TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE BALANÇO CIA SUCESSO NOVA ERA DA CONTABILIDADE

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PROCESSO DE FUSÃO 4

2.1 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS CIA GARCIA 5

2.2 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS CIA PROENÇA 6

2.3 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS CIA SUCESSO 7

2.4 BALANÇO PATRIMONIAL CIA SUCESSO 9

3 ANÁLISE DE BALANÇO CIA SUCESSO 10

4 NOVA ERA DA CONTABILIDADE 14

4.1 ENTREVISTA COM PAULA ANTONIA- HOSPITAL SANTA MARIA 16

4.2 ENTREVISTA COM ANTONIO CARLOS –UNIMED 17

5 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

APÊNDICE 20

1 INTRODUÇÃO

Com a situação da economia sendo cada vez mais globalizada e competitiva, as empresas precisam se tornar cada dia mais atualizado no mercado, estando sempre atentas e trabalhando em novas estratégias de organização e investimento. As vezes é necessário reestruturá-las de tal maneira que elas possam ser beneficiadas sendo por meio de uma incorporação, fusão ou cisão, de forma que tal reestruturação proporcione algumas vantagens, como novas tecnologias, produtos serviços com maior qualidade, melhores preços, maiores vendas, redução da carga tributária com isso empresa possa se manter no mercado. (ALMEIDA, 2007).

Realizar uma Fusão é a operação pela qual unem-se duas ou mais sociedades para assim formar uma nova sociedade, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações já trazidos da sociedade anterior. Sendo assim duas empresas se juntam, juntando e colocando a dispor uma da outra os seus ativos e passivos para a constituição de uma terceira organização mais beneficiada, desaparecendo as duas anteriores.

Advindo disso o objetivo deste trabalho é estruturar a contabilização do processo de fusão de duas empresas sendo duas companhias: Proença e Garcia para a criação de uma nova entidade, sendo um objetivo também analisar os indíces econômicos financeiros da nova empresa criada a partir das duas e por último discutir sobre a importância dos Sped para as organizações empresariais brasileiras na nova era da contabilidade.

2 PROCESSO DE FUSÃO

Um dos motivos para a fusão, incorporação e até para a cisão das sociedades é a competitividade atual dos mercados e um dos fatores relevantes para tal situação é o fenômeno da globalização mundial, responsável pela derrubada de diversas barreiras entre os países.

Essa ocasião obriga as empresas a evoluírem sob pena de se tornarem insignificantes a ponto de deixarem de operar em razão da concorrência, que não é mais apenas nos seus mercados nacionais, pois as transnacionais se expandem com grande velocidade, constituindo novas sociedades e revolucionando os mercados produtivos, societários, trabalhistas, consumidor, entre outros. (BAUTISTA; MIRANDA, 2009).

O mesmo autor explica sobre a fusão de sociedades:

A fusão de sociedades está disposta em nossa legislação no Código Civil nos artigos 1.119 a 1.121, além de outras disposições contidas no art. 228 da Lei de das Sociedades Anônimas (Lei nº 6404/76). Nosso legislador assim definiu a fusão de sociedades, na LSA: “A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”. Podemos dizer que a fusão de sociedades é a reorganização de capitais visando à concentração das participações das empresas no mercado, pela união de duas ou mais empresas, formando uma nova sociedade que sucederá as fundidas em direitos e obrigações, extinguindo as empresas fundidas, mas não as dissolvendo em razão da sucessão dos direitos e obrigações pela nova sociedade. (BAUTISTA; MIRANDA, 2009, p.3).

Bautista e Miranda (2009) também relatam sobre a incorporação societária, à qual uma empresa denominada incorporadora absorve outra sociedade denominada incorporada. Sendo assim nesse caso, a sociedade incorporada deixa de existir, ela extingue-se, mas, assim como na fusão ela não se dissolve.

A organização incorporadora assume as responsabilidades e os débitos da incorporada, ou seja, os credores da incorporada terão seus créditos garantidos pela incorporadora. Isto implica que os ativos das empresas são somados e os passivos da incorporada assumidos. Diferenciamos a incorporação da fusão pelo fato de que na fusão se tem a constituição de uma nova empresa e na incorporação a incorporadora se mantém ativa e a incorporada se extingue, ou seja, não há o surgimento de nova empresa.

Sobre a cisão é importante dizer que:

A cisão das sociedades é uma forma de reorganização societária que objetiva maior organização administrativa, otimizando assim diversas funções da empresa tornando-as mais competitivas no mercado através da transferência de capital de uma empresa para outra(s); sendo que, a empresa que absorve tal capital sucede a cindida nos direitos e obrigações correspondentes á parcela absorvida, onde podemos falar então em cisão total ou cisão parcial. Cisão total se dá quando todo o capital de uma empresa é dividido entre duas ou mais sociedades, que absorvem o capital e a sucedem em direitos e obrigações, extinguindo-se a sociedade cindida. Na cisão parcial apenas uma parcela do patrimônio é distribuída para outras empresas, sendo que cada uma será responsável em ralação à parte absorvida do patrimônio. Destacamos que para a absorção da parcela de capital que receberá, a sociedade empresária pode ser preexistente ou ainda pode ser criada exclusivamente para receber tal capital. (BAUTISTA; MIRANDA, 2009, p.5).

2.1 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS CIA GARCIA

Em 31/03/2X13, a Assembléia Geral Ordinária das empresas CIA GARCIA (fusionada) e CIA PROENÇA (fusionada) aprovaram todos os protocolos e procedimentos preliminares cabíveis nos processos de fusão: nomearam os peritos, autorizaram os administradores a praticar os atos necessários à fusão, bem como os laudos técnicos com a avaliação patrimonial das empresas, pelo seu respectivo valor contábil, dando inicio a NOVA sociedade denominada CIA SUCESSO.

Os lançamentos de transferência de saldos da Cia Garcia para a nova Companhia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com