TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS GESTÃO AMBIENTAL E RESPOSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

APS GESTÃO AMBIENTAL E RESPOSABILIDADE SOCIAL

A conservação e a proteção do meio ambiente do planeta Terra apresentam-se como pauta obrigatória nas discussões atuais sobre os desafios da sociedade contemporânea. Esse tema ganhou especial relevância quando os graves problemas de poluição e de degradação ambiental e social passaram a influir negativamente na qualidade de vida da sociedade global. Todos os cidadãos, e em especial os administradores ligados a organizações, têm uma importante parcela de responsabilidade e de contribuição a oferecer no enfrentamento desse desafio. Sendo assim, objetiva-se neste segundo módulo desenvolver uma visão crítica da situação atual, e oferecer uma formação tanto para o seu conhecimento pessoal quanto para a sua prática profissional, através de bases conceituais, apresentação de problemas ambientais e principalmente apresentando instrumentos de gestão que o auxiliarão em mudanças e alternativas que agregam valor tecnológico, inovação, sustentabilidade e ética. Sendo assim, responda as questões abaixo:

  1. O que é o meio Ambiente? Defina.

Segundo a Lei nº 6.938 o conceito de meio ambiente é definido como um conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga, e rege a vida em todas as suas formas.

  1. Quando e como os problemas ambientais começaram a se agravar no nosso planeta?

 A poluição começou de verdade com a Revolução Industrial, com a criação de fábricas e o início das produções em massa, devido ao enorme consumo de matérias primas utilizadas na indústria e aos grandes volumes de resquícios deixados no processo de produção.

3. O que é o Efeito Estufa?

Efeito estufa é o nome dado à retenção de calor na baixa atmosfera da Terra causada pela concentração de gases de diversos tipos. É em função deste fenômeno natural que temos uma temperatura média na faixa de 15ºC. Sem este fenômeno, a temperatura média do Planeta seria de -18ºC. Os gases estufa (que impedem a dispersão do calor gerado pela superfície do Planeta, após este receber a radiação solar) de maior concentração na Terra são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), compostos de clorofluorcarbono (CFC) e o vapor  de água (H2O). A maioria deles é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), florestas e agricultura.

4. O que é o Aquecimento Global?

A entrada da radiação solar tem de ser equilibrada por uma saída de calor enviada pela Terra. Quando atinge superfície a superfície da Terra a radiação transforma-se em calor e é, em parte, retornada para o espaço quando, devido à existência dos gases de efeito estufa, fica aprisionada na Terra.

5. Cite três consequências do Aquecimento Global.

-Aumento do nível do mar

- Derretimento das geleiras

- Propagação generalizada de doenças tropicais ( dengue, malária, etc..)

6. Por que a água é um dos problemas mais importantes a ser enfrentado neste século?

 Devido aos desperdícios, descaso e contaminação e a falta de conscientização podem levar à escassez  de água, causando inúmeros  problemas para a vida na Terra, podendo ocasionar até conflitos entre países por causa da água, atualmente o motivo é o petróleo. As causas básicas do crescimento da demanda de água são: o crescimento da população, a urbanização e a expansão da agroindústria, e as perspectivas para o futuro são preocupantes. Além das fontes comumente utilizadas para o abastecimento, como é o caso dos nossos rios e nascentes, primeiros a sofrer a sofrer ações negativas da nossa urbanização, condenados a serem depósitos de lixo.

7. O que causa a chuva ácida e o que podemos fazer para evitá-la?

A chuva ácida é causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima do combustíveis fósseis e pelo nitrogênio para formar dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Estes se difundem pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Um pouco de ácido clorídrico também é formado. A chuva ácida pode ser evitada se as emissões de CO2 e a utilização de produtos químicos forem reduzidos, diminuir o uso de automóveis, utilizar fontes de energia renováveis como a eólica e a solar, purificação dos escapamentos dos veículos (utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico), utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre, plantar árvores.

8. Por que os resíduos sólidos são tão problemáticos? Somos responsáveis por isso? Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, ambiental, econômico e estético. Com o crescimento acelerado das metrópoles, do consumo de produtos industrializados, e mais recentemente com o surgimento de produtos descartáveis, o aumento excessivo do lixo tornou-se um dos maiores problemas da sociedade moderna. Isso é agravado pela escassez de áreas para o destino final do lixo. A sujeira despejada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas, do ar e agravou as condições de saúde da população mundial. O volume de lixo tem crescido assustadoramente. E nós somos os responsáveis por isso.

9. Que representam meio ambiente e desenvolvimento sustentável?

meio ambiente é um sistema formado por elementos naturais e artificiais relacionados entre si e que são modificados pela ação humana. Trata-se do meio que condiciona a forma de vida da sociedade e que inclui valores naturais, sociais e culturais que existem num determinado local e momento. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Isso significa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

10. O que é o Protocolo de Kyoto? Quais formam os países que não retificaram o protocolo de Kyoto?

O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Este acordo entrou oficialmente em vigor em 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão). Os países devem colaborar entre si para que sejam atingidas as metas, O Protocolo de Kyoto sugere algumas ações, como por exemplo: aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar); proteção de florestas e outras áreas verdes; otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional; diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico e definição de regras para a emissão dos créditos de carbono. Os países que retificaram o protocolo foram os EUA e a China.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com