construção civil cujo é o assunto principal desta produção textual, da situação de grandes empreiteiras, está claro para a maioria dos especialistas, indica o professor politico que, ao contrário do que aconteceu até alguns anos atras esta crise econômica de agora deve afetar o mercado de trabalho de forma clara.

O setor de comércio e de construção civil, por exemplo, já tiveram um começo de ano muito ruim, e muitos ramos industriais vêm num processo de redução de postos. 

O país deve ter uma elevação da taxa de desemprego aberto ao longo dos anos, que pode não ser tão forte, mas que existirá.

O impacto também poderá ser visto de outras formas, como na qualidade dos empregos.

Muitas vezes, quando a situação piora, piora principalmente para os jovens, pela sua dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

(http://www.jb.com.br/economia/noticias/crise-economica acessado em 02/10/2016.)

REFERENCIAL TEÓRICO:

                         A economia brasileira já acumula 4 trimestres consecutivos de queda e o país vive uma recessão que deverá ser a mais prolongada da história do Brasil.

                         O país está 'mergulhado' em uma recessão profunda, segundo avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI), que, associada à crescente taxa de desemprego, ao aumento da dívida pública e às incertezas quanto à estabilidade política, impõe uma série de desafios para a retomada da confiança e do crescimento. Conceituaremos a partir de agora sobre as disciplinas estudadas neste semestre que são:

 Microeconomia E Macroeconomia

A microeconomia é o ramo da ciência econômica que estuda o comportamento e a forma pela qual as unidades isoladas que compõem a economia surgida no final da década de 30, quando também se criou a macroeconomia, apresenta uma visão ‘microscópica’ dos fenômenos econômicos, englobando a chamada teoria do consumidor, a teoria da produção, do custo e do rendimento e a teoria de preços: os preços relativos -- e sua determinação.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (491.7 Kb)   docx (190.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com