TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedades e Organizações

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à distância – AD1

Período - 2018/2º

Disciplina: Sociedade e Organizações

Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño

Aluno (a): ............................................................................................................................

Pólo: ....................................................................................................................................

• Cada questão vale dois (2) pontos;

Boa sorte!

1ª Questão:

A Sociologia surge, no século XIX, como forma de entender e explicar as transformações sociais e economicas advindas da mudanças provocadas pela Revolução Industrial, transformações politicas que alteraram as estruturas sociais e introduziram novas formas de organização politica. Marque, então a resposta errada a respeito da Sociologia e a Relação do Individuos com o Trabalho.

( ) Em meados do século XIX, a Sociologia surge como uma disciplina, em resposta aos desafios dos sociólogos de entenderem não só o que unia os grupos sociais, mas também de desenvolverem soluções para a desintegração social. Nesta o consumo para a sobrevivência tornou-se algo obrigatório, o que levou a maioria da população trabalhadora, nomeados de proletriado, a ter acesso amplo a este consumo.

( ) A Sociologia é uma resposta intelectual a situações surgidas com a Revolução Industrial; é uma das manifestações do pensamento moderno, passando a cobrir uma nova área do conhecimento não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Este ramo da ciência traz o entendimento que a partir das heranças biológica e social adquiridas dos pais e do contexto social em que vive que o ser humano desenvolve a sua mente, por meio de um processo contínuo de desenvolvimento físico e de aprendizagem.

( ) A mecanização, decorrente da Revolução Industrial, trouxe a redução dos preços e a popularização dos produtos, ampliando mercados e o desejo pelo consumo. Esta provoca uma intensa liberação de trabalhadores das atividades do campo e os leva a procurar trabalho nas cidades. Contudo o trabalho do operário era muito diferente do trabalho do camponês: tarefas monótonas e repetitivas, no qual não eram necessarias qualificações para fazê-lo. A partir de então a sociedade industrial se estabelece como uma nova forma de organização, alterando profundamente como os individuos passam a se relacionar em sociedade.

( ) Karl Marx, em sua teoria critica tem como um dos conceitos centrais do capitalismo a mais-valia, a qual é produzida nas organizações pelo emprego da força de trabalho. Este conceito explica que o operário vende a força de trabalho ao patrão e recebe em troca um salário. O produto deste trabalho do operário é vendido pelo patrão no mercado, e o lucro conseguido corresponde ao que ele deixa de pagar ao operário.

2ª Questão:

Concepção Contemporânea do Trabalho e O mercado de Trabalho e a Globalização são temas criticos para a boa gestão de uma organização. Com fins de verificar seu conhecimento sobre os temas identifique a afirmação errada:

( ) No contexto das relações sociais, o trabalho se insere como atividade inerente à realização plena dos seres humanos.Nesse contexto, não deve o trabalhador ser alienado do processo político, social e econômico quanto à atividade que realiza, um vez que, como agente do processo de trabalho, realiza um conjunto de ações e posições socioprofissionais.

( ) Com o comércio e o crescimento urbano se destacando nos anos finais da Idade Média, o mercado tornou-se o espaço por excelência das trocas, do comércio, ainda que iniciante. As mudanças ocorridas na estrutura produtiva determinaram a subordinação da agricultura aos interesses industriais, comerciais e financeiros, sediados nos centros urbanos, impondo-lhe, basicamente, duas funções: a de produtora de bens alimentares necessários ao abastecimento das cidades e a de produtora de matérias-primas para as indústrias.

( ) No mercado globalizado, um novo dispositivo tecnológico traz vantagem para o processo inovador. No caso de processo que eleve a produtividade, a empresa obtém vantagem de custo sobre seus concorrentes, vantagem esta que lhe permite obter maior margem aos preços vigentes de mercado, dependendo da elasticidade da demanda; permite ainda usar uma combinação de preço mais baixo e margem mais elevada do que seus concorrentes, para conquistar participação de mercado e obter ainda mais lucros.

( ) Na economia globalizada, em decorrência dos avanços tecnológicos, as transformações no trabalho fazem emergir um novo olhar para analisar a relação do homem com o trabalho. Neste contexto, os estudiosos do assunto acreditam que as reflexões sobre o processo de reestruturação produtiva e organizacional do mundo do trabalho apontam para a revigoração do modelo taylorista-fordista, dentro de novos cenários produtivos.

3ª Questão:

Marque a afirmação errada acerca dos temas O Sentido do Trabalho e O Ambiente Organizcional, nas opções abaixo:

( ) A contracultura é a negação da cultura dominante, que tem como base outros valores e ideologias. Ela é um movimento de contestação de caráter social e cultural que nasceu e ganhou força, principalmente entre os jovens com um espírito mais liberal. O que aconteceu foi um estilo de mobilização e contestação social, em que estes jovens promoveram uma inovação de estilos, e se voltaram para o anti-social aos olhos das famílias mais conservadoras permitindo, assim,o surgimento de novos meios de comunicação em massa.

( ) As pessoas nas organizações compartilham uma grande variedade de inter-relações. Seu trabalho pode exigir que se relacionem, troquem, aprendam e ajam de acordo com determinados padrões ou regras de convivência. Tais regras podem ser específicas de cada grupo em particular ou de cada organização em que estão inseridas. Nesse contexto, o grupo tem amplo poder de influência sobre o individuo, e a este só resta se adpatar, pois não tem capacidade alguma de influenciar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com