TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACONTECIMENTOS INTERNACIONAIS ESPECÍFICOS

Por:   •  3/6/2018  •  Dissertação  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE – AMBIENTE GERAL

ACONTECIMENTOS INTERNACIONAIS ESPECÍFICOS

Dentre os aspectos que envolvem a análise do ambiente geral, a observância dos acontecimentos internacionais específicos se mostra de extrema importância, uma vez que envolve questões como tratados internacionais, acordos diplomáticos, guerras, dentre outros aspectos envolvendo as nações.

Tomando como exemplo, em caso de uma guerra internacional declarada, é possível observar o surgimento de oportunidades e ameaças. Ao mesmo tempo que a indústria, quase em sua totalidade, verifica uma estagnação ou retração do consumo em virtude dos tempos de conflito, a indústria bélica, por outro lado, deverá se preparar, uma vez que a demanda por armamentos e suprimentos bélicos muito provavelmente irá aumentar.

TENDÊNCIAS CULTURAIS

Os aspectos culturais, como valores, crenças e tradições, são determinantes nos padrões de consumo das sociedades e, por conseguinte, no comportamento das organizações em cada mercado específico.

Sendo assim, as organizações devem entender o contexto externo no qual está inserida para verificar as oportunidades e ameaças que podem surgir. Exemplo disso ocorreu com a McDonalds que, em virtude de 80% da população da Índia ser hindu e considerarem a vaca um animal sagrado, identificou a oportunidade de abrir a primeira unidade vegetariana no mundo. Rajesh Kumar Maini, porta-voz do McDonalds no norte da Índia, explicou a iniciativa: "Há uma grande oportunidade para os restaurantes vegetarianos na Índia, pois muitos indianos são vegetarianos". Outro aspecto que é importante ser observado decorre das festividades culturais, como é o caso do carnaval, momento de oportunidades para empresas que comercializam bebidas alcoólicas. Por outro lado, algumas tendências culturais podem representar ameaças para as organizações, como é o caso dos novos costumes de uma população mais saudáveis, que acabam por colocar em risco o futuro das redes de fast food.

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS

Em um mundo globalizado e em constante transformação, as mudanças tecnológicas ocorrem incessantemente, nesse contexto, surgem diversas oportunidades e ameaças para as organizações modernas. A introdução dos totens interativos que possibilitam o autoatendimento dos clientes de estacionamentos rotativos apresentou-se, ao mesmo tempo, como uma oportunidade para as empresas de estacionamento rotativo reduzirem seus custos com pessoal, e como uma ameaça, uma vez que as empresas que não dispusessem do capital necessário para investir nessa tecnologia, veriam seus custos altos quando comparados aos seus concorrentes, prejudicando a sua competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com