TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise demonstrações contábeis

Por:   •  13/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

  A Análise das Demonstrações Contábeis é uma ferramenta de suma relevância para a identificação da situação econômico-financeira de uma empresa, e até mesmo a eficiência e desempenho de sua administração. Esta análise tem como objetivo considerar a importância dos indicadores financeiros na tomada de decisão dentro empresa Celulose Irani S.A. Através dos Índices de Liquidez, atividade, endividamento e rentabilidade procura-se identificar a saúde econômico-financeira da empresa, comparando seus desempenhos entre os exercícios de 2015 e 2016 medindo sua capacidade de pagamento, estrutura de capital, assim como a rentabilidade em função dos investimentos e patrimônio líquido. Para isso, utiliza-se o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício dos anos acima citados.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

DESENVOLVENDO TÓPICOS

  1. BALANÇO PATRIMONIAL- Análise Vertical e Análise Horizontal                    
  1. ATIVO.

O total do ativo cresceu 1,29% em relação a x1, esta fato ocorreu devido ao crescimento de 17,79% do ativo circulante, sendo representado principalmente por Bancos conta vinculada que aumentou 377,63% e por contas a receber de clientes que teve um aumento de 13,52%.
O total do ativo não circulante representou uma queda de -3,57%, os principais motivos da queda foram pelo fato do ativo biológico ter tido uma queda de 10% e também os investimentos e controladas que caiu 2,58%.
De acordo com a análise vertical notamos que as principais contas do ativo são: Imobilizado com 50,54% e Ativo biológico com 14,01%.

  1. PASSIVO.

 O total do passivo teve uma queda de 2,16% em relação a x1, este fato ocorreu devido a diminuição de 10,46% do total do passivo não circulante, sendo representado principalmente pela diminuição do Parcelamento tributário em 89,38% e do debentures não circulante de 76,50%.
O total do Passivo circulante aumentou em relação a x1, principais fatos foram aumento de dividendos a pagar com 783,92% e debentures 46,43%.
De acordo com análise vertical notamos que as principais contas do Passivo são: Empréstimos e financiamentos não circulante com 49,40% e Empréstimos e financiamentos circulante com 21,62%.

.

1.3– PATRIMÔNIO LIQUIDO.

 O total do patrimônio liquido teve um aumento de 1,29% em relação a x1, este fato ocorreu devido ao aumento de 74,60% do Ajustes de avaliação patrimonial e de 12,25% de aumento no Patrimônio líquido atribuível aos acionistas controladores.
De acordo com a análise vertical notamos que as principais contas que representam o Patrimônio liquido são: Patrimônio líquido atribuível aos acionistas controladores com 26,50% e capital social com 9,64%.

  1. Demonstração Resultado do Exercício- Análise Vertical e Análise Horizontal  

2.1 Analise Geral do DRE.

Ao analisarmos o DRE, evidenciamos que a organização avaliada teve um acréscimo na Receita Liquida de Venda de 2,38% comparando o ano de 2015. Em contrapartida o Lucro Prejuízo Líquido do Exercício não acompanhou esse crescimento e tivemos um prejuízo significativo. Podemos evidenciar as principais contas que contribuíram para esse prejuízo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (629.4 Kb)   docx (646 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com