TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACORDO ADMINISTRATIVO

Projeto de pesquisa: ACORDO ADMINISTRATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS.

PROFESSOR(A) EAD. (INSERIR NOME)

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL (INSERIR NOME)

PROFESSOR-TUTOR EAD

Cidade-UF

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 0

2. ETAPA 1 – LICITAÇÃO 0

2.1. Definição de Licitação 0

2.2. Finalidades da Licitação 0

2.3. Importância dos Princípios da Licitação 0

3. ETAPA 2 – EXIGÊNCIAS DA LICITAÇÃO 0

3.1. Quem é obrigado a Licitar? 0

3.2. Modalidades de Licitação 0

3.3. Fases da Licitação 0

4. ETAPA 3 – CONTRATO ADMINISTRATIVO. 0

4.1. Principais pontos do Contrato Administrativo 0

5. ETAPA 4 – MODALIDADES DE UM CONTRATO ADMINISTRATIVO 0

5.1. Principais Modalidades de um Contrato Administrativo 0

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 0

REFERÊNCIAS 0

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta apresentação juntamente com motivo do tema escolhido, pode-se nomeá-lo como um expositor das formalidades Licitatórias e Contratuais.

Há mais de cento e quarenta anos a Licitação foi introduzida no direito público brasileiro, pelo Decreto nº 2.926, de 14.05.1862, que regimentava os serviços a cargo do então Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Com o estabelecimento de diversas outras leis que o trataram de forma simples, o procedimento licitatório foi consolidado, pelo Decreto nº 4.536, de 28.01.22, que organizou o Código de Contabilidade da União. A evolução do processo licitatório evoluiu com o objetivo de conferir maior eficiência às contratações públicas, na administração Federal, e estendida, com a edição da Lei nº 5.456, de 20.06.68, às administrações dos Estados e Municípios.

A concepção deste trabalho está direcionada aos Gestores e cidadãos, para que possam conferir um estudo acerca dos princípios administrativos relacionados às Licitações. Lembrando que a missão do Gestor Público deve estar embasada nos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade. Outros princípios regem a lei das Licitações e serão apresentados no decorrer do trabalho.

A estruturação desta atividade está baseada em demonstrações de caráter descritivo, onde é categórica a relevância incondicional ao atendimento dos Princípios Administrativos nas Licitações e Contratos.

2 – LICITAÇÃO

2.1. Definição de Licitação

Ao definir o que é uma Licitação, pode-se considerar que é um procedimento formal, formado por um conjunto de atos administrativos coordenados, onde tem como objetivo a escolha da melhor proposta e condição para a realização de um contrato com a Administração Pública, além de proporcionar equidade de tratamento aos licitantes.

Finalidades da Licitação

O processo licitatório incorre em três objetivos: proposta mais vantajosa, estabelecimento de oportunidade igual aos que desejam contar com a Administração Pública e por último, promover o desenvolvimento nacional sustentável.

Ressalta-se que, nem sempre a posposta mais vantajosa é a de menor preço.

Sempre atender o interesse público, essa deve ser a finalidade da licitação, buscando proposta mais vantajosa, como dita acima, bem como os demais princípios salvos pela Constituição.

2.3. Importância dos Princípios da Licitação

A importância desses princípios nos conscientiza da necessidade de realmente tratarmos a coisa pública com seriedade, respeitando e cumprindo as determinações da Lei, não apenas pelo dever e sim pelo despertar da consciência em nos tornarmos pessoas melhores.

Estudando o Livro-Texto, percebemos a importância dos princípios da licitação. E o que são Princípios? Princípios são as diretrizes e regras capazes de garantir a validade de um sistema normativo, ou seja, capazes de validar o procedimento administrativo licitatório. Existem vários princípios que regem tal procedimento.

Tendo feito a leitura do referido art. 3° da Lei das Licitações, identificamos os denominados princípios norteadores da licitação.

Em síntese, os princípios são os seguintes:

Princípio da legalidade, como diretriz que só permite à Administração Pública fazer o que a lei determina.

Princípio da impessoalidade, imposta aos procedimentos licitatórios no intuito de evitar discriminação de qualquer natureza.

Princípio da moralidade, exigindo que o administrador público exerça sua atividade dentro da probidade e moralidade administrativa.

Princípio da publicidade, para que haja transparência no procedimento licitatório.

Princípio da igualdade, em consonância com a isonomia constitucional, no intuito de evitar a preferência ou discriminação entre os proponentes.

Princípio do procedimento formal, com fiel observância aos atos e às fases que a lei, os regulamentos, as instruções e o edital determinarem.

Princípio da razoabilidade, visando ao bom senso e à racionalidade no momento de a Administração executar os chamados atos discricionários.

Princípio da proporcionalidade, semelhante ao princípio da razoabilidade, direciona a administração a não adotar medidas desnecessárias ou abusivas, principalmente no momento de aplicar sanções ao particular.

Princípio do julgamento objetivo, segundo o qual a decisão final deve ser tomada de forma objetiva, com base tão somente nos critérios estabelecidos pelo edital.

Princípio do sigilo na apresentação das propostas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com