TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Da Sustentabilidade Do Ambiental Ao Social Do Social Ao Econômico

Casos: Trajetória Da Sustentabilidade Do Ambiental Ao Social Do Social Ao Econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

Psicanálise

Sigmund Freud (1856-1939) foi um medico Vienense que alterou radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável á de Karl Marx compreensão dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar os processos misteriosos “do psiquismo, suas regiões obscuras”,isto é, as fantasias os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem,como problemas científicos.a investigação sistemática desses problemas levou Freud á criação da Psicanálise.

Os principais conceitos da psicanálise são divididos em quatro que é:

A realidade psíquica que no processo terapêutico e de postulação teórica, Freud inicialmente entendia que todas as cenas relatadas pelos pacientes tinham de fato ocorrido posteriormente, descobriu que poderia ter sido imaginada, mas com a mesma força e conseqüência de uma situação real. Aquilo que para o individuo assume o valor de realidade e é isso que importa, mesmo que não corresponda a realidade.

O Id constitui o reservatório da energia psíquica e é onde se localizam as pulsões: a de vida e a de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente na primeira teoria, nesta teoria são atribuídas ao id, que é rígido pelo principio do prazer.

O Ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. Procura dar conta dos interesses das pessoas. É rígido pelo princípio da realidade, que, com o princípio do prazer rege o funcionamento psíquico.

O supremo origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego refere-se a exigências sociais e culturais.

Piaget:

Jean Piaget (1896-1980) nasceu em Neuchâtel, Suíça. Desde cedo demonstrou interesse pela natureza e pela ciência. Dedicou suas pesquisas a descoberta sistemática da evolução mental da criança. A psicogênese (psicologia genética) representava para Piaget a possibilidade de estudar as transformações ocorridas no processo de transição dos estados de conhecimento, numa investigação das funções mentais a partir de sua gênese. Sua base teórica é biológica e evolucionaria, bem como cognitiva (estuda o desenvolvimento da mente).

Piaget dedicou sua vida a pesquisas e descoberta sistemática da evolução mental da criança o desenvolvimento da mente, ele realizou pesquisas no intuito de compreender melhor a criança. Segundo Piaget o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação acomodação, ele afirma que o individuo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Em sua teoria há quatro períodos de desenvolvimento cognitivo, o sensório motor, o pré- operacional operacional concreto e operacional formal. A teoria de Piaget não é uma teoria de aprendizagem e sim uma teoria de desenvolvimento mental. Seus principais conceitos são assimilação, acomodação e equilíbrio.

Vigotsky

Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934), principal representante da chamada psicologia histórico-cultural, estudioso que enfrentou o desafio de construir uma nova psicologia que desse embasamento cientifico também a pedagogia, Vigotsky

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com