TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A flor e seus significados

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A flor e seus significados podem render lucros. Apostando nessa constatação iniciaremos o negócio nessa área e ganharemos muito.

Nosso olfato deve ir além do sentido comum a todo mortal. Ele deve saber identificar de longe as características e oportunidades que surgem num bom negócio dessa natureza. A floricultura precisa ser um lugar agradável e receptivo e para isso o nosso "nariz" é fundamental. Gostamos de flores tem-se nesse negócio a oportunidade de aliar o prazer do contato com elas em atender e agradar os clientes além de obter a garantia de uma fonte de lucros.

Montar uma floricultura exige a conjugação de três fatores básicos: sensibilidade para lidar com flores e plantas, noção de administração e estrutura comercial.

Neste tipo de negócio é muito importante ter um diferencial no atendimento à clientela. A experiência mostra que o trabalho não é simples, mas é sem dúvida gratificante. A diferenciação da concorrência baseia-se na qualidade dos produtos, atendimento e serviços, o cuidado com a embalagem, o bom gosto e o conhecimento das mercadorias são pontos fundamentais para a imagem da floricultura e, conseqüentemente, para a conquista do cliente.

OBJETIVO

           Buscar a melhoria contínua de serviços e processos, mantendo posição de destaque em nossa área de atuação e contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal de nossos colaboradores e parceiros comerciais.

Oferecer serviços e produtos de qualidade, gerando satisfação para nossos clientes, respeitando seus direitos como consumidores e propiciando a cada vez mais pessoas a alegria de presentear e emocionar seus entes queridos com praticidade, beleza e bom gosto.

Proporcionar a alegria, emoção e tranqüilidade para as pessoas e ambientes. Além de todos esses sentimentos queremos trazer para os adoradores de flores o conforto e comodidade, tendo como diferencial um “Hotel para Flores”, vamos oferecer este serviço para aquelas pessoas que viajam e não tem como cuidar de suas flores e plantas neste período. Além de obter a garantia de uma fonte de lucros.

JUSTIFICATIVA

           A idéia de montar uma floricultura surgiu quando sentimos a necessidade de 
ocupar nosso tempo extra em uma atividade que nos proporcionasse prazer e 
ainda nos desse uma ajuda financeira.

Escolhemos esse ramo devido a grande demanda, diante de outras empresas se destacou pela forma como trata os clientes, procurando sempre identificar o gosto e o jeito de cada um. Trabalhar com flores resgata a sensibilidade dentro das pessoas, renovando seus sentimentos e buscando novas sensações.

        No mercado a floricultura cria vantagens, porque consegue suprir as necessidades de todos seja novo, velho, homem ou mulher, a procura do produto é independente de datas especiais, visando um lucro maior para a empresa. 

DESENVOLVIMENTO

  • Histórico

A floricultura no Brasil, não é uma atividade recente os registros mais antigos remontam 1870 com a produção de orquídeas em Petrópolis no Rio de Janeiro, por Binot, encarregado de projetar e executar os jardins do palácio Imperial.

A produção de flores até a metade da década de 1960 era conduzida ainda de forma muito amadora. Eram cultivadas em chácaras, estavam próximas ás capitais estaduais.

A proliferação de conjuntos habitacionais privou uma parcela significativa da população de espaços para o preparo dos seus próprios jardins. A partir daí começa a ampliar o mercado para comercialização de flores e plantas.

Em 1948 imigrantes Holandeses se instalaram no leste paulista e fundaram a Cooperativa Agropecuária de Holambra, dedicada a várias atividades entre elas as flores. Com a Cooperativa a floricultura teve outro grande impulso. A Cooperativa de Holambra responde atualmente por cerca de 60% da produção de flores no Brasil. Em 1991 foi criada uma empresa para se dedicar especificamente a comercialização dos produtos.

A partir de 2000 a floricultura passa a fazer parte da agenda de políticas publicas, com a implantação do Programa do Desenvolvimento de Flores e Plantas Ornamentais do Ministério da Agricultura.

Gostamos de flores porque além de nos trazer tranqüilidade, elas são a forma mais natural de alegrar um ambiente. Traz-nos felicidade quando damos e recebemos, pois em pequenas pétalas colocamos muitos sentimentos.

O mercado das flores hoje movimenta muito lucro por ano, no Brasil o valor dessa movimentação é de R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 15 milhões só em exportação.

A venda de flores como presentes são grandes, principalmente por serem um bom negócio, onde alguém deseja felicidade de sucesso para outro alguém mandando flores ou plantas.

        Segundo Pires (2009) “O bom gosto é o conhecimento das mercadorias, são os pontos fundamentais para a imagem da floricultura e consequentemente, para a conquista do cliente”.

Para muitos cuidar de flores, plantar e cultivar são considerados uma forma de terapia, conseguem encontrar a paz em seu interior para sentir-se melhor. No mundo em que vivemos hoje em meio de crises é como se plantar uma semente fosse refugio, se desligar de tudo e todos, esquecer dos problemas.

  • A empresa
  • Razão Social: Marisol Flores e Eventos Ltda;
  • Localidade: Avenida Portugal, 320 – Santo André – SP;
  • Espaço Físico: 160m²;
  • Pessoas especializadas: 31 pessoas, nível técnico ou superior;
  •  Horário de Atendimento: Domingo á Domingo – 09h00 ás 21h00;

Quadro de Funcionários

Departamento

Quantidade de Funcionários

Gerência Geral

03 sócias

Gerência Financeira

01 sócia

Contabilidade Fiscal

Contas á Pagar

Contas á Receber

02

Caixa

01

Gerência Comercial

01 sócia

Marketing

02

Compras

01

Vendas

03 vendedores internos

01 vendedor para vendas internas e on-line

01 vendedor externo

Gerência Administrativa

01 sócia

Recursos Humanos

02

T.I. (assessoria)

01

Limpeza (assessoria)

03

Segurança (assessoria)

02

Motorista

02

Gerência de Produção

Atendimento Loja (produção)

Atendimento Eventos (produção)

07 sendo 02 estagiários

Total de Funcionários

31

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (591.4 Kb)   docx (125.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com