TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sociedade

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................04

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO .............................................................................04

2.2 EMPREENDEDORISMO ....................................................................................05

2.3 ÉTICA E RELAÕES HUMANAS .........................................................................06

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO.........................................07

3.1 EXEMPLO DE ORGANOGRAMA .......................................................................07

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................08

REFERÊNCIAS .........................................................................................................09



  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho será sobre duas empresas e suas questões sobre o cenário corporativo, relações profissionais e ética profissional.


  1. DESENVOLVIMENTO

O texto a seguir trata-se de uma empresa brasileira que tem o objetivo de desenvolver projetos tecnológicos para a filial de uma empresa alemã. Durante o processo de implantação do sistema acontece situações em que a ética dos funcionários é desafiada.

  1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Em 2014 a empresa brasileira Tecnosampa começou uma negociação com a filial da empresa alemã Steinadler para cooperar tecnologicamente para o desenvolvimento de Sistemas de Informações, visto que a Tecnosampa já esta a algum tempo no mercado e é reconhecida por suas inovações e tem comprometimento na entrega de seus projetos.

A empresa alemã Steinadler é industria química que possui décadas de trabalho e possui várias filiais por todo mundo, pois, é especializada na industrialização de tintas e solventes, sendo as tintas seu ponto forte. Alem disso, sua filial brasileira contribuiu com grande faturamento por estar em segundo lugar no mercado de tintas brasileiro.

Para representar a Tecnosampa, Silvio foi o escolhido por ser graduado na área de engenharia em uma universidade internacional alem de atuar como programador, analista de sistemas, coordenador e, até gerente na Tecnosampa. Por falar fluentemente alemão, ele conseguiu criar diálogos diretamente com a diretoria da Steinadler, tendo assim, um grande carisma e afinidade para com a tranqüilidade de ambas as empresas.

A parceria entre essas duas empresas se iniciou em 2009, pois, a Tecnosampa teria apresentado um projeto de software que agradou muito a Corporação Alemã, que em pouco tempo o modelo e o sistema brasileiro foi levado para as outras filiais espalhadas pelo mundo.

A Tecnosampa enfrentou vários desafios durante essa parceria, pois, Silvio encontrou muita dificuldade em alinhar as informações porque a gestão de requisitos foi o maior desafio do projeto por conta de que Oliveira não se preocupava claramente com esses requisitos. Além disso, os dados e ambientes do projeto foram entregues tardiamente, na qual ocasionou em muito retrabalho. Silvio na tentativa de alinhar um enquadramento chegou a originar um esboço de “boas intenções” para realizar mudanças, mas as evoluções eram mínimas na prática. A solução foi embutir um esforço de correção nos novos projetos, para que os erros de Oliveira fossem resolvidos de modo aparentemente transparente para a organização.

As soluções de tecnologia da corporação alemã eram distantes das boas práticas de desenvolvimento de sistemas do mercado de TI.

Pela empresa Tecnosampa, Silvio era instruído a ser permissivo com as falhas operacionais do gestor de TI da Stenadler para que a Tecnosampa aumentasse o faturamento.

Silvio entendia que a forma correta de implementar melhorias seria pela submissão da relação de melhorias para a aprovação da área de TI da matriz alemã. Já Oliveira não queria assumir em público suas falhas de especificação e se figurar como responsável por gastos para cobrir erros. 

  1. EMPREENDEDORISMO

Sr. Silvio, o Protagonista: representando a Tecnosampa, graduado em engenharia em uma universidade de primeira linha do País, com especializações e certificação em gestão de projetos, possui o cargo de gerente de projetos.

Sr. Nogueira, o Presidente: presidente da Tecnosampa, engenharo de formação que sempre trabalhara na área de tecnologia, como Presidente, ocupava uma posição na esfera diplomático – comercial da empresa.

Sr. Ferreira, VP Técnico: era responsável pela área de operações da empresa Tecnosampa, de modo que qualquer entrega era responsabilidade da área a ele subordinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com