TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FINANCEIRA, CUSTOS E MERCADO DE CAPITAIS

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 ANÁLISE FINANCEIRA 5

2.2 ANÁLISE DE CUSTOS 6

2.3 MERCADO DE CAPITAIS 10

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Para CHIAVENATO (1993) administrar nos dias de hoje significa fazer uma leitura dos objetivos propostos pelas instituições e empresas e transformá-los em ação organizacional partindo das funções administrativas, ou seja, do planejamento, organização, direção e controle através do esforço de todos, realizado em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos propostos da maneira mais adequada à situação.

Este trabalho tem como finalidade desenvolver habilidades relacionadas a análise financeira de uma organização em fase inicial de atividade, observando aspectos de gestão financeira e orçamentária, de gestão de custos e de mercado de capitais. Propiciando aos discentes interpretar as informações financeiras contribuindo de maneira eficaz para o entendimento e fixação dos assuntos estudados ao longo do semestre.

Neste trabalho iremos apresentar a empresa Ases indomáveis. A intenção é que ao concluirmos o trabalho, seja destacada a importância das análises financeiras e de custos para que a organização se destaque no mercado e assim valorize suas ações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE FINANCEIRA

A administração financeira e orçamentária é uma área que trata dos assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos, etc. Em grande parte dos casos de falência das empresas acontece, principalmente, por conta da falta de informações financeiras precisas sobre o balanço patrimonial da empresa e problemas que decorrem do setor financeiro. Várias vezes os erros originam se de um controle incorreto, e acometem em grande parte um gestor de finanças desqualificado e despreparado.

Para Gitman (op. cit., p. 16), o objetivo da administração financeira está ligado ao objetivo da empresa: maximização de seu lucro e de seus acionistas. Sua função é criar mecanismos de análise e controle, para orientar e influir nas tomadas de decisão que resultem em maior retorno financeiro para a empresa.

O setor financeiro é considerado por muitos o principal combustível de uma organização, pois se o mesmo for mal gerido, provavelmente a empresa não apresentará um crescimento apropriado e autossuficiente. A administração financeira e orçamentária busca uma melhor rentabilidade sobre o investimento realizado pelos sócios e acionistas, através de métodos otimizados de uso de recursos, em alguns casos, escassos. Por esse motivo, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica deste setor.

A empresa Ases Indomáveis é uma empresa que está no começo das suas atividades, tem como estratégia inicial captar o máximo de recursos para a riqueza dos seus acionistas e manter condições legais para operar no mercado. A empresa trabalha com a fabricação e comercialização de máquinas para fabricação de alimentos para revenda; um empreendimento promissor porem ainda distante de oferecer estabilidade a seus acionistas. O gestor da empresa busca a aplicação de recursos para obter novos equipamentos com o intuito de otimizar consideravelmente a produção e torná-la mais eficaz. Foram realizadas várias pesquisas para o empreendimento, onde o orçamento de caixa é realizado diariamente e isso ajuda a manter o controle dos ganhos e poder investir na compra de novas matérias-primas, aproveitando ofertas ou prazos mais significativos. Sobre o orçamento do caixa ele é elaborado e acompanhamento mensalmente e diário de fluxo de caixa projetado. Como quase toda ciência a administração financeira traz em seu centro suas técnicas, métodos quantitativos e a estrutura conceitual, onde agrega sua importância à empresa, por outro lado, o papel do gestor financeiro passou a ser mais exigido, por consequência da necessidade de um profissional bem capacitado no mercado.

Seja como diretor, gerente ou apenas um controlador, SANVICENTE (1987) (op. cit.) diz que o administrador financeiro é um indivíduo preocupado com a obtenção, a análise e o controle dos recursos financeiros e dos resultados econômicos da empresa ou de uma de suas atividades. Ele acompanha de perto o comportamento das entradas e saídas de fundos, do fluxo de caixa das atividades. Responsável pela elaboração, controle e análise dos dados financeiros, em conjunto com a contabilidade, elabora relatórios gerenciais e previsões financeiras de apoio à tomada de decisões.

O gestor financeiro moderno necessita possuir uma visão sistêmica da organização para identificar oportunidades e ameaças internas e externas, partindo desse princípio, em referencia a empresa Ases Indomáveis, se faz necessário realizar uma analise financeira para saber a viabilidade do negócio, pois uma das metas da empresa é a capitalização de novos acionistas, para isso o gestor financeiro diante de tanta complexidade do mundo organizacional necessita de uma visão holística da empresa e de sua relação com o ambiente externo, pois conhecimentos financeiros técnicos e métricos se mostram insuficiente sendo preciso uma abertura para valores e informações estratégicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com