TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e Globalização

Por:   •  25/4/2020  •  Artigo  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Houve muitas transformações no trabalho ao longo dos anos, mas os responsáveis por essas mudanças foram a globalização, a revolução tecnológica e principalmente pela revolução digital. A globalização promoveu uma interdependência mundial nos últimos anos que trouxe consequências como: criação, investimento, crescimento e destruição de emprego. Porém hoje vivemos em uma revolução tecnológica, e essa nova fase gera mudanças nos salários, bem como no mercado e locais de trabalho. Mudou também as condições de trabalho, formas de contratação, quantidade e qualidade de postos de trabalho. Essa nova fase do mundo do trabalho vai gerar muitos desafios e todos incluindo políticos, empregados e empregadores devem estar preparados para se adaptar ao novo cenário

A agricultura é o setor que contribui menos em produção nacional, mas continua sendo uma importante fonte de trabalho. Grande parte desse trabalho é desenvolvido na agricultura familiar. Aqui geralmente o trabalho exige longas horas trabalhadas, incluindo todos os membros da família inclusive crianças. Em determinadas épocas do ano pode ter pouco rendimento ou trabalho

A indústria tem sido uma fonte de trabalho muito importante, mas nos últimos anos os empregos nas industrias tem diminuído em muitos países. Isso se deu pela indústria transformadora, pois com o aumento da utilização de robôs os postos de trabalho vêm sendo substituídos. Com essa mudança acelerada é pouco provável que a indústria crie e de oportunidades para os trabalhadores rurais.

O setor que mais cresce em nível mundial é o de serviços. O aumento do trabalho na área de serviços se deve ao crescimento do trabalho com uso do intensivo de conhecimento. Esse setor possui inúmeras tarefas, exige requisitos de competências e condições de trabalho que instigam o desenvolvimento humano de maneiras distintas. Com crescimento elevado esse setor exige que políticos deem atenção especial a ele, pois provavelmente é o setor que empregará a maioria das pessoas. A finalidade deve ser garantir que os serviços essenciais para o desenvolvimento humano e o progresso tecnológico sejam sustentados, com o objetivo de garantir aos trabalhadores que prestam esses serviços obtenham competências necessárias.

Algumas tecnologias têm mais chances de mudar as formas de trabalho incluindo: Internet móvel, automatização do trabalho do conhecimento, tecnologia de computação, impressão 3D, robótica avançada e armazenamento de energia. As características da revolução tecnológica atual apresentam desafios e oportunidades ímpares para o desenvolvimento humano, realizado através do trabalho. Os impactos sociais e econômicos gerados pelas tecnologias emergentes serão inevitáveis. Porém é de se esperar que as tecnologias que combinem com a globalização, que reforçam e transformam a vida e o trabalho das pessoas, criem novos modelos de negócios e oportunidades, elevem o crescimento e transforme o modelo de vantagens competitivas dos países. Toda essa transformação pode impactar negativamente o trabalho e os trabalhadores, porém é difícil que tudo continue como era com a revolução tecnológica.

A não muito tempo atrás os trabalhadores com competências especificas competiam por vagas de emprego em escala nacional. Hoje o mercado é global, os trabalhadores são submetidos a competir por um emprego em escala global, visto que as empresas multinacionais têm acesso a mão-de-obra em todo o mundo. O resultado das tecnologias digitais foi o aumento da concorrência tanto para trabalhadores como para empresas. As empresas foram obrigadas a fornecer produtos inovadores e baratos, e as tecnologias digitais permitiu que tenham acesso imediato as informações sobre hábitos e interesses de seus consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com