TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y, Z, M

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

Laureate International Universities

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y, Z, M

MANAUS

2014

EDINEI GARRIDO DE MORAES

EDIANE SOUZA

ROZINETE MALLMANN

THIAGO DE OLIVEIRA

VANDERLEIDE DOS SANTOS FREITAS

GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y, Z, M

[pic 1]

MANAUS

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO        

1- BABY BOOMER: OS FILHOS DA GUERRA        

2 - A GERAÇÃO X        

3 - A GERAÇÃO Y        

4 - A GERAÇÃO Z        

5 - A GERAÇÃO M        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa abordaremos o tema: Gerações que se divide em cinco gerações, sendo a primeira a Geração Baby Boomer (1940 a1960) formada por filhos de soldados sobreviventes da segunda guerra mundial, a geração X(1960 A 1980) que vivenciou momentos de revoluções e lutas sociais, a geração Y(1980 a 2000) que vivenciou avanços na tecnologia e quebras de paradigmas no ambienta de trabalho, a geração Z (1990 a 2009) formada por jovens conectados à internet e com comportamento individualista e até antissocial e por fim a geração M (20 a 30 anos-atualidade) caracterizada pelo uso excessivo das redes sociais e mídias digitais.

1- BABY BOOMER: OS FILHOS DA GUERRA

Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boomer em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boomer, ou explosão populacional estamos nos referindo.

Em geral, a atual definição de Baby Boomer, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que logo após a guerra houve uma explosão populacional. Nascidos entre 1940 e 1960, hoje são indivíduos que foram jovens durante as décadas de 60 e 70 e acompanharam de perto as mudanças culturais e sociais dessas duas décadas, como exemplo a Música Disco.

O termo popularizou-se no pós Segunda Guerra Mundial, quando houve um aumento importante da natalidade nos Estados Unidos. Muitos soldados estavam voltando para suas casas, e a natalidade aumentou.

São consideradas pessoas motivadas, otimistas e workaholies (pessoas viciadas em trabalho). Durante sua trajetória, essa geração, foi educada para competir, trazida com muita disciplina, ordem e respeito pelos outros. Diante da rigidez da disciplina que recebiam, a tendência natural a rebeldia aparecia na música, momento que surge o Rock and Roll e grandes nomes da música como Elvis Presley, Bob Dylan, Beatles e Rolling Stones (OLIVEIRA, 2009).

Surgiram, então, dois perfis dos jovens: o disciplinado e o rebelde. Os disciplinados aceitavam as condições impostas pelos pais e exerciam um comportamento um tanto quanto correto, ingressavam na vida adulta com maior rapidez e buscavam a estabilidade na empresa e a constituição de família. Quanto aos jovens rebeldes, na sua maioria, eram filhos de pais ricos e militares e buscavam transgredir todas as regras da sociedade, usando cabelos compridos, fazendo sexo antes do casamento, fumando e usando roupas coladas ao corpo. Além disso, seguiam as influências de personagens do cinema, lutavam ativamente pela liberdade política e exigiam mudanças nesse cenário. Também foram líderes de movimentos feministas, homossexuais, civis. No que se referem às questões profissionais, os participantes dessa geração foram educados em um ambiente corporativo no qual a liderança era sinônimo de controle.

Demonstravam lealdade, focando sempre os resultados e mantendo um alinhamento e um compromisso com a missão da empresa que trabalhavam, valorizando o status e a ascensão profissional. De acordo com Kanaame (1999), aplicavam as habilidades e competências escolares em carreiras que oportunizavam posições elevadas ou mesmo garantias e/ou segurança para o futuro.

Para Kanname (1999) essa geração tornou-se mais saudável e instruída que sua antecessora, uma vez que a motivação favorece uma aposentadoria mais tardia, por variados motivos, como a necessidade de complementar a renda familiar, pela vitalidade que sentem e a necessidade de continuar produzindo.

2 - A GERAÇÃO X

De acordo com Oliveira (2009) a geração X é a dos nascidos entre 1960 e 1980. Viveram num momento de revolução e de luta política e social, presenciando escândalos políticos como o assassinato de Martin Luter King. Presenciaram a Guerra Fria, a queda do muro de Berlin, a AIDS e a modificação de conceitos impostos pela sociedade anterior, o que promoveu a adoção de um sentimento de patriotismo.

Para Lombardia (2008) as inovações tecnológicas avançaram significativamente deixando grandes marcas na juventude da época, favorecendo a aceleração das atividades diárias, promovendo manifestações revolucionárias e qualificando estilos diferenciados nos modos de viver desses jovens. Os revolucionários assumidos organizavam manifestações em movimentos estudantis como os “Hippies”1 que buscavam direitos iguais para todos. A música servia pra representar os valores e posições políticas, outrora marcadas pela censura de imprensa. Além disso, a liberdade de escolha passou a ser característica marcante dessa geração.

Oliveira (2009) também pontua que essa geração foi totalmente influenciada por programas de televisão, tanto no que diz respeito à educação, quanto à rotina familiar. Tal influência também envolveu um aumento exacerbado dos apelos consumistas, reordenando e orientando o modo de viver e agir das pessoas.

Tal condição leva essa mesma geração à valorização do trabalho e a estabilidade financeira, na condição de garantir a realização de desejos pessoais e materiais já que a carreira ainda encontra-se como o centro de seus direcionamentos e pode levar ao sucesso profissional. Mas, em contrapartida, efetiva-se a busca acirrada pelo sucesso da vida pessoal, e depois, a constituição de uma família e a preocupação com a qualidade de vida, muito embora essas questões se mostrem um tanto quanto conturbadas com todos os percalços impostos pela vida moderna.Nesse sentido, muitas vezes os valores pessoais são submergidos na busca dos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (105.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com