TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE ANALISES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS

ADMINISTRAÇÃO NOTURNA – 3º SEMESTRE

- INDICES DE LIQUIDEZ

- INDICADORES DE ENDIVIDAMENTO

- INDICADORES DE RENTABILIDADE

[pic 1]

QUESTÕES

  1. Em qual ano a empresa apresentou a melhor capacidade de pagar suas obrigações de curto prazo? Justifique explicando o significado do índice analisado.

R: Em 2013, a empresa teve a maior capacidade de pagar suas obrigações de curto prazo. Seu índice foi de 1,69 neste ano, portanto este é um resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

  1. Analise a liquidez seca e a liquidez imediata em 2013 e 2014, explicando o que estes indicadores representam.

R: Em 2013, sua liquidez seca foi de 1,48 e em 2014 1,09; Portanto demonstra que a empresa nestes dois anos foi capaz de pagar suas obrigações de curto prazo sem os estoques.

Em 2013, sua liquidez imediata foi de 1,06, portanto neste ano a empresa foi capaz de pagar suas dividas de curto prazo só com o dinheiro do caixa. Já em 2014, sua liquidez foi de 0,79. Portanto neste ano a empresa não foi capaz de pagar suas dividas de curto prazo apenas com o dinheiro do caixa.

  1. Nos três anos analisados, a empresa utilizou mais capital próprio ou de terceiros? Justifique sua resposta.

R: Em 2012, 51,83% do ativo total foi financiado com recursos de 3º. Em 2013, 57,33% foi financiado com recursos de 3º. E em 2014, 58,79% foi financiado com recursos de 3º. Portanto, nos três anos analisados, a empresa utilizou mais recursos de terceiros.

  1. Em qual ano o retorno obtido sobre o capital próprio foi maior? Explique a importância deste indicador

R: Em 2014 foi o ano que obteve o maior retorno sobre o capital próprio. A importância deste indicador é que analisa o retorno sobre o capital investido pelos sócios.

  1. Você recomendaria à compra de ações desta empresa? Justifique.

R: Sim, pois na maioria dos casos a empresa conseguiu cumprir com suas obrigações e mostrou resultados satisfatórios em toda nossa pesquisa.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Grupo São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 22 milhões de toneladas de cana (20 milhões de capacidade proporcional à participação acionária). Possui quatro usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto (SP); Iracema, em Iracemápolis, na região de Limeira (SP), Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia (GO), esta última uma joint-venture com a Petrobras Bicombustível. A companhia também possui uma unidade para produção de ácido ribonucléico, a Omtek, também localizada em Iracemápolis.

O escritório corporativo encontra-se na capital paulista e o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) está em Pradópolis. O local reúne as áreas administrativas, financeira, jurídica, de recursos humanos e de suprimentos, além de informática e controladoria.

O conceito de grupo empresarial foi consolidado nos últimos anos com a padronização de uma marca. Isto ajudou a fortalecer o desempenho, principalmente com a abertura do capital da companhia em 2007, buscando assim uma competitividade cada vez maior nos mercados em que atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com