TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EMPRESA LOJAS AMERICANAS

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 3]

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

EMPRESA LOJAS AMERICANAS

Maio/2020

[pic 4]

Elaborado por: Renato Bernardes Filho

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: 0320-0_4


Introdução

Este trabalho tem como objetivo calcular e apresentar a análise dos indicadores econômicos e financeiros da empresa Lojas Americanas, utilizando as demonstrações contabéis do ano de 2016 e 2017.

Relatório destacará os seguintes tópicos:

  • Introdução;
  • Análise horizontal;
  • Análise vertical;
  • Cálculo dos índices de liquidez;
  • Cálculo da estrutura de capital;
  • Cálculo da lucratividade;
  • Cálculo da rentabilidade e
  • Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa.

Desenvolvimento

Lojas americas vem tendo em sua administração um trabalho arrojado de expansão e desenvolvimento. Podemos verificar confome dados retirados dos relatórios anuais da empresa, que em 2017 foram inauguradas 195 novas lojas, 102 lojas a mais em comparação com as 93 lojas  inauguradas em 2016, chegando a um total de 1.306 lojas, presentes em 522 cidades.

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

Vamos analisar os indicadores no detalhe e entender melhor o seu desemprenho.

Análise horizontal

Análise horizontal tem como objetivo comparar as linhas das demonstrações contábeis com anos anteriores, assim identificando crescimento ou queda dos itens em percentuais.

[pic 8]

        Analisando e realizando a comparação dos indicadores, veremos um aumento em Ativo Total de 36%, da mesma forma com o Passivo + Patrimonio Líquido que teve o crescimento em 36%. No Ativo Total devemos considerar o valor de 592% de aumento em caixa e bancos, que impactou significamente no resultado do Ativo circulante que teve um aumento em  52% em comparação a 2016. No resultado total de Ativo Não Circulante  teve crescimento de  20%, destacando os 26% de aumento em Realizável a Longo Prazo e 20% em investimentos e imobilizados. Já em Passivo Circulante teve um aumento em 27% atentando para como chegou neste número, em Emprestimos e financiamentos aumento em 75,9% e obrigações sociais e trabalhistas vemos um aumento de 69,6%, porém uma redução de 16,4% em outros passivos operacionais e 11,5% em dividendos. Em Passivo Não Circulante que fechou em um aumento de 12,7%, o valor consideravel foi em Passivo com partes relacionadas que teve aumento em 155,7%. Patrimônio líquido aumentou em  132,2%, impactado principamente pelo aumento de 172% em Capital Social Realizado.

[pic 9]

 Analisando o DRE vemos aumento de 24% em Despesas gerais e administrativas, porem uma redução em 13,8% em Resultado de equivalência e conseguindo atingir um aumento em Receita Bruta de 5,3% e 18,9% de aumento em receitas financeiras, possibilitou fechar em um aumento de 12% em Lucro Líquido.

Análise Vertical

Análise vertical analisa os percentuais de cada item do demonstrativo em relação ao total do seu respectivo grupo, assim possibilitando ver onde e qual verba tem maior impacto no total de de seu grupo.

[pic 10]

Analisando os resultados acima, identificamos um crescimento na liquidez da empresa ao aumentar o Ativo circulante de 52% para 58% e dimuir seu Ativo não circulante de 48% para 42%. Houve  uma redução em seu passivo total em comparação com o periodo anterior, o que demonstra que esta menos endividada, chama atenção verbas de financiamento de terceiros, o que afeta no valor final do patrimonio liquido, que passou de 15,6% para 26,6%.

[pic 11]

    Analisando a DRE, vemos valores em percentuais muito semelhantes entre os dois periodos, mantendo praticamente uma manutenção no resultado do Lucro íquido, percentuais semelhantes no resultado bruto e despesa operacionais.

Índice de Liquidez

     Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações.

Liquidez Imediata: Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.

Liquidez Corrente: Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores, folha de pagamento).

Liquidez Seca: Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

Liquidez Geral: Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo.

[pic 12]

A empresa conseguiu melhorar sua liquidez, visto que todos os indices melhoraram, porem vemos que os indices de Liquidez imediata e Geral ainda são baixos, pois estão menor que 1.

Estrutura de Capital

A estrutura de capital é maneira como a empresa realiza a combinação entre estes dois tipos de capitais. O capital de terceiros representa as dívidas e fontes de financiamento da empresa; já o capital próprio é a parte do capital que pertence aos sócios ou acionistas.

[pic 13]

Analisando, vemos que o Capital circulante líquido dobrou, capital de giro aumentou e sua imobilização do capital próprio reduziu pela metade.

Lucratividade

Lucratividade é o indicador que mostrará a eficiencia operacional do negocio em relação ao trabalho realizado e seu desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (822.1 Kb)   docx (2.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com