TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era da computacao_informatica

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

2013.1 NOTURNO

[pic 2]     A ERA DA COMPUTAÇÃO

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]        ERA DA COMPUTAÇÃO _________________________________  

No início, os computadores eram usados pelos militares e pelo governo para cálculos balísticos durante a II Guerra Mundial e também na tentativa de interceptar conversas sigilosas entre os países envolvidos na guerra.

Só após o fim da II Guerra Mundial que os computadores passaram a ser comercializados, e não tiveram apenas o seu uso destinado aos militares.

O primeiro computador digital surgiu no ano de 1951, por Mauchly e Eckert, batizado de UNIVAC (Universal Automatic Computer). Ele possuía varias válvulas a vácuo (aproximadamente 5.200) gerando um elevado nível de temperatura no local instalado, e também seu tamanho era imenso, que chegava a ocupar várias salas e necessitava que mais pessoas treinadas o operassem. O UNIVAC pesa 13 toneladas.

 

A partir do UNIVAC, os computadores dessa época eram chamados de 1ª- Geração.[pic 7]

Imagem extraída: http://www.computermuseum.li/Testpage/UNIVAC-1-FullView-B.htm

   

Os computadores da chamada II Geração se deve ao fato da descoberta dos transistores (um pequeno dispositivo que transferem sinais eletrônicos através de um resistor). Esse dispositivo revolucionou a eletrônica em geral, pois diminuiu o tamanho de alguns componentes eletrônicos e melhorou a sua capacidade de resposta.

Nessa época os computadores também receberam uma novidade importante que foi um marco até os dias atuais, pois a sua linguagem antes simbólica, era em forma de números.

Já na III Geração os computadores passaram a ser em circuitos integrados, onde os componentes eram ainda menores que o da geração anterior. Nessa nova fase os computadores melhoram em questões de softwares  *, e hardwares ** onde passaram a ter a existência dos microchips.

Os softwares ficaram cada vez mais aprimorados pela descoberta de novos programas, podendo citar um dos principais até a era Moderna que foi a Microsoft Word. Uma característica marcante nesse período foi a mudança na comunicação e o aperfeiçoamento das redes, que hoje são conhecidas como Internet (rede mundial de computadores).

Em termos de qualidade, comparado aos das outras gerações, o que mudou foi o surgimento de componentes capazes de armazenar dados milhões de vezes maiores, e a velocidade de resposta cada vez mais assustadora passou a consumir menos energia em baixas temperaturas.

Pessoas com mentes brilhantes como Bill Gates e Steve Jobs contribuíram fortemente com suas pesquisas no ramo da informática, que são essenciais até hoje em diversos ramos da sociedade, inclusive melhorando em setores importantes, como o da Medicina, e até mesmo na área da Administração, pois a partir de ferramentas descoberta por eles as maquinas passaram a auxiliar com mais perfeição o trabalho humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (96.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com